Connect with us

ACRE

TV Rio Banco já é a TV Cultura desde as primeiras horas desta segunda-feira, 28, depois de 32 anos de parceria com o SBT

Publicado

em

Por Antônio Muniz

Após 33 anos de parceria com o Sistema Brasileiro do Televisão (SBT), a Tv Rio Branco canal 8.1, fundada na noite do dia 15 de março de 1989, vive a partir desta segunda-feira, 28, uma nova fase em sua história: passa a ser afiliado à TV Cultura, uma das maiores redes de TV do Brasil. Inaugurada, originalmente, em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados e relançada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, a rede Cultura gera programas educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas e retransmissoras em todas as regiões do Brasil. A partir do dia 28 de março, a TV Rio Branco entra para a rede de emissoras afiliadas da TV Cultura. A parceria foi firmada na tarde do dia 15, na sede da TV Cultura, com as presenças do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, do diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba, Narciso Mendes de Assis e Célia Mendes, proprietários da TV Rio Branco. Estavam presentes também, o vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, Carlito Camargo, e o diretor de Engenharia da TV Cultura, Nelson Faria Júnior.

Na mesma data em que se comemoram os 33 anos que a TV Rio Branco está no ar, a parceria consolida a expansão dos programas da grade da emissora. Atualmente, transmite a programação, diretamente de sua torre, também às cidades de Bujari, Porto Acre e Senador Guiomard e algumas partes de Capixaba e Plácido de Castro e contemplando grande parte da população do Estado. Segundo José Roberto Maluf, a parceria da TV Cultura com a emissora é um marco. ?Os lares acreanos receberão mais cultura, assim como todo o Brasil, através da TV Cultura e terá oportunidade de conhecer mais sobre essa terra tão rica. Com essa nova afiliada, cobrimos todos os estados brasileiros”. O diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Borba, comenta sobre a consolidação de uma rede nacional de divulgação da educação e cultura. A nossa política de expansão de rede vem acentuando esforços para, cada vez mais, estar presente de forma gratuita e democrática na maior quantidade possível de municípios brasileiros.

E essa consolidação da parceria com a TV Rio Branco, que já tem um longo caminho na radiodifusão, consolida nosso trabalho de ampliação?, destaca. O empresário Narciso Mendes, proprietário do Complexo O Rio Branco de Comunicação, enfatiza a importância da parceria. ?Isso é um testemunho de que a história evolui. Nós fomos retransmissoras do SBT, com quem tivemos uma parceria por mais de 30 anos, e agora estamos juntos com a TV Cultura, para um casamento que eu espero que seja de maior tempo ainda”. TV Rio Branco é uma emissora de televisão brasileira sediada em Rio Branco, capital do estado do Acre e que transmite no canal 8.1. Em 15 de março de 1989, a TV Rio Branco entrou no ar como afiliada ao SBT. Na época, tornou-se a quarta emissora a entrar no ar na cidade do Rio Branco. Desde então, permaneceu como uma das antigas afiliadas àquela rede. Em agosto de 2018, depois de pouco mais de 29 anos no ar no canal 8, a TV Rio Branco encerrou a transmissão analógica e passou a operar apenas em digital.

O Ministério das Comunicações abriu a concorrência de novo canal em Rio Branco no canal 8 analógico em 1987. O empresário Narciso Mendes, entrou na concorrência, que posteriormente foi vencedor e começou a investir alto na emissora. Em 15 de março de 1989, a TV Rio Branco entra no ar como afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão, mais conhecida como SBT. Na época, tornou-se a quarta emissora a entrar no ar na cidade do Rio Branco, depois das TVs Acre (1974), Aldeia (1988) e União (1988). Desde que entrou do ar, a emissora permanece como umas das antigas afiliadas ao SBT na Região Norte. Fim da era analógica Em 14 de agosto de 2018, depois de pouco mais de 29 anos no ar no canal 8, a TV Rio Branco encerra a transmissão analógica e passa operar apenas em digital, dois meses antes da data prevista ao encerramento previsto pela Anatel. No dia 16 de março de 2022, é anunciado que a emissora passaria a retransmitir a programação da TV Cultura depois de 33 anos como afiliada ao SBT. A mudança se deve pelo fato do SBT ter rescindindo o contrato com a TV Rio Branco no dia 25 de outubro de 2021, passando a assinar com a recém-inaugurada TV Norte Acre. A troca de bandeiras acontece no dia 28 do mesmo mês.

Transição para o sinal digital Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Rio Branco cessou suas transmissões pelo canal 8 VHF em 14 de agosto de 2018, mais de dois meses antes do cronograma oficial da ANATEL para o dia 31 de outubro de 2018. O switch-off ocorreu por volta da meia-noite, durante o The Noite com Danilo Gentili. Programas Aqui Agora Boa Noite Rio Branco Boa Tarde Rio Branco Bom Dia Rio Branco Análise Canal Verdade Carnaval Aqui Agora Conversa Franca Lance Por Lance Diário do Esporte Rio Branco Esporte Estúdi8 Justiça & Cidadania Oração em Canção Por Dentro do Acre Programa Alimento Para a Alma Programa Amazônia S/A Programa da Jô Programa Voz Profética RB Entrevista RB Notícias Rio Branco Notícias Rota da Notícia Sem Controle TJ Acre 1ª Edição TJ Acre 2ª Edição Tribuna Livre Rio Branco Notícias e Ex-presidente da Câmara relembra a importância da TV Rio Branco em seus 33 anos de função A ex-presidente da Câmara de Rio Branco, Gisélia Nascimento (MDB), que foi vereadora na fase mais importante do Poder Legislativo Municipal, a legislatura que marcou o processo de discussão, votação, aprovação e promulgação da Lei Orgânica do Município (LDO), afirma que a TV Rio Branco foi e entrou para a história pela prática do bom jornalismo e a defesa dos princípios democráticos.

Nos momentos mais difíceis de minha carreira política, quando fui duramente perseguida por meus adversários políticos, sobretudo quando disputei a reeleição, a reeleição na presidência da Câmara, há mais de 20 anos, foi na TV Rio Branco que eu encontrei espaço, não apenas para me defender, mas sobretudo, para repor a verdade. Por isso, sou eternamente grata?, afirma a ex-parlamentar. Gisélia era suplente do vereador Cleudo Mendonça, que foi eleito deputado estadual, em novembro de 1990 e logo em seguida renunciou ao mandato. A vereadora também enteou para a história da Câmara por ser a primeira a conquistar a reeleição na presidência da Mesa Diretora da casa. Ex-diretor da Sejusp destaca a importância da TV Rio Branco nas três últimas décadas ?Parabenizo a TV Rio Branco e seus proprietários e funcionários nessa fase de parceria com o SBT e torço para que essa nova fase, que se inicia agora em parceria com a TV Cultura, seja ainda melhor. Sei que a programa, que há era boa, vai ficar ainda melhor, já que a programa da Cultura, muito mais voltada aos conteúdos educacionais, jornalísticos e culturais, dará mais espaço à TV Rio Branco para fortalecer o noticiário local. A TV Rio Branco sempre foi um importante veículo de comunicação durante esses 33 anos que atuou aqui no Acre.

Trouxe tanto informações como cultura para todos. Mante bons noticiários diários e procurou entrevistar importantes pessoas da nossa sociedade, levando ao telespectador o que de melhor podia fazer?, afirma o advogado criminalista, doutor José Barbosa. Sou muito grato pelo espaço concedido e o respeito com que esse meio de comunicações me tratou até hoje, seja como delegado de Polícia, Diretor da Secretaria de Segurança Pública e agora como advogado. Desejo sucesso nessa nova etapa, agora em parceria com a TV Cultura. Muito em breve quero poder estar aí, dialogando com vocês. Vocês Abraço grande a m eu amigo Muniz e ao casal Narciso e Célia Mendes. Precursor do cinema acreano escreve posei para homenagear a TV Rio Branco Professor, cineasta, poeta e desportista Adalberto Queiroz, percursor do cinema acreano, optou por escrever poesia em homenagem aos 33 anos de fundação da TV Rio Branco. Fundados da Associação Acreana de Cinema (Assasine), Adalberto Queiroz é professor, radialista e foi presidente da Assacine, por várias vezes, diretor da Rádio Difusora Acreana e jogador ,treinador e dirigente de futebol. Adalberto lembrou que, em 1990, a TV Rio Branco, com apenas um ano de fundada, já demonstrou seu compromisso com a cultura regional ao exibir festival de filmes. Foi uma semana toda de filmes e obteve altos índice de audiência. Leia a poesia Oh….minha TV Rio Branco companheira inseparável causas saudade e apreço.

As portas que tu abriste pros seguimentos de arte seguimentos de Cultura Cultura tu sempre foste e nisto tu apostaste reportando a cidade, o campo e o seringal tu fazes história pura és tão bela criatura Rio infindo de águas mansas com pureza de crianças desembocas na Cultura! Adalberto Queiroz Roda Viva, programa de maior audiência da TV Cultura Além dos programas de conteúdo infantil e educativo, a TV Cultura disponibiliza vários programas jornalistas como o Roda Viva, apresentado pela jornalista Vera Magalhães, referência no jornalismo brasileiro. Criado pelos jornalistas Augusto Nunes e Rodolpho Gamberini, em 1987, no calor do processo de discussão da Constituição de 1988, o programa se consolidou, conquistou excelentes índices de audiência e hoje, aos 45 anos, é referência em programas de entrevista e debate de temas impotentes. Jornal da Cultura O Jornal da Cultura, apresentado pela jornalista Ana Paula Couto, com participação especial de comentarias esportivos e políticos. programa leva ao ar as primeiras notícias de São Paulo e destaca também as informações nacionais e internacionais. Jornal da Cultura ? Segunda Edição Já o Jornal da Cultura ? Segunda Edição, apresentado pela jornalista Karyn Bravo, palestrante, mediadora, e mestre de cerimônia, apresenta resumo das principais notícias de São Paulo, do Brasil e do mundo. Persona em Foco Persona em Foco, apresentado por Chris Maksud, é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. Além de trazer uma série de depoimentos de personalidades que conviveram e trabalharam na área cultural. Com entrevista, filosofia e interação, o programa rompe véo entre a alta cultura e a cultura pop.

Provoca Em uma reformulação da atração Eternizada por Antônio Abujamra, o programa Provoca, apresentado por Marcelo Tas, revive o formato de entrevistas firmado em três pilares básicos: entrevistas, filosofia e interação. O #Provoca promete romper o véu entre a alta cultura e a cultura pop ? trazendo nomes diversos e inusitados. O programa vai ao ar às terças-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 18hh40. REPÓRTER ECO Apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni, o Repórter Eco é uma revista semanal, atual, especializada em meio ambiente. Aborda, de forma aprofundada, pesquisas para o desenvolvimento sustentável e conservação dos biomas brasileiros, proteção da rica diversidade biológica e cultural do país, projetos para manter para o futuro os recursos hídricos, estudos de controle da poluição do ar, solo, terra e água, ecologia urbana, fontes de energia alternativas e renováveis e patrimônio histórico e cultural.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas