Connect with us

EDUCAÇÃO

Doutora em Educação, filha de Tarauacá entrega livro com sua tese de doutorado na biblioteca da cidade

Publicado

em

A professora Rosinéia Frota, que concluiu recentemente o doutorado, entregou na manhã desta segunda-feira (24), na biblioteca de Tarauacá, Alcelmo Marinho Lessa, o livro fruto da tese de doutorado em Ciência da Educação. Ela foi recepcionada pela coordenadora do local, Ilka Frota.

Nascida em Tarauacá, Rosinéia Frota fez questão de prestigiar a cidade onde nasceu entregando ao acervo da biblioteca um exemplar. Acompanhada pela mãe, Dona Zélia Frota, a agora doutora em Educação, disse que o ato tem um significado especial.

“Foi um momento ímpar, uma vez que a coordenadora é minha prima legítima, filha da minha tia Vanda Frota, única irmã do meu pai Manoel Frota”, disse ela emocionada.

O livro está disponível aos leitores também no formato e-book e pode ser adquirido pela Amazon Kindle. “Minha gratidão a todos os leitores da minha cidade natal TARAUACÁ”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EDUCAÇÃO

Governo do Acre convoca 190 educadores aprovados em processos seletivos simplificados

Publicado

em

Por

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (SEE) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), divulgou no Diário Oficial desta sexta-feira, 13, a convocação de 190 professores e assistentes educacionais temporários aprovados nos processos seletivos simplificados vigentes.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, o governo segue firme com seu compromisso com a Educação. Entre efetivos e provisórios, nos últimos anos, o Estado já contratou 2.300 educadores. Com a convocação de hoje, esse número deve subir para 2.490. “É importante ressaltar que desses profissionais convocados, 93 são para a Educação Especial”, pontua.

Os candidatos devem comparecer aos endereços descritos nos editais para entrega de documentos e assinatura do contrato. Os novos contratados irão atender às escolas de Educação Básica de diversas cidades acreanas, nas modalidades de Ensino Regular, Educação Especial, Escolar Indígena e de Jovens e Adultos. Ao todo, são sete editais. Confira aqui:

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EDITAL Nº 11

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – ENSINO ESPECIAL – EDITAL Nº 012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – ENSINO REGULAR – EDITAL Nº 014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – 

EDITAL Nº 019

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EDITAL Nº 021

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – EDITAL Nº 023

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – ENSINO REGULAR – EDITAL Nº 026

Continue lendo

EDUCAÇÃO

Escola de Música do Acre abre 640 vagas para cursos de formação inicial

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Escola de Música do Acre (Emac), publicou na manhã desta sexta-feira, 13, no Diário Oficial, o processo seletivo para o ingresso de alunos em vagas e cadastro de reserva para cursos de formação inicial, por meio de sorteio público.

O público-alvo são estudantes matriculados na rede pública de ensino básico em 2022, com idade a partir de 6 anos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As inscrições ocorrem até o dia  18, por meio deste link para os alunos da rede pública, por meio deste link para a comunidade, ou diretamente na Emac, localizada na Avenida Central, 92, Conjunto Tucumã II, Bairro Distrito Industrial.

Entre os cursos ofertados pela Escola de Música estão técnica vocal, musicalização infantil, violão, guitarra, cavaco, ukulelê, contrabaixo, percussão (pandeiro, conga, triângulo e outros) e sopro (flauta, saxofone, clarinete e outros).

Esses cursos são gratuitos e desenvolvidos para ampliar o acesso dos acreanos à cultura. Buscam ainda inserir o aluno no processo de formação musical e, assim, provocar transformações sociais por meio da arte, além da descoberta de talentos e da profissionalização.

As inscrições ocorrem até o dia 18 e o sorteio será no dia 23, às 9h,  no auditório da Escola de Música com transmissão em live pelo Instagram da escola. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O público-alvo são estudantes matriculados na rede pública de ensino básico em 2022, com idade a partir de 6 anos.

O sorteio das vagas ocorrerá dia 23, às 9h no auditório da Escola de Música com transmissão em live pelo Instagram da Escola.

O ano letivo se inicia no dia 13 de junho e as aulas serão realizadas uma vez por semana, de forma presencial, nos turnos matutino e vespertino.

“Por meio da Emac vamos possibilitar às pessoas conhecer mais sobre os conceitos de musicologia, as necessidades que se tem de pesquisar a música acreana, seus compositores e as características específicas da nossa qualidade de música”, declarou o maestro Afonso Portela, coordenador-geral da Emac.

O ano letivo se inicia dia 13 de junho e as aulas acontecerão uma vez por semana. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Após dois anos sem promover os cursos, a escola retoma suas atividades, atendendo uma grande demanda de alunos, e se prepara para formar grupos de extensão com músicos instrumentistas e cantores acreanos.

Ainda segundo o maestro, a ideia é que futuramente a escola se torne uma extensão a nível técnico e superior em música: “É um pontapé inicial que estamos dando para incentivar e estimular tanto a educação musical quanto a formalização e a produção musical no estado”.

A Escola de Música tem por objetivo formar cidadãos qualificados, tanto no sentido musical como no quesito formação de plateia, sensibilidade artística e social.

Edital nº 1, dos alunos

Edital nº 2, da comunidade

Continue lendo

EDUCAÇÃO

Ufac abre 24 vagas para pós-graduação em estatística

Publicado

em

Por

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), divulgou nesta quarta-feira, 11, o edital para ingresso no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estatística, em nível de especialização.

O curso será desenvolvido em 435 horas, com um total de 27 créditos, e tempo de duração de 18 meses, e as condições de habilitação para preenchimento de 24 vagas ofertadas pela Ufac.

O Programa ofertará o total de 24 vagas, sendo 18 de Ampla Concorrência (AC) e 06 vagas para Política de Ações Afirmativas (PAA), distribuídas segundo a classificação das grandes áreas de conhecimento da CAPES. As inscrições devem ser enviadas até o dia 30 de maio no e-mail: ppge.ccet@ufac.br.

Caberá recurso em todas as etapas do Processo Seletivo, obedecendo aos prazos e horários estabelecidos no Cronograma.

Para mais informações, CLIQUE AQUI.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas