Connect with us

POLÍTICA

Bocalom muda estilo, aconselha não politizar evento da Amac e sai um gigante, antes falar ao AcreNews

Publicado

em

Evandro Cordeiro

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), um viúvo ainda enlutado (perdeu a esposa, dona Beth, há pouco mais de dois meses), mas decidido a seguir a vida, não deveria mais ser chamado de turrão ou intransigente, ao menos de agora em diante. Acusado de não mudar seus conceitos, ele afirmou ao AcreNews – e provou – que nunca foi bem assim. O estereótipo de durão foi uma ideia errada que conceberam em relação a ele. “Sempre retrocedi quando foi preciso. Você não lembra quando deixei a secretaria de Agricultura no primeiro ano do governo Jorge Viana? Se for preciso mudo sim, filhão”, me disse. Com o peso enorme nas costas de administrar Rio Branco, a maior cidade do Acre, estando entre as três ou quatro maiores lideranças políticas do Estado, o prefeito está ouvindo e serenando.

Na última sexta-feira, 2, Tião Bocalom liderou um dos maiores encontros de prefeitos do Acre, ocorrido em Brasiléia, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Ele é o presidente da Amac, a Associação dos Municípios do Acre, na qual são filiadas as 22 prefeituras. Nenhum Estado do Brasil, segundo Bocalom, tem uma instituição como a Amac. Tem parecida. Isso, inclusive, é alvo de muita admiração em Brasília. No encontro de sexta estavam 19 dos 22 prefeitos. A anfitriã foi a prefeita Fernanda Hassem (PT), vice de Bocalom na Amac. “Um espetáculo de evento a Fernanda promoveu”, elogiou. Mas ele foi o destaque na condução das pautas.

Embora tenha divergências naturais com o governador Gladson Cameli, de seu mesmo partido, Bocalom preparou o terreno para que a reunião da Amac não se tornasse um instrumento de ataques políticos. Nem mesmo o prefeito Mazinho Serafim (MDB), de Sena Madureira, acostumado a não frear a língua, alterou o tom, quando cobrou que as máquinas recém compradas pelo Governo por meio de emendas federais passe para a gestão de seu município, ao contrário do que quer o governador. A discussão acabou se tornando técnica, absolutamente. “Quero que as reuniões da Amac sejam assim. Sem agressões. Aqui é para discutir os interesses dos nossos munícipes. Deixemos os embates políticos para as campanhas”, sugeriu um Bocalom light.

Numa conversa bem descontraída com a reportagem do AcreNews, na mesa do jantar promovido pela Amac no buffet Art Eventos, em Epitaciolândia, Bocalom disse ainda que o ambiente político é bom no momento, apesar da pandemia e das muitas divergências. Bocalom acredita na reeleição do presidente Bolsonaro, mas em respeito ao senador Sérgio Petecão (PSD), um dos principais apoiadores de sua eleição para a prefeitura, não comenta a reeleição de Gladson, provável, segundo pesquisas. A rigor, me contou sobre o encontro a portas fechadas que teve com o governador no meio da semana. “Ele (Gladson) é muito diplomático. Conversamos sobre gestão e sobre nosso partido. Disse que eu deveria apoiar o Petecão, sim. Só pediu que eu não deixasse o Progressistas. Eu disse para ele que não tenho mais idade para sair de casa. Eu venho da Arena, que hoje é o Progressistas. É minha casa”, contou, rindo, com muito bom humor.

Bocalom ainda acha que muita coisa mudará até 2022. Não é a favor de confrontos entre ex-aliados e lamenta alguns episódios registrados. O prefeito da capital disse que tem um candidato ano que vem do qual não abrirá mão: a senadora Mailza Gomes, presidente do partido dele. “Se ela for candidata a senadora, será minha senadora, se for federal, será minha federal, se for estadual, será minha estadual”, sentenciou. E terminou nosso papo com uma informação importante: nenhum de seus secretários disputam as eleições em 2022. “Se eu desconfiar que o camarada é candidato, peço pra sair. Secretário candidato atrapalha uma gestão. E isso eu disse a todos”, afirmou. Em seguida, fomos servir nosso prato na companhia do secretário de Comunicação, Ailton Oliveira, e dos jornalistas Luizinho Cordeiro e Evandro Derze.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Cruzeiro do Sul inaugura 1ª indústria para produção de óleo de citronela da região Norte

Publicado

em

Por

Apostando no desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugurou, nesta segunda-feira (27), a primeira destilaria de óleo de citronela da região Norte. Com o investimento da ordem de R$ 1 milhão, de uma emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales, o município vai gerar emprego e renda diretamente para 28 famílias de produtores rurais que fazem parte da Cooperativa de Produtores de Óleo de Citronela (Coopercitro).

A destilaria foi inaugurada às vésperas do aniversário da cidade de Cruzeiro do Sul, que comemora 117 anos de fundação nesta terça-feira (28). O prefeito Zequinha Lima e a deputada Jéssica Sales fizeram a entrega da indústria com as máquinas e equipamentos necessários para a produção aos integrantes da cooperativa. O evento contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Deputado Nicolau Júnior, dos Deputados Estaduais Antônia Sales e Luiz Gonzaga, além dos vereadores Clerton Souza, Zaldo, Gilmar Giles, Márcio, e equipe municipal.

O presidente da Coopercitro, Francisco de Souza, o popular Sansinha, disse que os produtores estavam ansiosos para iniciar as atividades.

“É desenvolvimento para nosso município e para todo estado do Acre. Para se ter uma ideia, é a primeira da região Norte. Estamos há 7 anos nessa expectativa, aguardando essa inauguração. É um sonho nosso que está sendo realizado e que vai melhorar as condições do produtor rural”, comemorou Sansinha.

Desde o início do projeto, os produtores já se preparavam para ter a matéria prima para a produção do óleo. Atualmente já existe um plantio de mais de 30 hectares de citronela no município e a meta é chegar a 100 hectares para manter a indústria. A princípio, serão produzidos, em média, 50 litros de óleo por dia.

“É uma história de várias mãos, desde da época do ex-prefeito Vagner Sales, que assinou o convênio, até o atual prefeito Zequinha Lima que trabalhou a todo vapor e colocou para funcionar.  É a realização de um sonho que estamos entregando aos produtores com muito carinho, na certeza que vai se tornar uma alternativa na economia da nossa cidade”, afirmou a deputada federal Jéssica.

O óleo de citronela é usado na produção de cosméticos, produtos de higiene e na indústria farmacêutica, entre outros, além de servir como um inseticida natural. De acordo com o prefeito, o óleo produzido aqui será importado para os centros industriais do país.

“Graças a Deus, depois de grande esforço de muita gente, estamos conseguindo realizar o sonho, principalmente dos produtores que terão a oportunidade de ter uma renda a mais a partir da produção do óleo de citronela. É uma indústria que tem uma grande capacidade de produção e já existem empresas interessadas em comprar esse produto”, disse Zequinha.

Continue lendo

POLÍTICA

Ministro da Educação vem ao Acre dia 29 a convite da senadora Mailza

Publicado

em

Por

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará no Acre nesta quarta-feira, 29, para cumprir agenda de inaugurações, visitas técnicas e reuniões. Ribeiro vem ao Acre a convite da senadora Mailza, que a pedido da Ufac e Ifac, apresentou as demandas das instituições.

Na ocasião, será feita fará a entrega de 35 ônibus do programa Caminhos da Escola, adquiridos pelo Governo do Acre, 10 caminhões do programa Alimenta Brasil e apresentação do projeto do Parque Tecnológico do Acre, no Teatro Universitário da Ufac e da inauguração do Serviço de Psicologia da Ufac, a partir das 10h, ambos na sede do campus em Rio Branco.

O ministro vem acompanhado pela equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela execução das ações e programas da educação básica no país, como a alimentação e o transporte escolar. A equipe vai atender prefeitos de todos os municípios para tirar dúvidas sobre os recursos disponíveis e como ter acesso aos programas do Ministério da Educação. Os atendimentos serão no Teatro Universitário da Ufac.

Ele participa ainda do lançamento da Cápsula do Tempo da Reitoria do Instituto Federal do Acre (IFAC) e entrega da 3ª fase da obra do campus Avançado Baixada do Sol (antiga Escola da Floresta). Os eventos serão realizados na Via Chico Mendes, no 2º Distrito de Rio Branco, a partir das 08h, local onde está sendo construída a sede própria da Reitoria.

Continue lendo

POLÍTICA

Comissão é formada para discutir a fusão de DEM e PSL no Acre; primeira sentada aponta muita união

Publicado

em

Por

Os líderes maiores de DEM, deputado federal Alan Rick, e PSL, senador Márcio Bittar, abriram a primeira reunião da comissão formada para executar a fusão dos dois partidos no Acre. Foi perto do meio-dia desta segunda-feira, 27, na sede do PSL. De primeira, segundo avaliação deles mesmos, a previsão é de que a junção ocorra “sem traumas”.

A junção dos dois partidos mexeu significativamente no tabuleiro político do Acre. Uma das razões e talvez a mais delicada é o fato de ambas as partes ter o mesmo interesse, a disputa pela única vaga para o Senado, em 2022. No lado do PSL o nome é o de Márcia Bittar; no DEM o nome em apreciação é o de Alan Rick. Num primeiro momento houve certa tensão, mas logo as lideranças maiores sentaram e o clima é, no momento, totalmente amistoso. “A gente vai se entender”, garantiu o senador Bittar sobre Alan Rick. E parece que vão. Na reunião de hoje isso ficou bem claro.

“Vamos fazer uma fusão sem traumas. O único problema sério que precisamos resolver é que o PSL já tinha uma chapa pronta, com 36 candidatos. Agora vamos ter que fazer uns cortes para absolver a chapa do DEM”, disse ao AcreNews o Pedro Valério, que vai continuar como presidente do PSL com a benção do senador Márcio Bittar. Do lado do DEM o clima é o mesmo, segundo o presidente Jairo Cassiano.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia