Connect with us

SAÚDE

Banco de leite da maternidade intensifica companha para suprir déficit

Publicado

em

Banco de leite humano da Maternidade Bárbara Heliodora é o banco de leite de referência do Estado. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

O leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis em crianças menores de 5 anos de idade, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, os bancos de leite humano (BLH) se tornaram indispensáveis para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A estratégia visa oferecer orientação e apoio à amamentação, além de coletar, processar, armazenar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso. O BLH da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, é o banco-referência no Acre.

Com baixo estoque, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), intensifica a campanha para sensibilizar e mobilizar a população para a doação. Este ano, a ação vem com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho – doe leite materno”.

Encontro entre doadora de leite humano e receptoras. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Jamyely Bandeira é mãe de um bebê de 9 meses e, há pelo menos oito meses, doa leite humano. “Não dói, não falta para o nosso bebê, inclusive, depois que comecei a doar, minha produção de leite aumentou. É um orgulho para mim poder doar esse leite para as mamães e para os bebês que necessitam”, declarou.

“Meu bebê é prematuro e por isso tive muita dificuldade em amamentar. O fato de vê-lo daquele tamanho me deixava angustiada. Quando a médica disse que tinha uma doadora que poderia fornecer o leite para o meu bebê, foi muito gratificante. Foi de Deus a moça poder doar e manter o meu filho saudável”, expressou a puérpera Katia Vanessa Mendes.

“É um orgulho para mim poder doar”, declarou Jamyely Bandeira. Foto: Marcos Vicentti/Secom

De acordo com a coordenadora do BLH da Maternidade Barbara Heliodora, Ingrid Taveira, cada litro doado pode atender até dez recém-nascidos. “A mãe que tiver interesse deve entrar em contato com o banco de leite da maternidade, ou com os postos de coleta da Urap Augusto Hidalgo de Lima ou do Hospital Santa Juliana”, informou.

Por Cássia Veras, Agência de Notícias do Acre

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas