Connect with us

POLÍTICA

Cantor Heloy de Castro é vítima da fúria de assessor de Daniel Zen ao questionar Festival

O músico de 70 anos foi alvo de uma postagem preconceituosa e virulenta publicada por um assessor do deputado Daniel Zen (PT)

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Artistas locais, familiares e amigos do cantor, Heloy de Castro (70), estão indignados com a postura de um assessor do gabinete do Deputado, Daniel Zen (PT), que de forma totalmente deselegante, desrespeitosa atacou a honra e todo o legado do músico radicado no Acre. O motivo? O questionamento da regra de um festival patrocinado pelo parlamentar da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

A celeuma teve início na segunda-feira (23) quando Heloy fez, em sua rede social, questionamentos sobre o item 1.1 do regulamento do “O som lá de casa” promovido por Zen. O edital deixa claro que é um “projeto de caráter educativo (…) que envolve artistas acreanos de 15 a 30 anos”. Castro por sua vez, divergiu sobre o limite de idade imposto. “Tudo que limita fica ruim”, disse ao AcreNews.

Após a publicação, o assessor de Zen não poupou no linguajar e manifestou uma postura deplorável e preconceituosa ao responder ao questionamento do músico que tem 70 anos, inúmeras canções que alcançaram o cenário nacional com letras que exaltam a floresta, os povos da Amazônia e críticas sociais.

Horas depois, visivelmente constrangido, Heloy escreveu sobre o assunto. “Vim dos festivais, o Acre é o meu lugar, sempre apoiei esse movimento. Apenas dei a minha opinião com leveza e respeito. Não precisava ser ofendido moralmente por um assessor do deputado Daniel Zen. Esse tipo de gente não cresce, não vinga mais. Os cães ladram e a caravana passa desde 1900”, escreveu.

Em seguida, a publicação ganhou ainda força na internet. Amigos e colegas de profissão do compositor pressionaram uma manifestação pública por parte do deputado e seu gabinete. Alguns sugeriram até representação na justiça por suposta prática de xenofobia.

“Espero que o Deputado Zen como músico que foi, faça por respeitar os músicos idosos que muito contribuem para a Cultura da música acreana. Envelhecemos, porém ainda VIVOS e fazendo arte! Eu reconheço quem é o músico Heloy de Castro”, manifestou Hermogenes Pereira (61).

O deputado Daniel Zen publicou em sua página oficial uma nota extensa de esclarecimento onde evitou citar especificamente a polêmica envolvendo Heloy e o assessor parlamentar.

Na nota, o petista comentou que o projeto foi inspirado no “Festival Estudantil da Canção (FEC), voltado apenas para estudantes” e que “ampliamos para, além dos estudantes, toda e qualquer pessoa dentro da faixa de idade delimitada”. Também citou que a iniciativa não conta com recursos de outros editais, emenda parlamentar, verba de gabinete, mas “com dinheiro do meu próprio bolso e de parceiros da iniciativa privada”.

“De todo modo, quero deixar claro que não concordo com qualquer tipo de comentário ofensivo, dirigido a quem quer que seja. Não se pode confundir a defesa de uma iniciativa com ofensas. Temos respeito pelo trabalho de toda a comunidade artístico-cultural de nosso estado, independente de idade, gênero, naturalidade, religião, orientação sexual ou ideologia”, diz a nota.

Em conversa com o filho de Heloy, o também músico Roberto Bala, a reportagem foi informada que o deputado fez contato com o artista. Ontem (24), Castro fez outro agradecimento e revelou que aceitou o pedido de desculpas.

“Agradeço de coração o apoio da minha família e as manifestações de carinho e apreço de todos os acreanos sem distinção, amigos e admiradores solidários ao meu trabalho nesses longos anos nas terras de Galvez e Plácido de Castro, forasteiros com amor que lutaram por um Acre melhor. Agradeço também as desculpas gentilmente encaminhadas a mim pelo Deputado Daniel Zen referente aos ataques injustificáveis à minha pessoa e à minha família, desferidos por um de seus colaboradores de gabinete na ALEAC”, registrou.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas