Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adjunta da Secretaria dos Povos Indígenas participa de encontro que debate plano distrital de saúde dos ‘parentes’

Publicado

em

Por Eré Hidson

A secretária adjunta da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, Nedina Yawanawá, participou na semana passada, em Cruzeiro do Sul, do encontro estadual que elaborou o plano distrital da saúde indígena para o triênio 2024/2027. Ela estava representando a secretária, Francisca Arara.
O encontro teve como objetivo geral visualizar relatório de avaliação do plano distrital de saúde indígena que já tinha sido feito de 2020/2023.

Portanto, foram tres dias de muitos debates e trabalhos a cerca do tema.

Primeiro dia foi para a apresentação dos instrumentos de apoio a elaboração do PDSI.

Segundo dia foi a discussão e consolidação das propostas apresentadas pelos conselheiros locais, municipais.

Terceiro dia foi a elaboração do trabalho em grupo, norteando, dando , recomendando e propondo as ações de 2024/2027.

Estiveram reunidos, toda a regional do Alto-Juruá.
Dos municípios de Feijó, Tarauacá, Jordão, Mancio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul, com a presença de 13 etnias diferentes.

Segundo Nedina Yawanawá, a importância desse encontro, demonstra uma dinâmica da coordenação em chamar os conselheiros e as lideranças para essa elaboração em conjunto. É uma demonstração que aceitando as reivindicações dos povos indígenas, cada com as suas características e necessidades.

Ressalta ainda que, foi reivindicado que participassem a maioria das lideranças e não só os conselheiros, pontua.
Portanto, foi um momento muito importante de socialização, de escuta. Porque foram divididos em grupos e cada polo pôde ouvir das lideranças, as dificuldades reais e os desafios que se enfrentam e como poderiam melhorar o trabalho, desde o agente de saúde indígena, na parte do saneamento, e prevendo formações para toda as categorias, para as mulheres parteiras, envolvendo toda a comunidade.

Destaca ainda que a participação da SEPI ela se dar um grande fortalecimento para o DISEI do Alto-Juruá. Porque o estado segue várias diretrizes de fortalecimento dos povos indígenas, buscar articular com os demais órgãos para uma melhoria na qualidade na saúde, no atendimento, e através do estado, na secretaria podemos fazer toda essa articulação que é nossa responsabilidade para que o atendimento e olhando para a saúde especial que tem como prioridade a atenção primária.
Que é aquele atendimento de prevenção dentro da comunidade, já para o estado, está a responsabilidade de média e alta complexidade. Portanto, nós temos a responsabilidade de colocar os entes, as instituições que atendem, para que o paciente indígena que vem da comunidade, que ele tenha atendimento na Aldeia, mas, dependendo do tipo de doença, ela possa ser atendido no município e encaminhado para as capitais.

E as CASAIS que nós temos hoje, duas em Rio Branco e uma em Mancio Lima.
Que elas possam dar uma condição de acolhimento de dignidade para os povos indígenas. E o nosso trabalho na SEPI é esse, de está fortalecendo, de está participando, buscando muitas formas de apoiar essa temática da saúde que é muito importante.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas

Isso vai fechar em 0 segundos