Connect with us

POLÍTICA

Deputados reconhecem importância do Dia dos Médicos e fazem homenagem aos profissionais em sessão solene

Publicado

em

Por Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Na manhã desta segunda-feira (18) foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma sessão solene em homenagem ao dia do médico. A solenidade ocorreu a pedido do deputado Jenilson Leite (PSB), que convidou os profissionais da Saúde que atuaram na linha de frente no combate à Covid-19 no Estado.

Jenilson Leite, que presidiu a sessão, iniciou seu discurso parabenizando os médicos e destacando a importância deles para a sociedade. Disse, ainda, que o momento serve também para pedir maiores investimentos na saúde e garantia de condições adequadas de trabalho.

“Minha saudação aos médicos e seus familiares presentes neste momento tão importante. A classe médica e demais servidores de Saúde enfrentaram um grande desafio no período mais difícil da pandemia e eu reconheço o esforço de cada profissional. O trabalho de cada um dos senhores não tem preço, pois proteger a vida é algo imensurável. Foram os principais soldados na guerra para combater um vírus tão perigoso. Perdemos muitos colegas que ficaram expostos ao coronavírus para cuidar de outras pessoas. É fundamental o reconhecimento dos senhores”, enalteceu. 

O promotor Gláucio Ney Shiroma enalteceu o papel exercido pelos médicos durante a pandemia. “Passamos por um período de muitos desafios e vocês merecem nossos aplausos por todo esforço e dedicação. Alguns dos senhores certamente já nasceram com um talento, outros foram aprimorando com o tempo. Costumo dizer que o médico que só exerce a medicina não é completo, mas aqueles que como vocês agem com humanidade, abrilhantam essa profissão tão digna. O Ministério Público rende todas as homenagens a vocês”.

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado, Dra. Leuda Maria, externou sua gratidão pelo reconhecimento e pediu um minuto de silêncio dedicado aos profissionais de Saúde que perderam a vida durante a pandemia. “Nossa eterna gratidão pelo trabalho de vocês, não só na pandemia, mas todos os dias. Esse período serviu para evidenciar nosso trabalho, pois nós somos essenciais todos os dias. É uma imensa responsabilidade conduzir o CRM e tenho buscado fazer isso com muita lisura, contribuindo para que as condições de trabalho dos médicos seja a melhor possível. Agradeço a todos que contribuíram na minha formação, para que eu pudesse ser quem sou hoje”.

Paula Mariano, atual secretária de Saúde do Estado, falou sobre a rotina exaustiva que os médicos possuem. Ela enalteceu o trabalho desses profissionais, que ficaram ainda mais evidenciados durante a pandemia. “Agradeço a Deus pela vida, por estarmos aqui e pelo dom da medicina. Nossa rotina não é fácil e isso ocorre desde o momento em que escolhemos essa profissão. Registro meus parabéns a todos os colegas presentes, vejo alguns do interior também, minha gratidão. Nossa vida mudou completamente durante a pandemia, mas o importante é que tiramos muito aprendizado disso. Trabalhamos em conjunto e essa união que fez e faz a diferença na vida das pessoas. São muitos os desafios, mas nós temos continuamente tentado fazer o melhor”.

O deputado Jenilson Leite recebeu o certificado de Honra ao Mérito, pelos serviços prestados por ele como médico. Além dele, outros profissionais também receberam a honraria. A mesa de honra da solenidade contou com a participação da secretária de Saúde do Estado, Dra. Paula Mariano, da presidente do CRM/AC, Dra. Leuda Maria, o presidente do SINDMED, Dr° Guilherme Pulici, do titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, Dr° Gláucio Ney Shiroma, vice-presidente da Unimed, Dr° Marcus Vinícius Shoiti, presidente da Academia Acreana de Medicina, Dr. Amsterdã e da presidente da Associação dos Médicos do Acre, Dra. Jene Greice.

Também participaram da sessão os deputados: José Bestene (PP), Marcus Cavalcante (PTB), Jonas Lima (PT), Daniel Zen (PT) e Roberto Duarte (MDB)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Governador se reúne com prefeita Fernanda Hassem para ampliar parcerias entre o governo e Brasileia

Publicado

em

Por

Durante uma reunião institucional com a prefeita Fernanda Hassem, em Brasileia, o governador Gladson Cameli se comprometeu em ampliar as parcerias com o município. Os dois conversaram por quase duas horas nesta quinta, 27, visando ajustar projetos conjuntos assumidos anteriormente.

Durante o encontro, os gestores falaram sobre as demandas da cidade. Foto: Pedro Devani/Secom

“O meu objetivo com esta visita foi verificar em que o nosso governo está faltando com os compromissos assumidos com a Prefeitura de Brasileia. Vamos analisar as pautas, para que possamos, no verão, dar uma resposta positiva aos moradores do município. Temos que olhar para a recuperação dos ramais rurais e fazer uma parceria com a prefeitura, para ajudar numa operação de tapa-buracos na cidade”, afirmou Cameli.

O governador tem se posicionado a favor de realizar parcerias com todas as prefeituras acreanas, sem levar em consideração cores políticas e partidárias.

“Mas, além da minha postura democrática, vim visitar a minha amiga Fernanda, uma gestora exemplar que está no seu segundo mandato, e já é uma das mais bem avaliadas prefeitas da história do nosso estado. Quem sabe das necessidades dos municípios são os prefeitos e eu tenho que sentar na mesa para ouvir todos. No campo político podemos ter diferenças, o que é natural, mas o mais importante é manter o diálogo aberto para poder beneficiar a população”, ponderou o governador.

Unidos para ajudar Brasileia

A prefeita Fernanda Hassem avaliou positivamente o encontro com o governador. Ela revelou que os dois dialogaram sobre diversos problemas enfrentados pelo Estado e pelo Município. Assim, Fernanda espera que novas iniciativas institucionais conjuntas possam trazer resultados que beneficiem a população.

“O governador Gladson Cameli com a sua equipe veio visitar obras importantes no nosso município, como o anel viário, que está avançando mesmo no período de inverno. Ao vir aqui na Prefeitura de Brasileia para ouvir as nossas demandas, o governador mostra humildade. Queremos ampliar as parcerias com o governo do Estado para o próximo verão. Também recebemos com satisfação o anúncio da chegada, em breve, de 700 toneladas de massa asfáltica para as nossas ruas, que sofreram muito com as chuvas de inverno”, analisou a prefeita.

Fernanda Hassem ressaltou ainda que a premência em dar respostas aos anseios do moradores de Brasileia supera qualquer questão política. “As instituições precisam dialogar entre si. Principalmente em momentos difíceis, temos que nos unir para superar os problemas que afligem os moradores. Por isso, agradeço a essa agenda institucional com o governador. Devemos superar questões políticas para sermos instrumentos da vontade da população que nos elegeu”, afirmou a prefeita.

[Agência de Notícias do Acre]

Continue lendo

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco realiza ações integradas no atendimento à pessoas em situação de rua

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), vem realizando alinhamento e desenvolvendo estratégias com a rede de atendimento e os órgãos competentes da justiça, para que o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua seja efetivado de maneira eficaz.

Na tarde dessa quinta-feira, 27, equipes realizaram ação fruto de uma articulação e integração da rede que resultou na internação de um senhor muito conhecido no centro de Rio Branco. O nome dele será poupado por se trata de situação de vulnerabilidade social. Ele foi levado ao pronto socorro e recebeu atendimento especializado de toda a rede.

Ações como internações, atendimentos médico e social, acolhimento, vacinação,  alimentação, fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, entre outros, são realizados diariamente pelas equipes de abordagem social do Centro POP,  vinculado a SASDH e Consultório de Rua que é um dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Toda a atenção é voltada para o acompanhamento das pessoas que precisam de atendimento (Foto: Dircom)

As ações têm a coordenação da diretora de Assistência Social da SASDH, Keilla Carvalho, em parceria e acompanhamento do NATERA (MPAC).

