EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Com vice definido, reeleição do prefeito Zequinha em Cruzeiro terá apoio das maiores lideranças da região
A indicação da Delcimar Leite, mulher do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicano), como vice na chapa do prefeito Zequinha Lima (PP), que busca a reeleição em Cruzeiro do Sul, sacramenta uma das maiores alianças para as eleições desse ano nos municípios do Acre. Se não com a maior quantidade de partidos, pelo menos com as principais lideranças regionais no mesmo palanque. A indicação dela consolida, também, a chegada do deputado Clodoaldo no grupo, detentor que ele é do título de mais votado em Cruzeiro na última eleição. Uma liderança emergente, agora na mesma mesa com outros gigantes, entre eles Nicolau Júnior (PP) e Luiz Gonzaga (PSDB), estaduais, e o federal Zezinho Barbary (PP). Sempre bom lembrar que o governador Gladson Cameli (PP) está sentado na cabeceira dessa grande mesa. A união é necessária porque Zequinha disputará a eleição contra uma adversária muito forte, a ex-deputada Jéssica Sales, do MDB. Filha do Vagner Sales, ela será a última palanqueta dele para o tiro que decidirá se o clã será mantido vivo politicamente. Uma derrota deixa os Sales em palpas de aranha. Portanto, se alguém pensa que a eleição vai voar faisca somente em Rio Branco, há engano. Cruzeiro terá uma grande disputa, assim como Brasiléia e Sena Madureira, onde grupos rivais se engalfinham.
LDO do Bocalom
Se conseguir a reeleição, o que não está mais fora de cogitção, Tião Bocalom (PL) aprovou na Câmara um orçamento para 2025 na íntegra, o que é muito importante. Isso dá mobilidade a gestão no ano seguinte.
Humilde
Apesar de ser herdeiro de um império no Alto Acre, o pré-candidato a prefeito de Epitaciolândia, Everton Soares (PP), é o suprassumo da humildade. Ele hoje disse à coluna que, apesar de ter construído uma das maiores alianças da história, sabe que será difícil derrotar o prefeito Sérgio Lopes (Republicano). “E olhe que ele está sozinho”, ponderou.
PL com a Leila
Em Brasileia deram a presidência do PL ao advogado Antônio Torres, que conduzirá a sigla para uma aliança com o MDB, cuja pré-candidata a prefeita é Leila Galvão.
Freio
O empresário Matheus Almeida, um dos artífices da pré-candidatura da ex-presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, sugeriu que ela puxasse o freio de mão na campanha para vereadora, a qual ela disputa pelo PP. A moça vinha num frenesi que certamente ia cansá-la antes do tempo. O comando foi obedecido.
Torcida
Sujeito agradável, do tipo que não ofende a ninguém, o deputado Chico Viga (PDT) enfrenta problemas de saúde com torcida grande em seu favor. Logo estará totalmente recuperado.
Sumiram
Romildo Magalhães morreu exatos 30 anos depois de deixar o governo e nunca mais recebeu os ‘amigos’ que foram no seu último aniversário enquanto era governador, em 1994. Mesmo com o desafio feio naquele dia pelo empresário Narciso Mendes, que usou o microfone durante a festa para convidar todos os presentes a estarem no ano seguinte na festa de aniversário do agora ex-governador. São os amigos do poder.
Reforço dos ex
Ex-prefeito Zé Maria (Podemos) danado juntando ex-prefeitos em torno de sua pré-candidatura a prefeito de Porto Acre. Já tem em seu palanque Rui Coelho e Pedro Abílio.
Caiu fora
Sebastião Barãozinho, do União Brasil, desistiu de disputar a prefeitura de Porto Acre e deve caminhar com Zé Maria. Dizem que ele se decepcionou quando foi informado por seu partido a quantia em dinheiro do fundo eleitoral que iria ser enviada para sua campanha.
Batido o martelo
A vereadora Terezinha Moreira, do PL, não disputará mais a prefeitura de Feijó. Ela será vice em um chapa forte, após uma engenhosa operação conduzida pelo senador Márcio Bittar (UB). Como em Rio Branco, naquele município deve caminhar praticamente todo mundo junto.
2026 na espera
Alan Rick (UB) e Mailza Assis (PP), dois nomes para 2026 que poucas vezes a política disponibilizou de uma vez só. Outra vez só quando o cometa halley passar por aqui outra vez. Um grande entendimento começará a ser aguardado a partir de 2025.
Reflexão
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Provérbios 4:23