Connect with us

GERAL

Aysson Rosas defende redução da anuidade e promete “tempo de mudança” no CREA do Acre

Publicado

em

O engenheiro mecânico e engenheiro de segurança do trabalho Aysson Rosas Filho oficializou o discurso de renovação na disputa pela presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA-AC) com propostas voltadas à redução de custos para os profissionais, fortalecimento da fiscalização e maior independência institucional da entidade.

Professor aposentado da Universidade Federal do Acre (Ufac), Aysson Rosas aposta em uma campanha centrada na valorização dos profissionais da engenharia, agronomia e áreas técnicas, defendendo uma gestão mais próxima da categoria e menos onerosa para os registrados no sistema.

Entre as principais propostas apresentadas pelo candidato está a redução da anuidade do conselho para até R$ 250. Segundo Rosas, a medida seria uma forma de ampliar a inclusão de profissionais no sistema e reduzir o peso financeiro enfrentado pela categoria.

“Tempo de mudança é tornar nossa profissão mais acessível. Eu defendo a anuidade de até R$ 250,00 porque acredito que fortalecer o nosso sistema passa por incluir mais profissionais, ampliar oportunidades e valorizar quem constrói o nosso estado todos os dias”, afirmou.

Aysson Rosas também defende que o sustento financeiro do conselho esteja baseado em uma fiscalização mais eficiente e moderna, e não apenas na arrecadação das anuidades pagas pelos profissionais.

“O sistema precisa se sustentar por meio de uma fiscalização eficiente e atuante, e não à custa do sacrifício dos profissionais que já enfrentam tantos desafios para exercer sua profissão com dignidade”, declarou.

Em entrevista ao AcreNews, o candidato apresenta um plano de gestão baseado em três pilares: valorização e fiscalização, fortalecimento da estrutura do conselho e ampliação das relações institucionais.

Entre as propostas estão o aumento do número de fiscais na capital e no interior, utilização de tecnologias como drones, GPS e georreferenciamento, ampliação das unidades regionais do CREA e fortalecimento das entidades de classe e instituições de ensino.

Aysson Rosas também promete melhorar o atendimento aos profissionais e ampliar a participação da categoria nas decisões do conselho.
“O fortalecimento da nossa classe exige independência, compromisso e decisões guiadas exclusivamente pelos interesses dos profissionais”, afirmou.

Segundo ele, o CREA do Acre precisa recuperar autonomia administrativa e institucional para defender os interesses da categoria sem interferências externas.

“O CREA precisa de uma gestão com autonomia, coragem e responsabilidade para defender a categoria com firmeza, sem interferências e com foco no que realmente importa: a valorização de quem constrói o nosso estado todos os dias”, destacou.

Na trajetória profissional, Aysson Rosas acumula passagens pela presidência do CREA Acre entre 1997 e 2002, além de ter atuado como conselheiro federal do sistema Confea/CREA em dois períodos distintos. Também foi presidente da Associação dos Engenheiros do Acre.

O candidato destaca ainda a experiência administrativa acumulada ao longo da carreira, citando contas equilibradas, digitalização de serviços, definição de prazos para atendimento técnico e construção da nova sede da entidade durante sua gestão anterior.

“Acredito que o interesse coletivo deve estar sempre acima de projetos pessoais ou circunstanciais. É assim que construímos uma representação forte, ética e verdadeiramente comprometida com os profissionais”, concluiu.

A eleição para a presidência do CREA Acre deve mobilizar profissionais da engenharia, agronomia e geociências nos próximos meses, em uma disputa marcada pelo debate sobre valorização profissional, fiscalização e modernização do sistema.

“O CREA precisa voltar a representar os profissionais”, diz Aysson Rosas ao AcreNews.

Em meio ao debate sobre renovação e independência na representação dos profissionais da engenharia e áreas técnicas no Acre, Aysson Rosas defende uma mudança de postura no CREA. Em entrevista ao portal AcreNews, ele fala sobre autonomia, valorização da categoria, desafios da classe e critica interferências políticas e pessoais dentro da entidade.

AcreNews – O senhor tem defendido uma gestão mais independente dentro do CREA. O que isso significa na prática?

Aysson Rosas – Significa ter um conselho que tome decisões pensando exclusivamente nos interesses dos profissionais. O CREA precisa atuar com autonomia, sem interferências externas, políticas ou pessoais. A categoria precisa voltar a confiar que suas demandas serão defendidas com firmeza e responsabilidade.

AcreNews – O senhor acredita que hoje existe um distanciamento entre o CREA e os profissionais?

Aysson Rosas – Existe, e isso precisa ser enfrentado com sinceridade. Muitos profissionais não se sentem representados, nem ouvidos. O conselho precisa estar mais próximo da realidade da engenharia, da agronomia e das áreas técnicas. É necessário diálogo permanente e presença efetiva junto à categoria.

AcreNews – Em suas redes sociais, o senhor fala em coragem para defender a categoria. O que falta atualmente?

Aysson Rosas – Falta independência para tomar decisões difíceis quando necessário. Defender a categoria exige coragem para enfrentar pressões e colocar o interesse coletivo acima de qualquer projeto pessoal. Um conselho forte não pode ser guiado por conveniências.

AcreNews – Quais seriam as prioridades de uma gestão comprometida com mudança?

Aysson Rosas – Valorização profissional, fiscalização eficiente, modernização administrativa e mais transparência. Também precisamos ampliar o diálogo com os profissionais do interior e fortalecer a participação da classe nas decisões do conselho.

AcreNews – O senhor entende que existe um sentimento de mudança entre os profissionais?

Aysson Rosas – Sim. Tenho conversado com muitos profissionais e percebo um desejo muito claro de renovação. A classe quer ser respeitada, quer ter voz e quer um CREA que realmente lute pelas pautas da categoria. Esse sentimento cresce a cada dia.

AcreNews – Qual a principal mensagem que o senhor quer deixar para os profissionais do Acre?

Aysson Rosas – Que é possível construir uma representação forte, ética e comprometida de verdade com os profissionais. O interesse coletivo precisa estar acima de qualquer interesse individual. É tempo de mudança, mas de uma mudança com responsabilidade e compromisso com a nossa classe.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas