Connect with us

PRINCIPAL

Xapuri fervilha de romeros, comerciantes e turistas desde o dia 11, com o novenário de São Sebastião

Publicado

em

A cidade de Xapuri, localizada 150km distante de Rio Branco pela BR-317, está uma movimentação só desde o dia 11, por causa do novenário de São Sebastião, que termina dia 20 em uma das festas mais tradicionais do Acre. O evento acontece há mais de 100 anos. Além das missas diárias durante nove dias, a festa do padroeiro junta outros elementos da cultura regional, transformando o município na capital do Estado, movimentando a economia sempre batendo o recorde do ano anterior.
Esse ano, além da agenda sacra, a festa de São Sebastião vai envolver o calendário esportivo, com torneios se futebol, além da agenda cultural, com as tendas anunciadas pela prefeitura. Nos últimos três dias, o pessoal do agronegócio vai realizar leilão de gado e nas ruas acontece há uma semana as tradicionais vendas na pedra, um acampamento de comerciantes onde é possível achar quiquilharias e milacrias, do brega ao sofisticado.
O município ganha muito com a festa de São Sebastião e o prefeito, Bira Vasconcelos (PT), aproveita para potencializar ainda mais essa oportunidade. Com recursos próprios e muita força de vontade da equipe, tem dado apoio a romeros, aos turistas e aos comerciantes que aproveitam o evento para garantir renda extra. “Ainda estamos melhorando a infraestrutura para qie essa parte final da festa aconteça em um ambiente ainda mais agradável”, diz o prefeito.

Mais de 100 anos de tradição

A festa de São Sebastião em Xapuri é um evento que, segundo historiadores, teria acontecido a primeira vez no dia 20 de janeiro de 1902. Naquele dia um grupo de cerca de 100 pessoas realizou a primeira procissão no povoado de Xapuri.
A época era de conflito armado entre tropas da Bolívia e seringueiros do Acre, o que levou aqueles fiéis a recorrerem às forças da fé, colocando seus receios e anseios nas mãos de São Sebastião.
No dia 06 de agosto de 1902, Xapuri é retomado por Plácido de Castro e seus homens, dominando o intendente Juan Dias Barriento e seus antessessores. E a Vila Mariscal Sucre volta a ser Xapuri das tradições brasileiras.
Daí por diante a festa foi acontecendo, crescendo e transformando-se no mais importante acontecimento de nossa cidade.
O “Vinte”, como passou a ser denominado, tornou-se, além do mais, um momento de orações e romarias.
E a imagem que é vista pelos devotos chegou na cidade entre 1910 e 1912, vinda da Itália, oferta do doutor Epaminondas Jácome, cultuada por pessoas vindas dos mais diferentes lugares.
Esse é a 110ª Festa de São Sebastião, cultura viva do patrimônio imaterial – e religioso – da Princesinha do Acre.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas