ESPORTE
Paralimpíadas Escolares: Acre fica em 11ª posição no ranking geral e classifica para nova etapa
Por Wanglézio Braga
Encerrou nesta sexta-feira (1) a segunda etapa regional das “Paralimpíadas Escolares 2023”. As competições ocorrem em Brasília, a capital federal e a delegação acreana ficou na 11ª posição do ranking geral, ganhando apenas do grupo do Piauí. O Estado de Minas Gerais foi o campeão da segunda etapa.
Do grupo dos acreanos, um grande destaque da competição foi a nadadora Iandra Ribeiro, 15, do Rio Branco. Ela ficou cega há cerca de um ano, em decorrência de uma hidrocefalia, e entrou para o esporte há apenas três meses. Após a sua primeira competição, a atleta volta para casa com uma medalha de ouro conquistada nos 50m livre. “Meu objetivo é aprender outros tipos de nado, além do crawl. Quero continuar na natação porque faz sentido na minha vida. Eu me sinto mais útil”, disse a jovem.
Com o resultado positivo para a delegação acreana, foram conquistadas vagas para a fase nacional que ainda acontecerá esse ano. A terceira e última regional será em São Paulo, entre 6 e 8 de setembro. As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e tiveram a sua primeira edição em 2006.
Veja a classificação final da regional Brasília das Paralimpíadas Escolares 2023:
1º Minas Gerais
2º Mato Grosso do Sul
3º Goiás
4º Distrito Federal
5º Rondônia
6º Mato Grosso
7º Amazonas
8º Tocantins
9º Roraima
10º Bahia
11º Acre
12º Piauí