GERAL
Anel de Fogo: Eclipse solar anular será visto parcialmente no Acre no mês de outubro
Por Wanglézio Braga
Os amantes dos astros do universo já podem colocar na agenda o próximo grande fenômeno para observação. Trata-se do Eclipse Solar Anular que acontecerá no dia 14 de outubro. Será uma grande oportunidade de observá-lo, pois na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico, ou seja agora chegou a vez dos brasileiros.
Esse tipo de eclipse acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total. Com isso, a Lua vai cobrir boa parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível.
Qualquer pessoa que esteja na Terra dentro do caminho percorrido pelo astro, consegue ver o tal “anel de fogo” ou “anel de luz” que se forma sem transformar o dia em noite. Estados do Nordeste e do Norte estão em localização mais privilegiada para acompanhar o fenômeno. No entanto, no nosso estado, será possível assistir o eclipse parcialmente, assim como na Bahia (BA), no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).
Pesquisadores alertam que independente da região, vale lembrar que a observação do eclipse requer cuidados, “não sendo recomendado olhar diretamente para o Sol, o que pode causar danos permanentes à visão”.