Connect with us

INTERIOR

Água para Todos: governo do Estado perfura nono poço e leva mais qualidade de vida para a população do Juruá

Publicado

em

Agência AC

Por determinação do governador Gladson Cameli, o Vale do Juruá tem recebido um dos maiores programas já executados no Acre para levar água potável e de qualidade para cerca de 120 mil pessoas. O Água para Todos deu início, na última quinta-feira, 16, à perfuração do nono poço profundo no bairro Miritizal II, no Segundo Distrito de Cruzeiro do Sul.

Com 150 metros de profundidade e vazão de 60 mil metros cúbicos por hora, a construção do poço será concluída na segunda quinzena de outubro. Um reservatório com capacidade para 60 mil litros será instalado no local para armazenar a água, que, posteriormente, será distribuída para cerca de quatro mil moradores da comunidade.

“Esse poço representa a realização de um sonho. Há mais de cinco anos, os moradores do Miritizal sofrem com a falta d’água. Têm famílias aqui que passam mais de uma semana com as torneiras secas. Na reunião que tivemos com o governador Gladson Cameli junto com as lideranças comunitárias, eu mesmo entreguei o ofício na mão dele pedindo esse poço. Em nome da nossa comunidade, gostaria muito de agradecer o governador por estar atendendo a nossa reivindicação”, afirmou Lourenço de Jesus, presidente da Associação de Moradores do Bairro Miritizal II.

Coordenado pelo Departamento de Água e Saneamento (Depasa), o programa tem como principal objetivo suprir a demanda de água em bairros que enfrentam desabastecimento e ainda comunidades rurais não interligadas à rede de distribuição. Somente na regional do Juruá, serão perfurados 20 poços até o segundo semestre de 2022, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

Perfuração dos poços é uma determinação do governador Gladson Cameli. Meta é beneficiar cerca de 120 mil moradores do Vale do Juruá Foto: Cedida

“Não estamos medindo esforços para que a nossa meta seja alcançada dentro do prazo estabelecido pelo próprio governador Gladson Cameli. Primeiramente, fizemos um projeto piloto na Maternidade de Cruzeiro do Sul e conseguimos resolver o problema de desabastecimento da unidade, que se arrastava há muitos anos. Agora, estamos levando esse mesmo serviço para os bairros e comunidades rurais. Não estamos falando só de água, mas também de garantir mais saúde para a população”, argumentou Braz Pedrosa, coordenador-geral do Depasa em Cruzeiro do Sul.

A logística do trabalho de perfuração dos poços conta com um caminhão perfuratriz, equipe técnica especializada, equipamentos e materiais necessários para perfuração, além da regularização e operacionalização do poço. Em contrapartida, os entes conveniados entram com a definição do local da perfuração, acompanhados dos técnicos e geólogo do governo, assim como a doação do terreno para construção do poço, insumos e todas as tratativas definidas no instrumento de convênio.

Segundo o governador Gladson Cameli, melhorar a qualidade de vida dos acreanos é prioridade de sua administração. Com essa ação no Juruá, o Estado realiza investimentos na ordem de R$ 2 milhões. Na oportunidade, o chefe de Estado fez um resgate histórico do veículo responsável pela perfuração dos poços profundos.

“Esse caminhão foi adquirido durante a gestão do meu saudoso tio e ex-governador Orleir Cameli, quando ele iniciou esse trabalho, que infelizmente foi interrompido e abandonado. Com muito esforço, recuperamos a perfuratriz e estamos perfurando esses poços para beneficiar a população, que tanto precisa de água potável de boa qualidade”, enfatizou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INTERIOR

Em Feijó, Bombeiros resgatam uma Anta vagando pelas ruas da cidade

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Mais um animal silvestre foi resgatado pela unidade do Corpo de Bombeiros de Feijó. A ocorrência da vez foi uma Anta (Tapirus terrestris) que vagava pelas ruas da cidade na noite desta terça-feira (19). Segundo a autarquia, os militares foram acionados, pelo telefone (193), por moradores do bairro Zenaide Paiva que manifestaram preocupação quanto aos cachorros que estariam atacando o bicho.

O animal foi encontrado, após buscas pela região, sem nenhum ferimento. Aparentando ser saudável, a Anta adulta pesava em torno de 150 kg. Populares informaram que o bicho era de estimação e que o dono morava nas proximidades do bairro.

“Localizado o proprietário, o mesmo falou que sua Anta é extremamente dócil e que estaria de acordo em doá-la para alguma entidade que pudesse cuidar do Animal, pois não está tendo condição e nem disponibilidade para cuidar”, informou a equipe em sua rede social.

Com essa informação, os Bombeiros se prontificaram em ajudar a encontrar um local adequado para receber o animal. Vale lembrar que a cidade não dispõe de um centro específico que possa acolher animais feridos ou que foram abandonados por seus criadores.

Continue lendo

INTERIOR

Acrelândia é aprovada para integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Mais um município do Acre passou a integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) do Governo Federal. A partir de agora, Acrelândia foi autorizada, via decreto, a contar com os benefícios do dispositivo, como acesso nas ações de desenvolvimento a igualdade racial, capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade e parcerias com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A inclusão da cidade acreana foi publicada via Diário Oficial da União (DOU), na edição da última sexta-feira (15). O decreto foi assinado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Acrelândia é o sexto município acreano a fazer parte da iniciativa do Governo Federal. No local, que possui 9,6 mil habitantes, 7,6 mil se classificam como negros. Pelo estado, já aderiram ao Sinapir a capital Rio Branco, Brasiléia, Bujari, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, o Sinapir conta agora com 22 estados, o Distrito Federal, e mais 108 municípios.

Continue lendo

INTERIOR

Programa Sorriso Show agora está na Avalanche Fm 102.7 MHz, em Sena Madureira

Publicado

em

Por

YacoNews 

O programa de rádio mais ouvido da manhãs madureirense agora está de casa nova. Há exatos 20 anos no ar, o Programa Sorriso Show agora será veiculados pela Rádio Avalanche Fm 102.7 de Segunda à Sexta de 07 às 09 da manhã e aos Sábado de 10 ao meio dia.

Com experiência vasta no ramo do marketing e comunicação, o radialista e jornalista Sorriso Show está confiante e empolgado com a nova casa. “São 20 anos trazendo emoções e informações para nossa comunidade, e isso tem somado para sejamos o programa mais ouvido na atualidade.” disse

“Agora estamos de casa nova e com toda estrutura que precisamos para levar e entretenimento. Queria aqui agradecer nosso diretor Augusto Areal pelo convite e pelo respeito que ele tem pelo nosso trabalho” acrescentou

Areal também falou ao YacoNews da satisfação de ter o programa mais ouvido nas manhãs de Sena. “O Sorriso é um âncora de peso que ao longo dos 20 anos no ar mostrou seu potencial e competência no que faz. Agora a rádio Avalanche Fm ganha um nome expressivo do rádio e começará a ser uma das rádios referência de Sena. Foi um imenso prazer tê-lo agora em nossa grade de programação.” falou

A estreia do programa aconteceu no último sábado (16) e deu a emissora sua maior audiência desde sua inauguração.

Acesse o link abaixo e ouça a Avalanche Fm também pela internet:

No seu rádio sintonize 102,7 MHz ou acesse este link, baixe o aplicativo e ouça também pelo celular sem precisar de fone de ouvido.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia