Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

Eduardo Velloso diz que sua surpresa em Brasília foi ver tanta preocupação com a Amazônia e pouca com as pessoas

Publicado

em

Evandro Cordeiro

O deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil) conhece bem Brasília. Foi lá onde se formou em oftalmologia. Mas como parlamentar, onde tomou posse no início desse ano, diz desconhecer ainda algumas coisas e ter se surpreendido com outras. Em entrevista especial ao Acrenews, o parlamentar revela sua decepção, por exemplo, com a preocupação em favor da Amazônia, sem que as pessoas sejam o centro da discussão. Falou conosco, também, sobre diversos outros assuntos, inclusive eleições de 2024. Informa que continua conversando com o MDB e que só terminará seu mandato satisfeito se tiver concluído seus projetos para a área de saúde, os quais revela em nossa conversa ai adiante.
Veja a entrevista completa:

Acrenews – O que o senhor andou fazendo em Brasília nesses primeiros seis meses de mandato?

Eduardo Velloso – Estamos finalizando o mês de julho que corresponde aos meus primeiros seis meses, onde primeiramente quero agradecer a população acreana pela oportunidade do mandato de Deputado Federal. Na minha avaliação, essa primeira etapa, além de muito aprendizado, consegui iniciar alguns trabalhos que podem melhorar muito a vida da população. Na saúde, que faz parte da minha formação, melhoramos o acesso na oftalmologia. Já iniciamos os atendimentos e as cirurgias em Rodrigues Alves e Mâncio Lima. O projeto alcançara o atendimento em todos os municípios do estado do Acre de modo permanente. Será o único estado do Brasil a realizar esse feito.
Estamos trabalhando para a implantação de centros para o atendimento ao Autista nas regionais do Acre. Além disso, estou destinando recursos para melhorar a estrutura e o atendimento no Hospital do Câncer. Outras ações são a instalação de um equipamento de Ressonância Magnética para Cruzeiro do Sul e outro para Brasiléia, um aparelho de Tomografia Computadorizada para Tarauacá e um serviço de Hemodinâmica para o Juruá (tratamento do infarto). Conseguimos junto a Comissão de Saúde, a abertura de uma Comissão Permanente para aprimorarmos as leis que envolvem a saúde suplementar. No papel de relator, vamos ouvir os usuários e as prestadoras de serviços de saúde, afim de melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes, pois o SUS ainda não consegue cobrir toda a demanda.
Temos muitos desafios para o crescimento do nosso Acre. Compreendo que para avançarmos economicamente, precisamos da ligação da estrada de Cruzeiro do Sul a Pucalpa, no Peru como corredor de exportação e importação do Brasil, respeitando as questões ambientais.

Acrenews – O senhor se deu bem em Brasília?

Eduardo Velloso – Eu fiz oftalmologia em Brasília, já estava de certa forma acostumado com a cidade, mas meu sentimento de levar melhorias para a população do nosso estado, agora é maior como parlamentar. Conheço bem tudo aquilo.

Acrenews – O bolsonarismo está sendo cercado. A ideia de Lula é exterminar essa corrente. Como o senhor está vendo isso?

Eduardo Velloso – Todo esse cenário faz parte do processo democrático. As forças políticas e as instituições devem trabalhar na construção de um país melhor consolidando a democracia. A defesa da família, a livre economia de mercado e o papel social do estado fazem parte do meu DNA.
O ex-presidente teve um papel fundamental no despertar dos Brasileiros para a política, ninguém no passado recente tinha despertado a política de direita, por isso acho que ela não está se fechando, pelo contrário, ela está em construção.

Acrenews – A esquerda, que está no poder, chama a direita de extrema direita, e vice-versa. Onde o Brasil vai parar com esse confronto horrível, inclusive com participação direta do STF, cada vez mais interferindo na política?

Eduardo Velloso – O parlamento deve filtrar os extremos. Já em relação ao STF, o ideal é que não ocorra interferências.

Acrenews – O senhor se decepcionou em Brasília em relação aquilo que imaginava? Brasília funciona em favor do Brasil, em favor da nossa Região Norte, ou todo mundo ali só enxerga o próprio umbigo?

Eduardo Velloso – Essa é uma boa pergunta para nós refletirmos. Percebo que a Amazônia é uma discussão mundial, mas esqueceram que as pessoas também fazem parte do meio ambiente.
De que adianta termos terras férteis, a maior biodiversidade do mundo, a maior fonte de água doce do mundo, resumindo, uma das maiores riquezas do mundo e maioria da população passando dificuldade e algumas, até passando fome. Temos, sim, que buscar uma sustentabilidade diante dessa nossa riqueza natural, sem esquecer que a nossa população merece viver dignamente.

Acrenews – O que mais lhe incomodou nessa nova rotina, estar em Rio Branco e a maior parte do tempo em Brasília?

Eduardo Velloso – A saudade da família, com as inúmeras viagens e ausências geradas por elas, mas com a ajuda de Deus, estamos planejando estratégias para minimizar esse sofrimento e aqui quero ressaltar o papel fundamental da minha esposa Rejane Velloso para superar essa dificuldade.

Acrenews – Seu partido, o União Brasil, terá candidato a prefeito ano que vem. Como o Veloso vai se comportar na disputa que tera nas 22 prefeituras do Acre?

Eduardo Velloso – Como membro do União Brasil, pretendo ajudar no seu crescimento, respeitando as diferenças e espero que também respeitem as minhas convicções. Só assim se constrói uma sociedade mais justa e democrática.

Acrenews – O senhor imagina que cenário haverá no Acre em 2026, hora de suceder Gladson Cameli?

Eduardo Velloso – No momento estou trabalhando para fazer um excelente mandato de deputado federal e para 2026, quem vai decidir é a população.

Acrenews – O Eduardo Veloso continua no União Brasil ou ainda pensa no convite do MDB?

Eduardo Velloso – Tenho um bom diálogo com todos os partidos, em especial, sim, com o MDB. Não podemos esquecer o legado dos emedebistas, que vai de Nabor Júnior, Flaviano Melo e tantos outros. Além dessa boa relação com o MDB local, tenho bom trânsito com vários outros emedebistas no cenário nacional, bem como outras lideranças de outros partidos, a política exige essa diplomacia.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas