ELEIÇÕES
Nas três primeiras horas de votação no Acre, 30% do eleitorado foi votar: TRE faz alerta
Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga
Até às 9 horas da manhã de hoje (30), cerca de 30% do eleitorado acreano compareceu para votar. O dado foi apresentado durante coletiva à imprensa realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). Na ocasião, o presidente da instituição eleitoral, desembargador Francisco Djalma reforçou o pedido para que os eleitores compareçam nas suas seções eleitorais e fique atento quanto ao horário de fechamento das cabines.
Horas antes da coletiva, Francisco Djalma fez uma inspeção na sala de votação paralela, o procedimento foi acompanhado pelo procurador-geral de justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro, e membros da Ordem dos Advogados do Acre.
Sobre a votação no Acre, o desembargador diz que vem ocorrendo dentro do esperado. Até o momento, apenas cinco urnas foram substituídas porque apresentaram problemas. “No entanto, essas urnas foram imediatamente trocadas, não tendo nenhum problema neste procedimento. O índice é muito pequeno, não há problemas diretamente nessas seções que as urnas foram substituídas”, garante.
A corte eleitoral manifestou preocupação quanto às chuvas que podem cair na tarde deste domingo e prejudicar o acesso dos eleitores nas seções. O presidente da instituição fez um pedido aos eleitores do Acre para que todos possam votar, se possível, pela manhã. Por fim, ele justificou a importância do voto para uma nação.
“Essa é uma oportunidade única que o eleitor tem de eleger os seus representantes, aqueles que vão dirigir a nossa nação. A presença deles na votação é de fundamental importância. O eleitor é a pessoa mais importante nesse processo eleitoral (…) Por isso, pedimos que quem puder votar, que vá à sua seção o quanto antes”, concluiu.
Assista a coletiva completa: