Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Alberan Moraes finaliza suas apresentações musicais no interior do Acre

Publicado

em

O cantor e compositor Alberan Moraes, um dos mais atuantes músicos do Acre, acabou de concluir sua turnê nos municípios do Estado, incluindo o vale do Juruá. As apresentações, que fazem parte do projeto “Farinhada nos Mercados Públicos”, estão sendo financiadas pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc Edital Nº 006/2020, em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM) e do Governo do Acre. Os shows musicais tiveram início dia 30 de julho no Mercado do Bosque em Rio Branco e finalizaram suas programações com apresentações em Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

O músico na praça de Marechal Thaumaturgo ao lado de uma família indígena

O segundo projeto do artista intitulado “Os rios de minha aldeia que vão pro mar” também financiado pela lei Aldir Blanc através da Fundação Elias Mansour (FEM), percorreu 5 municípios cujas apresentações aconteceram em Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e finalizando com apresentações musicais dia 14 de agosto durante as programações do Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul.

O artista é recebido no gabinete do prefeito Isaac Piyãko de Marechal Thaumaturgo para a realização das atividades musicais no município

Segundo Alberan Moraes, “os projetos têm como foco primordial levar a musicalidade acreana para os mais carentes municípios do Acre onde a maioria da população, não conhecem os músicos de nosso Estado tampouco suas composições, além é claro de ser uma forma de levar a arte onde o povo se encontra como Mercados e Praças. Além disso, posso destacar em meu projeto a valorização dos Mercados como alternativa de expressão artístico-cultural e a difusão da sonoridade regional como instrumento educacional e de entretenimento”.  Finaliza Alberan tido como uma das maiores referências da música regional acreana juntamente com seu irmão Alberto Loro.

O ARTISTA

A trajetória musical de Alberan Moraes se inicia ainda no período da infância do artista precisamente em 1969 aos 8 anos em Cruzeiro do Sul. A inspiração de sua obra foi através do contato com a flora e a fauna e suas vivências com cada morador da região do Juruá principalmente os índios e seringueiros. A obra do poeta, sempre marcada também pelos aspectos geográficos como as ladeiras de sua cidade incluindo as densas florestas, rios e igarapés de seu espaço a quem sua poesia carrega, procura também trazer para o imaginário amazônico a identidade de seu povo. Moraes já gravou inúmeras obras dentre as quais podemos destacar Canto Tropical em 1992, Nauasakiri em 2002, e Teatro de Deus em 2014 além de ter participado em inúmeros eventos musicais em todo país, dentre eles a X Festa Nacional da Música que foi realizada em Canela no Rio Grande Sul que, naquela ocasião, reuniu os melhores músicos da MPB.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas