POLÍCIA
Procurador-geral convoca Gabinete de Crise para avaliar e discutir medidas no Antônio Amaro Alves
O procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento se reuniu, nesta segunda-feira, 31, com integrantes do Gabinete de Gestão Permanente de Crises e Agravos (GGPCA) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para avaliar as medidas adotadas diante da ocorrência no Presídio de Segurança Máxima, na última quinta-feira, 26, que resultou na execução de cinco detentos por integrantes de uma facção rival.
Ainda no encontro, foram definidas estratégias de atuação do MPAC no caso para investigar os envolvidos e apurar responsabilidades.
Estiveram presentes na reunião os promotores de Justiça convocados para integrar o Gabinete: Marcela Cristina Ozório, Bernardo Albano, Maria Fátima Ribeiro, Tales Tranin, Aretuza de Almeida, Teotônio Rodrigues, Rodrigo Curti e Walter Teixeira Filho.
Além deles, também participaram a diretora de Comunicação, Kelly Souza, o coordenador executivo da Assessoria Jurídica da Procuradoria-Geral, Rodrigo Amorim, e o coordenador de Inteligência do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), Breno Campelo.
A Promotoria Especializada de Controle Externo da Atividade Policial, cuja titular é a promotora de Justiça Maria Fátima Ribeiro, instaurou um procedimento buscando esclarecer se houve facilitação por parte dos agentes de segurança pública.
Um outro procedimento para apurar questões procedimentais e estruturais da unidade prisional será instaurado em conjunto pela Promotoria Especializada de Controle Externo da Atividade Policial, Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso da Segurança Pública e a 4ª Promotoria Criminal-Vara de Execução de Penas no Regime Fechado.
O MPAC esteve presente desde o início da ocorrência, que durou 24 horas, atuando em conjunto com as demais instituições para buscar solução e evitar o agravamento da crise, participando da sala de situação instalada pela Secretaria de Segurança Pública, bem como acompanhando as negociações e os trabalhos da perícia.
Hudson Castelo, Agência de Notícias do MPAC