PRINCIPAL
Entrevista exclusiva: Michelle Melo fala sobre machismo e deixa escapar seu interesse pela Prefeitura da capital
Por Alessandro Silva, Especial para o AcreNews
Em 2020 ela entrou na política após atender ao um convite de familiares e amigos, se lançou candidata a vereadora. Não é que deu certo! Ela conseguiu se eleger com 3.576 votos a vereadora mais votada na capital, esta é Michelle Melo.
Lá no parlamento-mirim, apesar de novata, Michelle se destacou por sua postura firme, coerente e propositiva.
O resultado de sua atuação na Câmara Municipal a projetou e lhe deu visibilidade rumo às eleições de 2022, onde mais uma vez ela saiu vitoriosa das urnas. Nesta empreitada, Michelle obteve 5.990 votos, se tornando deputada estadual.
Agora, Michelle rompe mais uma barreira e se torna após 61 anos de existência da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a primeira mulher a ser líder do governo na Casa.
Na entrevista da semana, exclusiva do AcreNews, Michelle Melo fala um pouco de sobre machismo na política, a participação da mulher na política, o novo momento que vive como deputada e sua missão e sentimento como líder do governo Gladson na Aleac.
PERFIL DE MICHELE
Michelle de Oliveira Melo Wiciuk, é mãe de dois rapazes, cristã e a mais velha de três irmãs, é formada em medicina na Espanha, em 2020 foi eleita vereadora, é filha do cruzeirense e empresário, Nelson Braz, e da murbanense Raimunda Melo.
Após o término de sua faculdade e se tornou Mestre em Urgências e Emergências, tendo ainda no exterior sua primeira experiência na área, como intervencionista do Samu.
Há aproximadamente dez anos se dedica a cuidar das pessoas como médica do SUS, médica da saúde pública. Já trabalhou em vários postos e unidades de saúde, como: URAP São Francisco, UBS Rural do Benfica, UBS Altamira, UBS Calafate e UBS Tancredo Neves e no Pronto Socorro de Rio Branco, onde também ocupou a função de Gerente Geral, e de Assistência.
Na política, nacionalmente integra as organizações “Vamos Juntas na Política”, o movimento “RenovaRB”, e “VoteLgbt+”.
Michelle mesmo exercendo o mandato de vereadora, permaneceu prestando serviços no SAMU/AC além de ser PROFESSORA no curso de Medicina de uma universidade local, ministrante da disciplina de Urgências e Emergências. Em 2022 foi eleita deputada estadual com 5.990 votos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), na Assembleia Legislativa do Acre, será lider do Governo Gladson Cameli.
Acompanhe agora o bate papo do portal Acre News com a deputada Michelle Melo
Acre News – Como está sendo esse momento de deputada?
Um momento de muita vontade. Quero realmente transformar a política em uma ferramenta para cuidar das pessoas.
Acre News – Qual será ou serão suas bandeiras de lutas?
Temos um mandato bastante abrangente e plural, mas com certeza nossas principais bandeiras serão: saúde, social e defesa das mulheres e dos mais vulneráveis.
Acre News – Qual é o maior desafio como deputada?
Focar dia a dia em resolver os problemas da população e só parar quando conseguir.
Acre News – A senhora acha que na política local, entre os políticos e dirigentes partidários existe machismo?
Infelizmente ainda existe muito na nossa sociedade, mas fico animada por estar ajudando a mudar tudo isso.
Acre News – O que a senhora atribui a pouca representatividade feminina na política?
Não estamos acostumados a ver mulheres ocupando posições de poder. Requer muita coragem e determinação romper com os moldes e ocupar esses lugares, as barreiras são muitas.
Acre News – Apesar de ser 2023, agora que se teve a sensibilidade de um governo, que mulher também pode ser líder. Como a senhora recebe e analisar este convite?
Achei inovador e ousado, sabem do meu perfil voltado ao cuidado da população e me trouxeram para ajudar nesse sentido.
Acre News – A Michele líder do governo, o que a base e a gestão podem esperar?
Sou amiga, leal e muito aberta ao diálogo.
Desejo, com todo coração, construir pontes para realmente ver os problemas do nosso povo sejam resolvidos. Sou extremamente determinada e não tenho dia ou hora para trabalhar, estou sempre pronta.
Acre News – Qual será seu maior desafio como líder do governo Gladson?
Acredito que o grande desafio será unir o máximo de pessoas possíveis ao redor do projeto de cuidar das pessoas.
Acre News – Na política, sempre damos um passo pensa no próximo, qual é o seu projeto político para 24/26?
Não posso negar que muitos dos enfrentamentos que fiz na câmara municipal não tiveram as soluções que eu gostaria. Como vereadora que mostrou a realidade do povo tenho interesse em uma prefeitura que cuide realmente de Rio Branco, e se for o caso, estou à disposição para isso. Porém, nada disso se constrói sozinha pelo qual veremos o que Deus tem planejado.
Acre News – o Acre News abre aqui para a senhora falar o que a senhora deseja falar, mas muitas vezes não teve a oportunidade
Entendi que a política é uma ferramenta de cuidado. O cuidado jamais deve ser partidário ou para um grupo determinado, ele deve ser para o máximo de pessoas possíveis. Devemos cuidar de quem mais precisa, nosso povo é sofrido, está sem perspectiva e isso dói no meu coração. Meu desejo é que tudo isso mude, que sejamos um estado próspero e esperançoso, que nossos filhos e filhas sintam-se acolhidos nas nossas terras e orgulhosos do seu Estado.