Connect with us

POLÍTICA

Cantor Heloy de Castro é vítima da fúria de assessor de Daniel Zen ao questionar Festival

O músico de 70 anos foi alvo de uma postagem preconceituosa e virulenta publicada por um assessor do deputado Daniel Zen (PT)

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Artistas locais, familiares e amigos do cantor, Heloy de Castro (70), estão indignados com a postura de um assessor do gabinete do Deputado, Daniel Zen (PT), que de forma totalmente deselegante, desrespeitosa atacou a honra e todo o legado do músico radicado no Acre. O motivo? O questionamento da regra de um festival patrocinado pelo parlamentar da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

A celeuma teve início na segunda-feira (23) quando Heloy fez, em sua rede social, questionamentos sobre o item 1.1 do regulamento do “O som lá de casa” promovido por Zen. O edital deixa claro que é um “projeto de caráter educativo (…) que envolve artistas acreanos de 15 a 30 anos”. Castro por sua vez, divergiu sobre o limite de idade imposto. “Tudo que limita fica ruim”, disse ao AcreNews.

Após a publicação, o assessor de Zen não poupou no linguajar e manifestou uma postura deplorável e preconceituosa ao responder ao questionamento do músico que tem 70 anos, inúmeras canções que alcançaram o cenário nacional com letras que exaltam a floresta, os povos da Amazônia e críticas sociais.

Horas depois, visivelmente constrangido, Heloy escreveu sobre o assunto. “Vim dos festivais, o Acre é o meu lugar, sempre apoiei esse movimento. Apenas dei a minha opinião com leveza e respeito. Não precisava ser ofendido moralmente por um assessor do deputado Daniel Zen. Esse tipo de gente não cresce, não vinga mais. Os cães ladram e a caravana passa desde 1900”, escreveu.

Em seguida, a publicação ganhou ainda força na internet. Amigos e colegas de profissão do compositor pressionaram uma manifestação pública por parte do deputado e seu gabinete. Alguns sugeriram até representação na justiça por suposta prática de xenofobia.

“Espero que o Deputado Zen como músico que foi, faça por respeitar os músicos idosos que muito contribuem para a Cultura da música acreana. Envelhecemos, porém ainda VIVOS e fazendo arte! Eu reconheço quem é o músico Heloy de Castro”, manifestou Hermogenes Pereira (61).

O deputado Daniel Zen publicou em sua página oficial uma nota extensa de esclarecimento onde evitou citar especificamente a polêmica envolvendo Heloy e o assessor parlamentar.

Na nota, o petista comentou que o projeto foi inspirado no “Festival Estudantil da Canção (FEC), voltado apenas para estudantes” e que “ampliamos para, além dos estudantes, toda e qualquer pessoa dentro da faixa de idade delimitada”. Também citou que a iniciativa não conta com recursos de outros editais, emenda parlamentar, verba de gabinete, mas “com dinheiro do meu próprio bolso e de parceiros da iniciativa privada”.

“De todo modo, quero deixar claro que não concordo com qualquer tipo de comentário ofensivo, dirigido a quem quer que seja. Não se pode confundir a defesa de uma iniciativa com ofensas. Temos respeito pelo trabalho de toda a comunidade artístico-cultural de nosso estado, independente de idade, gênero, naturalidade, religião, orientação sexual ou ideologia”, diz a nota.

Em conversa com o filho de Heloy, o também músico Roberto Bala, a reportagem foi informada que o deputado fez contato com o artista. Ontem (24), Castro fez outro agradecimento e revelou que aceitou o pedido de desculpas.

“Agradeço de coração o apoio da minha família e as manifestações de carinho e apreço de todos os acreanos sem distinção, amigos e admiradores solidários ao meu trabalho nesses longos anos nas terras de Galvez e Plácido de Castro, forasteiros com amor que lutaram por um Acre melhor. Agradeço também as desculpas gentilmente encaminhadas a mim pelo Deputado Daniel Zen referente aos ataques injustificáveis à minha pessoa e à minha família, desferidos por um de seus colaboradores de gabinete na ALEAC”, registrou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Governador Cameli manda pagar salário de janeiro na próxima sexta-feira

Publicado

em

Por

Cumprindo com o calendário anual de pagamento, divulgado na terça-feira, 11 de janeiro, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o governo do Estado do Acre realiza nesta sexta-feira, 28, o pagamento dos servidores ativos da administração pública estadual.

O calendário anual de pagamento do Estado foi divulgado na terça-feira, 11, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Imagem: Decom/Seplag

Conforme divulgado no calendário anual de pagamento, os servidores inativos e pensionistas devem receber seus proventos dois dias antes dos servidores ativos, portanto o pagamento estará disponível em conta na quarta-feira, 26.

Ao todo serão 51.122 servidores do Estado que receberão seus proventos em dia, como anunciado pelo governo, sendo destes 33.009 servidores ativos, 13.891 servidores inativos e 4.222 pensionistas, e um montante de R$ 281.220.210,93 em circulação na economia local.

Continue lendo

POLÍTICA

Gladson assina decreto que cria programa de CNH Social

O programa vai oferecer à população de baixa renda a oportunidade de obter, adicionar ou mudar categoria da habilitação gratuitamente

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), lançou oficialmente nesta segunda-feira, 24, no Palácio Rio Branco, o Programa CNH Social. Serão oferecidas 2001 vagas para a população de baixa renda  obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar categoria gratuitamente.

Serão aplicados cerca de R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do estado por meio de inclusão e cidadania.

“Hoje é um dia muito feliz para nós, porque estamos não somente lançando um  programa para beneficiar pessoas de baixa renda, mas também garantindo geração de emprego para aquelas que necessitam da primeira habilitação ou adicionar a categoria”, ressaltou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

O programa vai beneficiar mais de 2 mil famílias (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segundo Taynara, o edital de abertura para as inscrições será publicado até o dia 15 de fevereiro. Interessados em se inscrever devem ficar atentos à próxima fase do programa, com a abertura do edital para as inscrições no certame. “Todo o processo será amplamente divulgado na mídia”, informou.

O governador Gladson Cameli falou sobre a importância do programa. ” Nós queremos ajudar a quem mais precisa. Esperamos que os beneficiados com a carteira de motorista tenham condições de arrumar um emprego e poder levar renda para as suas famílias”, declarou.

O Programa CNH Social é cumprimento de promessa do Governador Gladson Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

A lei de criação do programa é de autoria do deputado estadual Luiz Tchê (PDT), que esteve presente no evento, e ressaltou que o projeto  foi aprovado por unanimidade pelos deputados, em dezembro de 2021.

Inscrições

A próxima fase do programa será a publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE).  Para se inscrever, os interessados devem cumprir os critérios estabelecidos pelo programa e ter Cadastro Único (CadÚnico) nos programas sociais e estar ativo há, pelo menos, seis meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.

Serão oferecidos, ainda, o curso teórico de legislação de trânsito,  aulas práticas de direção, e até três retestes gratuitos, por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Modalidades

Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, divididas em estudantil, urbana e rural. Poderão se inscrever à CNH Social Estudantil pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública estadual do Acre, com CadÚnico ativo.

As modalidades urbana e rural são destinadas, respectivamente, a moradores da área urbana e rural com inscrição ativa no CadÚnico. Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Cinco por cento das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência, com exceção das pessoas que irão fazer a mudança para a categoria D. Nesse caso, não haverá reserva de vagas para PCDs.

Continue lendo

POLÍTICA

Deracre conclui operação tapa-buracos e estrada de Porto Acre vira um “tapete”

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), concluiu os serviços de tapa-buracos na estrada AC-10, que liga Rio Branco a Porto Acre.

De acordo com o presidente do Deracre, Petronio Antunes, a autarquia trabalhou em parceria com a prefeitura de Porto Acre para garantir a trafegabilidade da AC-10.

“Temos um compromisso de manter a estrada AC-10 em condições essenciais de trafegabilidade, garantindo o direito de ir e vir da população”, afirmou o presidente.

Antunes relembra que o governador Gladson Cameli assumiu governo do Acre com as estradas abandonadas.

“Encontramos nossas estradas em péssimo estado e com a chegada do governador Gladson no governo nos foi determinado que o Deracre trabalhasse de inverno a verão para garantir os serviços de tapa-buracos nas vias”, lembrou.

Além disso, Petronio Antunes ressaltou o compromisso do governo e da bancada federal em prol dos municípios e aproveitou a oportunidade para agradecer o esforço dos parlamentares.

Governador Gladson Cameli determinou que o Deracre realizasse os serviços de tapa-buracos na AC-10. Foto: Ascom/Deracre

“Sem o trabalho de todos não seria possível. São serviços que garantem a trafegabilidade nas estradas e nossa previsão para esse ano é que sejam feitos mais investimentos do governo federal em nosso estado, para assim fornecer uma manutenção com muito mais qualidade”, enfatiza Antunes.

Os agentes técnicos do Deracre promoveram serviços de reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização, aplicação e compactação da nova massa asfáltica. Nesta ação foi utilizada uma retroescavadeira, um rolo liso e um caminhão espargidor.

Prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, agradeceu o presidente do Deracre, Petronio Antunes, pelos trabalhos realizados no município. Foto: Luy Andriel/Ascom Deracre

“Agradeço primeiramente a essa parceria entre Estado, município e comunidade, pois sem isso a ação não seria possível. Quero frisar que essa estrada melhorou bastante graças à execução de serviços essenciais do Deracre e às obras do governo em Porto Acre”, agradeceu o prefeito, Bené Damasceno.

As ações do Deracre seguem por todo o estado e visam garantir a melhoria da qualidade de vida dos acreanos, além de facilitar a trafegabilidade em todo Acre. As equipes técnicas seguem trabalhando em outras vias estaduais.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia