SAÚDE
Marinha anuncia mais uma temporada de atendimentos de saúde entre o Acre e Amazonas
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O Ministério da Defesa anunciou hoje (31), em suas redes sociais, que dará início aos atendimentos de saúde entre o Acre e o Amazonas. Segundo a autarquia, cerca de 20 mil pessoas de comunidades ribeirinhas e indígenas vão receber assistência médica e odontológica até o mês de maio.
Os atendimentos serão realizados no Navio de Assistência Hospitalar da Marinha – Dr. Montenegro. A embarcação já saiu de Manaus rumo ao Acre. O trajeto inicial será feito pelos Rios Negro e Solimões entrando no Rio Juruá.
As comunidades que receberão os atendimentos, na primeira etapa, foram anunciadas: Carauari, Itamarati, Eirunepé e Ipixuna. Já na 2ª etapa, o navio oferta atendimentos em Cruzeiro do Sul e região seguindo até Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
HISTÓRICO
As operações assistenciais na região amazônica tiveram início em 1984. O navio presta atendimento às populações ribeirinhas por ocasião de suas passagens pelas localidades. A bordo, há uma equipe de saúde que atua nas áreas médica e odontológica, podendo realizar exames laboratoriais de análises clínicas, dermatológicos e radiológicos, além de partos, pequenas cirurgias, tratamento odontológico e vacinação em larga escala.
O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob a encomenda do então governador Orleir Cameli. Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, a Marinha do Brasil e o Governo do Estado do Acre, ficou decidido que o Navio seria transferido para a Marinha.
A Marinha escolheu o nome “Doutor Montenegro” para o navio, como uma justa homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro.
You must be logged in to post a comment Login