Connect with us

MUNDO

Guerra na Ucrânia: Diferente do Brasil, Presidente do Peru ordena resgate de seus cidadãos

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Diferente do Governo do Brasil que informou via nota pelo Itamaraty que não tem planos de resgate para os 500 brasileiros que vivem na Ucrânia, o Governo do Peru, país vizinho ao Acre, anunciou hoje (25) que montou seu plano de resgate para os cidadãos que vivem no país em guerra.

O anúncio foi feito pelo presidente Pedro Castillo Terrones (Peru Livre), via Twitter. “Ordenei o envio de um avião @MindefPeru para evacuar os peruanos na Ucrânia. A partir do @CancilleriaPeru está a ser prestado todo o apoio aos nossos compatriotas. Esperamos que, por meio do diálogo, seja alcançada uma solução pacífica em favor de ambas as nações”, escreveu [com tradução nossa].

Apesar do anúncio, Castilho não informou como isto vai ocorrer tendo em vista que os Aeroportos das cidades da Ucrânia estão fechados para pousos e decolagens. Uma das alternativas seria o resgate por países próximos, no entanto, a falta de transporte até a fronteira dificulta a chegada da população até o aeroporto mais próximo.

E O BRASIL?

Na última quarta-feira (24), o secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.

O governo brasileiro estuda implementar um plano de evacuação por via terrestre, mas ainda não há data nem ponto de encontro definidos. “Sobre a existência de plano de resgate, não há plano de resgate, não há da parte do Brasil e de qualquer outro país”, afirmou o embaixador.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas