Connect with us

ACRE

Acre vai ganhar novo linhão para fortalecer distribuição de energia elétrica

Publicado

em

Agência AC | Foto: Diego Gurgel/Secom

Representantes da EDP Energias do Brasil foram recebidos pelo governador Gladson Cameli no Palácio Rio Branco, na tarde desta segunda-feira, 23, a quem anunciaram a construção de um novo linhão entre Acre e Rondônia. A obra faz parte do lote 01, leiloado este ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e prevê um investimento de R$ 480 milhões com a geração de 1.500 postos de empregos diretos.

Ao lado do deputado federal Alan Rick e do presidente do Instituto  de Meio Ambiente do Acre, André Hassem, o governador conversou com Eduardo Santarelli, gestor executivo de meio ambiente da empresa, e Luiz Carlos Picasso, assessor da presidência, que apresentaram o projeto.

Segundo os executivos, o Acre será contemplado com a implantação de um linhão de 300 km, que vai se estender entre Ponta do Abunã, em Rondônia, e Rio Branco. No mesmo projeto, o estado vai ganhar uma nova subestação para distribuição de energia. A obra será construída em uma área de 12 hectares na região do Conjunto Tucumã, na capital do Acre.

Eduardo Santarelli destacou que o projeto não intercepta unidades conservação ambiental, terras indígenas ou comunidades quilombolas, o que representa quase nenhum impacto ambiental. A empresa, segundo ele, iniciou o processo de licenciamento ambiental e prevê para maio de 2022 o início dos serviços. O cronograma prevê 18 meses para a entrega.

Ao lado do deputado federal Alan Rick, o governador Gladson Cameli conheceu detalhes do projeto do novo linhão. Foto: Diego Gurgel/Secom

Entusiasta do projeto, o deputado Alan Rick frisou que a geração de emprego e renda que a obra vai proporcionar corrobora com o benefício energético que o Acre terá a partir do momento em que o linhão entrar em operação.

“O benefício social que uma obra dessas vai causar impacta diretamente na economia local. Teremos, a partir da entrega desse projeto, o Acre pronto para receber grandes empresas, porque terá capacidade energética de distribuição de energia”, destacou o deputado.

Feliz com o anúncio do investimento, o governador Gladson Cameli disse que é interesse do Estado que uma obra dessa envergadura seja executada sem nenhum atropelo.

O governador garantiu que, no que depender do Acre, na questão ambiental, tudo será agilizado, respeitando os prazos e principalmente a legislação. “Venham para cá com a segurança de que vocês terão um governo parceiro. Da nossa parte, podem ter certeza que temos o maior interesse que esse linhão entre em operação”, garantiu o governador.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas