Connect with us

SAÚDE

Comissão de Saúde da Aleac discute desafios e propostas para a Assistência Farmacêutica no Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (3), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma reunião crucial com representantes da área farmacêutica para abordar questões decisivas relacionadas à assistência farmacêutica no estado.

 Os temas em destaque incluíram a disponibilidade de profissionais, a situação dos trabalhadores, a gestão de medicamentos, e a criação de uma frente parlamentar dedicada ao apoio à assistência farmacêutica, com foco especial no estabelecimento de um piso salarial para a categoria.

Durante a reunião que foi conduzida pelo deputado Adailton Cruz (PSB), presidente da comissão, foram abordados temas cruciais relacionados à assistência farmacêutica no Acre. O parlamentar destacou a importância de discutir o processo de atendimento, o número de profissionais envolvidos e a situação dos trabalhadores do setor.

“Proponho a criação de uma frente parlamentar dedicada ao apoio à assistência farmacêutica, com um foco específico no piso salarial da classe. Essa iniciativa demonstra um compromisso com a valorização dos farmacêuticos e o aprimoramento dos serviços de saúde no Estado”, pontuou.

Em seguida, Isabela Sobrinho, conselheira federal de farmácia, também expressou sua visão durante a reunião. Ela ressaltou que o objetivo do encontro estava relacionado ao Dia Internacional do Farmacêutico e à necessidade de abordar os desafios enfrentados pela classe.

“A instalação de uma frente parlamentar que aborde diversas questões relacionadas aos farmacêuticos é extremamente necessária, pois nós atuamos em diversos setores da Saúde. Além disso, chamo a atenção para a ausência de um centro de fusão público no Estado, lugar crucial para a administração de medicamentos especializados em pacientes com acompanhamento médico. A falta desse recurso representa um obstáculo sério e inadmissível para a saúde pública, dada a gravidade das reações que alguns medicamentos podem desencadear quando não armazenados adequadamente”, observou.

Em sua fala, Ana Paula, Coordenadora do Componente Especializado e de Assistência Farmacêutica (CEAF) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), enfatizou a necessidade de apoio para atender à crescente demanda e a importância de buscar alternativas para garantir a disponibilidade de medicamentos, especialmente os de alto custo.

Ela ressaltou que a responsabilidade pela dispensação de medicamentos de alto custo é compartilhada entre o Ministério da Saúde e o estado, e que, em muitos casos, exames necessários para o uso adequado dos medicamentos não estão disponíveis no âmbito estadual, criando desafios significativos para a saúde da população.

“Por isso, esse apoio que estamos discutindo aqui é tão importante para que a gente possa fortalecer o atendimento à população bem como atender a alta demanda”, disse.

Já a presidente do sindicato dos farmacêuticos, Ruth Silva, destacou a importância fundamental de ter farmacêuticos presentes em drogarias e hospitais. Ela também expressou preocupação com a precariedade da assistência farmacêutica em unidades de saúde, observando que erros na administração de medicamentos podem ocorrer sem a supervisão de um farmacêutico.

“Eu trabalho dentro de um hospital e por isso conheço muito bem a nossa realidade. Precisamos urgentemente aumentar o número de profissionais nas clínicas e farmácias uma vez que a falta de conhecimento adequado pode resultar em perdas de medicamentos, muitas vezes de alto custo”, enfatizou.

A discussão na reunião ressaltou a complexidade dos desafios enfrentados pela assistência farmacêutica no Acre, bem como a necessidade urgente de medidas para melhorar a disponibilidade de profissionais e a gestão eficaz de medicamentos. A proposta de criar uma frente parlamentar dedicada a essa causa demonstra o compromisso da Comissão de Saúde da Aleac em abordar essas questões cruciais e melhorar a qualidade do atendimento farmacêutico no estado.

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira

Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale 

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas