SAÚDE
Quatro cidades do Acre localizadas na fronteira são foco de campanha de vacinação do Governo Federal
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Lançado no último sábado (07) pelo Governo Federal, o “Plano de Vacinação das Fronteiras” tem foco em pelo menos quatro cidades do Acre. O lançamento foi feito pelo Ministério da Saúde (MS), durante cerimônia em Tabatinga (AM).
A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal da população residente nos municípios que fazem fronteira com o Peru. A ação vai também ser realizada em outros 10 estados que fazem fronteira com outros países.
De acordo com a pasta, serão priorizadas, nas populações locais, doses das vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), pólio, febre amarela, covid-19 e influenza. Os cinco imunizantes serão utilizados como indicadores de monitoramento e avaliação da estratégia.
Os países que fazem fronteira com o Brasil serão convidados a aderir ao Plano, com a inclusão das cidades que fazem fronteiras com os 33 municípios brasileiros selecionados. O plano de ação segue até o dia 10 de novembro de 2022.
O objetivo da pasta é melhorar os índices de cobertura vacinal nessas localidades e com isso evitar novos casos e/ou a reintrodução de doenças imunopreveníveis em território nacional.
“Dos 33 municípios de fronteira selecionados para ação, apenas 12% atingiram a meta de cobertura vacinal para a pólio e tríplice viral, em 2021, e 6% para a vacina febre amarela”, informou a pasta em publicação.
You must be logged in to post a comment Login