MUNDO
Guerra na Ucrânia: Diferente do Brasil, Presidente do Peru ordena resgate de seus cidadãos
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Diferente do Governo do Brasil que informou via nota pelo Itamaraty que não tem planos de resgate para os 500 brasileiros que vivem na Ucrânia, o Governo do Peru, país vizinho ao Acre, anunciou hoje (25) que montou seu plano de resgate para os cidadãos que vivem no país em guerra.
O anúncio foi feito pelo presidente Pedro Castillo Terrones (Peru Livre), via Twitter. “Ordenei o envio de um avião @MindefPeru para evacuar os peruanos na Ucrânia. A partir do @CancilleriaPeru está a ser prestado todo o apoio aos nossos compatriotas. Esperamos que, por meio do diálogo, seja alcançada uma solução pacífica em favor de ambas as nações”, escreveu [com tradução nossa].
Apesar do anúncio, Castilho não informou como isto vai ocorrer tendo em vista que os Aeroportos das cidades da Ucrânia estão fechados para pousos e decolagens. Uma das alternativas seria o resgate por países próximos, no entanto, a falta de transporte até a fronteira dificulta a chegada da população até o aeroporto mais próximo.
E O BRASIL?
Na última quarta-feira (24), o secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.
O governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas ainda não há data nem ponto de encontro definidos. “Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador.
You must be logged in to post a comment Login