Connect with us

GOSPEL

Como um dos Chefs acreanos mais respeitados no Brasil divide seu tempo entre a cozinha e a pregação do evangelho

Publicado

em

O apóstolo Paulo, maior disseminador do evangelho de Cristo entre os gentios, construía tendas para sobreviver. O Chef Deocleciano Brito, um dos cozinheiros acreanos mais respeitados no Brasil, cozinha pra viver, mas vive para pregar a salvação através de Cristo. Ele sente o maior orgulho disso. Uma conversa nossa em que nem se pensava em entrevista, ele fala naquelas alturas, andando em sua cozinha, mostrando seus inventos gastronômicos e seus troféus, obrigatoriamente misturando tudo a sua fé, ao ponto de olhos dele marejarem, de tanta alegria com a qual fala sobre Jesus.

Foi nesse ambiente que o AcreNews arrancou muitas histórias sobre a vida de gourmet e a de pastor, um homem que cuida de ‘ovelhas’ em Rio Branco e no interior do Acre. Hoje, sábado, é dia de ele ministrar a palavra em Sena Madureira. Tudo isso sob um ambiente contagiante e visível prazer. Por meio de um papo bem informal, ele contou o seguinte ao AcreNews:

AcreNews – Como você consegue arranjar tempo para o evangelho sendo um dos cozinheiros mais requisitados no Acre e até no Brasil, onde é respeitado por seus pratos internacionais, razão de ter conquistado prêmios como o Dólmã, Oscar da gastronomia?

Deocleciano Brito – Não diria pratos internacionais, mas pratos com a cara do nosso Brasil, que é rico em biomas. O tempo para pregar o evangelho? Esse tem que ser pregado a tempo e fora de tempo, atuando dentro da gastronomia, seja ministrando aulas, fazendo consultorias, ministrando palestras e até mesmo cozinhando, por onde vou e por onde passo, seja no Brasil ou em outros lugares fora que o Senhor me leva, tenho falado de Cristo.

AcreNews – Quem é o Chef Deocleciano Brito?

Deocleciano Brito – Um ser humano temente a Deus e que a cada dia está sendo transformado pela palavra de Deus. Sou pai, esposo e, acima de tudo, um eterno amante e entusiasta da gastronomia brasileira. Mais precisamente sou Deocleciano Pereira Sá de Brito, 53 anos, formado em Administração de Empresas (2007 Uninorte/Ac), Gastronomia (2016 Anhembi Morumbi/SP), Pós-graduação em Gastronomia Funcional e Natural (Unyleia/DF), cursando MBA em Gastronomia (Unyleia/DF), casado há 33 anos com Maria Juracy Ribeiro da Silva Brito com quem tenho dois filhos: Ilanna Silva de Brito (médica) e João Vitor Silva de Brito (advogado). Sou filho de Antônio Severiano de Brito (in memoriam) e Maria Pereira Sá.

AcreNews – Como foi seu encontro com Jesus Cristo?

Deocleciano Brito – Eu vivia uma vida desregrada, achando que dinheiro era tudo, até o dia em que entrei numa situação financeira crítica. Fui ao fundo do poço. Aí me rendi aos pés de Cristo e Ele mudou meu viver. Hoje estou nesta caminhada cristã há 18 anos.

AcreNews – E seu encontro com a cozinha, como foi? Qual o primeiro prato?

Deocleciano Brito – Aos 10 anos, quando comecei a trabalhar na comissaria da VASP, onde era ajudante de copeiro, lavando pratos, copos, ajudando outras pessoas em outros setores. Foi ali onde tudo começou. Aprendi a cozinhar por ali. Costumo dizer o seguinte: sai de lá como auxiliar de cozinheiro. Foram três anos de aprendizado. Depois saí e fui vender quebi de arroz, refresco, lavar carro, engraxar sapatos e fui até borracheiro. Depois fui trabalhar como office-boy em um escritório de advocacia com alguns dos mais conceituados advogados na área de latifúndio, os doutores Luiz Saraiva Correia e João Batista Tezza. Foram três anos de aprendizado também, onde trabalhava no decorrer do dia e estudava a noite.

Pedi demissão e fui trabalhar numa padaria como entregador de pão. A matriz se chamava Panilanche e tinha três filiais, uma no bairro Floresta, outra no Conjunto Tucumã e a outra na esquina em frente ao Colégio Acreano. Nesta atividade, como entregador de pão, tinha que levantar 2:30 da madrugada. Pegava os funcionários no bairro da Cidade Nova e deixar na matriz, voltava para padaria da regional onde eu morava, no bairro da Floresta, carregava a Kombi e partia para as entregas nos bairros, retornado às 6:30. Ia com a minha patroa, dona Lurdes Ribeiro, ajudar ela na feira do mercado, retornava para descansar e acordava ao meio dia e já preparava o carro para fazer entrega na rede de supermercados UAI, na época.

Retornava e ia fazer as entregas de pães nos bairros, voltava as 17:30, conferia umas 30 caixas de refrigerante garrafa por garrafa dos carrinhos de lanches que saiam pela manhã para venda ambulante. Terminava, retornava para a padaria e ia para a aula, que começava às 19h e terminava as 22 horas. Não aguentei trabalhar e estudar, parei os estudos na 5° série. Sai da entrega e fui trabalhar na área administrativa da empresa, fui fazer um aperfeiçoamento em panificação no Senai do Rio de Janeiro, para ministrar aula no Senai aqui no Acre. Fui professor de panificação e confeitaria por 10 anos no Senai.

AcreNews – Quais os principais prêmios que você conquistou na carreira de Chef?

Deocleciano Brito – Como professor, treinador e avaliador nas Olimpíadas do conhecimento do Senai, que acontecia a cada dois anos, tive o reconhecimento do meu trabalho. Em 2015 recebi o prêmio Dólmã na categoria estadual, sendo indicado entre os três melhores chefs da gastronomia no estado do Acre e tive o privilégio de receber a estatueta, que é considerada como o Oscar da gastronomia brasileira. Mas o maior prêmio que recebi em toda minha carreira foi aceitar Jesus Cristo. Esse foi o maior de todos os prêmios.

AcreNews – Quais seus projetos para o futuro?

Deocleciano Brito – Ter um programa na TV onde possa ajudar muitas pessoas a mostrar seus dons na cozinha. Porém sei que tudo é no tempo certo de Deus em minha vida.

AcreNews – Quais suas atuações no momento dentro da gastronomia brasileira?

Deocleciano Brito – Sou Coordenador do Enchefsac; Embaixador da gastronomia acreana (Título vitalício); fui jurado no Masterchef BAND; presidente da Associação dos Profissionais de Cozinha do Acre (APC); vice-presidente e Delegado da CALC – Chefs Associados Latinoamerica e El Caribe e Brasil.

AcreNews – Quais suas invenções da cozinha mais badaladas fora do Acre?

Deocleciano Brito – Ah tem alguns, mas a sobremesa de kindim de açaí e o pão de queijo com tucupi e jambu mexeu com muita gente lá fora.

AcreNews – Bom demais estar contigo na tua cozinha, um local tão desejado, porque aqui sai muita coisa boa. Obrigado pela recepção!

Deocleciano Brito – Eu que agradeço. Deus abençoe seu jornal.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas