KATIANNY ARAÚJO
A importância da Biomedicina Estética para a saúde mental e física do paciente é o tema da coluna da Katianny Araújo
- Katianny Araújo
Sua pele melhora
O açúcar aumenta a oleosidade da pele e também a sudorese, aquele suor excessivo. Isso pode levar a formação de espinhas, acne, e também dermatite seborreica e alguns casos descamação do rosto. Remover o açúcar é ainda uma das estratégias mais eficazes para reduzir o envelhecimento da pele.
Reduz gordura no fígado
Dietas ricas em açúcar aumentam o risco de desenvolver doença hepática gordurosa não alcoólica (que é aquele acúmulo de gordura no fígado). E essa doença, esteatose hepática, pode evoluir para cirrose e câncer. Então, não dá para brincar com isso.
Menos inchaço
Normalmente, associamos o sal com o inchaço, quando na verdade é o sódio que retém água e faz com que seu corpo inche. Mas sabemos, hoje, que o açúcar também causa retenção de líquidos. O açúcar faz com que seu pâncreas libere mais insulina.
E há ligação entre níveis altos de insulina e resistência insulínica com o estímulo renal para reter água. Esse é um dos motivos pelo qual o açúcar pode causar pressão alta.
Maior energia e bom humor
O açúcar faz com que seus níveis de energia entrem em uma montanha-russa. Quando você come um doce, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente, aumentando o humor e o estado de alerta – e caem logo em seguida, quando a insulina é liberada pelo pâncreas. Essa queda no açúcar no sangue pode deixá-lo trêmulo, fraco, com fome e muito mal-humorado.
Melhor digestão
O excesso de açúcar causa um desequilíbrio na flora intestinal. E como consequência desse desequilíbrio, aparecem os gases, a diarreia, a dor abdominal, intestino preso e até mesmo mau hálito. Todo seu trato digestivo vai agradecer por reduzir o açúcar.
Seu estômago vai trabalhar melhor, seu pâncreas vai deixar de ser hiper- estimulado, suas bactérias intestinais vão ficar mais saudáveis. E, de quebra, se você substituir essas calorias vazias do açúcar por alimentos integrais, como frutas, vegetais, castanhas e grãos integrais, você vai ficar mais bem nutrido.
SABIA DISSO? Compartilhe com um amigo!
- Katianny Araújo é biomédica, com pós-graduação em biomedicina estética