POLÍCIA
Carro atropela dois policiais na porta do Congresso dos EUA e um deles morre; suspeito é morto ao ser detido
Um homem avançou com um carro sobre a barreira de proteção na entrada do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, nesta sexta-feira (2). Dois policiais foram atropelados e levados a um hospital. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu, confirmaram autoridades locais. O criminoso foi baleado, levado a outra unidade de saúde, e também morreu.
Polícia do Capitólio ao lado de carro que se chocou contra a barreira de segurança do Congresso americano em 2 de abril de 2021 — Foto: J. Scott Applewhite/AP
Veja abaixo um RESUMO do atropelamento no Capitólio
- Um homem avançou, com um carro, sobre a barreira de segurança montada ao redor do Capitólio, em Washington, sede do Congresso dos EUA.
- Agentes de segurança balearam o motorista quando ele saiu do carro com uma faca na mão, segundo uma TV local – o homem foi detido no hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
- Dois policiais foram atropelados. Um deles morreu no hospital.
- Por causa do incidente, a sede do Congresso americano foi fechada por pouco mais de duas horas.
- Não se sabe qual a motivação do ataque nem se há ligações com a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump ocorrida em 6 de janeiro.
De acordo com a porta-voz da Polícia do Capitólio, Yogananda Pittman, o motorista do carro saiu armado com uma faca após avançar com o veículo sobre os policiais. Houve confronto, e os agentes de segurança atiraram contra o homem. As identidades do criminoso e dos policiais ainda não foram reveladas. As autoridades de segurança dizem que não há indícios de terrorismo.
Capitólio dos EUA entra em lockdown depois de ameaça de segurança
A emissora americana CNN, citando fontes policiais, relata que um policial chegou a ser esfaqueado. Não se sabe, porém, se esse agente ferido a faca é um dos dois atropelados ou se seria uma terceira pessoa envolvida no caso.
Por causa do crime, autoridades americanas fecharam o complexo de edifícios onde fica o Capitólio alegando “ameaça à segurança”. O fechamento durou pouco mais de duas horas. Duas ruas do centro de Washington também ficaram parcialmente bloqueadas. Como o Congresso está em recesso nesta sexta-feira, havia poucas pessoas no local.
Carro atropelou dois agentes na porta do Capitólio, segundo a polícia — Foto: NBC
Até a última atualização desta reportagem, não havia qualquer informação sobre a motivação do crime nem se houve ligações deste atropelamento com a invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, em 6 de janeiro (leia mais sobre esse episódio no fim da reportagem).
“Esses são momentos difíceis para os policiais do Capitólio desde o ataque em 6 de janeiro e agora, peço que os coloquem em suas preces” — Yogananda Pittman, porta-voz da polícia do Capitólio
Jornalistas que estavam no local flagraram o momento em que um helicóptero pousa em frente a uma das entradas do Capitólio. Os profissionais de imprensa também mostram uma grande presença policial nos arredores do prédio. Veja nos VÍDEOS abaixo. https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?dnt=false&embedId=twitter-widget-0&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1378033434082344972&lang=en&origin=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fmundo%2Fnoticia%2F2021%2F04%2F02%2Fcapitolio-dos-eua-e-fechado-por-ameaca-na-seguranca-diz-agencia.ghtml&theme=light&widgetsVersion=e1ffbdb%3A1614796141937&width=550px https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?dnt=false&embedId=twitter-widget-1&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1378032633293201410&lang=en&origin=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fmundo%2Fnoticia%2F2021%2F04%2F02%2Fcapitolio-dos-eua-e-fechado-por-ameaca-na-seguranca-diz-agencia.ghtml&theme=light&widgetsVersion=e1ffbdb%3A1614796141937&width=550px
Um episódio semelhante ocorreu em outubro de 2013, quando uma mulher furou um bloqueio ao Capitólio com um carro. Ela foi baleada e morta pelos policiais após uma perseguição.
Mapa mostra local de incidente no Capitólio em 2 de abril de 2021 — Foto: G1 Mundo
Invasão ao Capitólio
O atropelamento ocorre quase três meses depois de um grupo de extremistas apoiadores do então presidente Donald Trump invadirem o Capitólio durante a sessão que confirmava a vitória de Joe Biden como presidente eleito dos EUA. A violência deixou 5 mortos, inclusive um policial que fazia a segurança do local.
Até a última atualização desta reportagem, não se sabia se o incidente desta sexta tinha alguma relação com a invasão ao Capitólio de 6 de janeiro.
O Capitólio passou por outros incidentes graves ao longo da história americana. Veja na cronologia abaixo:
- 1814 — Tropas britânicas invadiram e incendiaram o Capitólio ainda em construção durante o ataque de forças do Reino Unido a Washington.
- 1915 — Um ex-professor da Universidade Harvard explodiu três bananas de dinamite. Apesar do ataque, não houve vítimas.
- 1954 — Quatro nacionalistas de Porto Rico abriram fogo nas galerias da Câmara. Cinco congressistas ficaram feridos.
- 1983 — Grupo extremista explodiu uma bomba no Senado em retaliação às ações americanas em Granada e no Líbano. Ninguém se feriu.
You must be logged in to post a comment Login