EXPOACRE 2024
Com 25 espécies diferentes, Viveiro prepara distribuição de mudas para o último dia de Expoacre
Por Wanglézio Braga
É tradição da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), por meio do Viveiro da Floresta, entregar mudas de plantas nativas florestais e frutíferas para os visitantes da Expoacre. Na edição deste ano, a autarquia preparou a mesma ação com exemplares de árvores de grande e médio porte e com uma novidade: mudas de café.
Kleto Eduardo, técnico de gestão da SEMA, explica que o estande da Secretaria dentro do Parque de Exposições Wildy Viana conta com um vasto compêndio, com aproximadamente 25 espécies diferentes de mudas que foram produzidas especialmente para a feira.
“Temos exemplares de açaí, caju, ingá, cupuaçu, abacaxi, além das florestais como cerejeira, cedro, os ipês, eucalipto, castanheira. Nossa novidade deste ano são as plantas perenes, como o café, tendo em vista que o nosso estado tem procurado incentivar essa cultura, então, preparamos algumas mudas que devem ser repassadas no último dia de Expoacre”, explicou.
Nas estufas instaladas no estande, é possível receber informações básicas sobre o plantio. Além disso, o visitante observa o processo de crescimento das plantas. “A gente expôs aqui a nossa produção do ano todo. Mas, nem tudo que tem aqui no estande vai ter lá no viveiro”, esclarece Eduardo.
Kleto aproveitou a oportunidade para informar à população que qualquer pessoa pode buscar no viveiro da Floresta, que fica localizado no loteamento Santa Helena, ao lado do Parque de Exposições, cerca de 50 unidades de mudas de plantas. Para isso deve realizar um cadastro básico.
“O viveiro existe desde 2006. Nós produzimos as mudas para a secretaria que estamos vinculados, participamos de alguns projetos de reflorestamento, por exemplo, programas ambientais, para escolas, associações, cooperativas, órgãos estaduais e federais. Para essas instituições faz necessário redigir um requerimento e entregar na nossa direção”, finalizou.
A entrega das mudas está marcada para domingo (08) a partir das 17 horas no estande localizado ao lado da Agricultura, setor de apicultura.