Algumas ações também são integradas com SAMU, HUERB, Equipe do Leito de Saúde Mental, Gabinete Militar e articuladas pela diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, que acompanha pessoalmente as intervenções.

“É nosso dever e obrigação dispensar à todas as pessoas proteção e dignidade. Essa é uma bandeira do prefeito Tião Bocalom e da vice-prefeita e secretária da SASDH, Marfisa Galvão, e não seria diferente com as pessoas em situação de rua, que estão em extrema vulnerabilidade social, por diversos fatores”, frisou Rila Freze.

Nota do MPAC sobre a ação realizada

INFORME GERAL

_Situação do Sr. Ivanildo Barata da Silva (Pai da 1 Real)._

Informações sobre o caso do Sr. Ivanildo Barata da Silva, pessoa em situação de rua em condição de hipervulnerabilidade decorrente de agravos de saúde mental, uso abusivo de drogas e histórico de conflitos nas ruas da cidade.

*1* Em 18 de janeiro de 2022, o sistema de justiça (MPAC, TJAC e DPE), por meio de membros e assessores técnicos reuniu-se para realizar uma análise da situação do Sr. Ivanildo. Foram construídas algumas possibilidades a serem apresentadas e pactuadas pela rede de atendimento (SUS, SUAS e Segurança Pública).

*2*.Em 25 de janeiro de 2022, o MPAC/Natera, a DPE/SubNucleos de Direitos Humanos e equipe do Poder Judiciário, reuniram-se com a rede de serviços públicos (CAPS Ad, Leitos de Saúde Mental, Consultório na Rua, Hosmac, Samu, Centro Pop/Diretoria de Direitos Humanos do Município de Rio Branco) para fazer análise técnica do caso e pactuar uma estratégia para atendimento do Sr. Ivanildo levando em consideração todas as complexidades do caso e observando a legislação em vigor.

*3*. Como um dos encaminhamentos (conforme memória da reunião e acordos intersetoriais firmados), hoje pelas 14h procedeu-se à internação involuntária do Sr Ivanildo Barata realizada pelo SAMU com acompanhamento do Consultório na Rua e Centro Pop. O paciente foi encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco e seguira os demais fluxos dos serviços do SUS conforme pactuado e de acordo com as estratégias da rede de atenção psicossocial.

_Nosso reconhecimento e apoio às equipes e profissionais envolvidos no atendimento, na esperança que o Estado do Acre e o Município de Rio Branco logrem êxito na condução deste e dos demais casos._

Atenciosamente,

Equipe Natera/MPAC
Equipe do SubNucleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Acre.

Continue lendo

POLÍTICA

Vereador esclarece sua ausência do município, o problema grave de seu pai

Publicado

em

Por

O vereador Wagner Barroso do município de Pauini, no sul do Amazonas, usou sua página oficial no Facebook, para dar uma satisfação aos populares da cidade, sobre sua ausência da cidade. A questão é o problema de Saúde do seu pai.

Veja a nota.

Eu, Wagner Barroso, vereador do município de Pauini, eleito pela vontade popular, venho através das redes sociais, dar uma satisfação e um esclarecimento, de o por quê estou ausente da cidade de Pauini.

Estou no Estado de Rondônia, na cidade de Porto Velho, acompanhando meu pai, que encontra-se em tratamento no Hospital CEMETRON, em vias e eminência de se recuperar da Covid-19, para que a equipe médica possa submetê-lo a uma Cirurgia para implantação de uma Ponte de Safena na região do coração.

Peço encarecidamente que as pessoas possam respeitar meu momento, não fazendo análises precipitadas, mas sim, orando e torcendo para o sucesso do evento.

Acredito em Deus e nos médicos que dará tudo certo, para que em breve eu possa retornar para continuar a labuta diária.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas