ACRE
Defendendo as prerrogativas, Gilberto Matos é empossado presidente da Asmac
Propondo diálogo franco e transparente entre as instituições, o juiz Gilberto Matos foi empossado presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), no antigo pleno do Palácio da Justiça. O representante da classe aproveitou para defender a independência funcional dos juízes e desembargadores.
Na cerimônia, que contou com a participação de diversas autoridades, Matos apontou ainda a importância da defesa da imagem dos magistrados para o livre exercício da função de julgar processos. Ele apresentou como exemplo as audiências de custódia e as críticas feitas sem conhecimento dos processos e da legislação.
“O ataque à magistratura baseada em informações rasas ou fora do contexto, como ferramenta de sensacionalismo não deve ser tolerada”, afirmou o novo presidente da Asmac.
O representante também propôs diálogo entre as instituições e anunciou visitas a todas as autoridades para tratar de temas que devem beneficiar os acreanos.
“Representantes dos poderes aqui presentes, neste biênio, em nosso mandato, assim como fizeram nossos antecessores, vossas excelências serão procuradas para tratarmos de assuntos de interesses comuns e que contribuam para o atendimento dos anseios da população, afinal, como agentes políticos e servidores que somos, a razão de nossa atuação é a população. Faremos isso mediante diálogo franco e transparente, ou seja, com viés republicano”, explicou.
Além de Matos, foram empossados a 1ª vice-presidente, a juíza Zenair Bueno, e o 2º vice-presidente, o juiz Alesson Braz, que devem participar ativamente da vida associativa. [Com informações da Assessoria]