Connect with us

INTERIOR

Em Cruzeiro do Sul, Sejusp lança o Projeto SUAT, para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade 

Publicado

em

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, conduziu, na manhã desta segunda-feira, 27, na cidade de Cruzeiro do Sul, na Escola Maria Lima, bairro Cobal, o lançamento do Projeto SUAT (Seja um Adolescente de Triunfo), componente do Programa Acre pela Vida, chancelado pela Sejusp, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes, entre 12 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores de áreas de risco e demais voluntários que se encontrem dentro desta faixa etária.

Compuseram o dispositivo de honra, além do secretário Paulo Cézar, o diretor operacional da Sejusp, coronel Ulysses Araújo, o juiz de Direito titular da Vara da Infância e da Juventude, na Comarca, Marlon Machado, o coordenador da Sejusp, no Juruá, coronel James Clei, o coordenador do Gefron, coronel Glayson Dantas, o titular da Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul, delegado Rômulo Carvalho, a tenente-coronel da PMAC, Silva Lima, o comandante do Colégio Militar Dom Pedro II/CZS, major Rômulo Barros, a diretora da Escola Maria Lima, professora Eliane Lopes da Silva, o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho de Sousa, e a representantes da SEE, no Juruá, Ruth Bernadino. 

De acordo com o titular da Sejusp, “a iniciativa visa contemplar o desenvolvimento de cidadãos de bem, com atividades cívicas e morais, éticas, educativas, físicas, sociais e psicológicas serão apresentadas de maneira continuada, “no sentido de desenvolver um instinto natural nos jovens e adolescentes para a rápida distinção do certo e do errado, do bem e do mal, do lícito e do ilícito e suas consequências”.

Além disso, o secretário Paulo Cézar, durante o lançamento do projeto, ao contar um pouco de sua trajetória, lembrou da necessidade de resguardar essas crianças e adolescentes, “levando-os a uma vida digna, a partir da educação, do respeito aos pais, aos seus professores, e, principalmente, com Deus no coração, para afastá-los de qualquer atividade criminosa”, asseverou.  

A matriz curricular do projeto é composta por quatro áreas estratégicas de ensino, sendo elas a de Defesa Civil e Prevenção, de Formação Ética e Cidadã, de Desporto e de Generalidades, cujas disciplinas visam o repasse de conhecimentos imprescindíveis às jovens e aos adolescentes que se encontram em processo de formação cidadã. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade dos representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP, ativos e reservistas, com supervisão e o suporte da Coordenação da Sejusp na Regional do Juruá, que também auxiliará nas tratativas com os potenciais parceiros do projeto.

A meta da Sejusp, com o projeto, é atender 100 crianças e adolescentes, de 12 a 15 anos, por ano; reduzir a cooptação de jovens e adolescentes pelo crime; reduzir o número de jovens e adolescentes se envolvendo em atos ilícitos, mendigando ou prostituindo pelas ruas; diminuir a taxa de reprovação e evasão escolar; e formar 100 multiplicadores de conhecimentos e jovens aprendizes, a cada ano.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

INTERIOR

Novo espaço cultural entregue pelo Estado reúne entretenimento e geração de renda durante o Festival do Açaí

Publicado

em

Por

Iniciou-se na última sexta-feira, 12, a 23ª edição do Festival do Açaí, uma das maiores festas culturais do Acre. O tradicional evento acontece no novo centro de eventos de Feijó, entre os dias 12 e 14 de agosto.

O espaço utilizado para a festa foi construído pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), com o investimento de R$ 3,5 milhões, fruto de recursos próprios, e tem como objetivo garantir um espaço cultural com estrutura adequada e moderna a população.

“O centro de eventos possui mais de 500 metros de extensão e é a sede deste lindo evento, que vai gerar renda e emprego para esse município”, frisou o titular da Seinfra, Cirleudo Alencar.

O prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante, agradeceu o Estado e falou sobre o festival

“Vimos a alegria da população com os shows. O Festival do Açaí é um evento para as famílias e todos os empreendedores, traz cultura e desenvolve o comércio local”, destacou.

Além dos ambientes para as feiras de comidas típicas, brinquedos e artesanatos locais, o centro conta com um espaço exclusivo para shows.

Jocinélio Braga, de 48 anos, levou a família e aproveitou o novo espaço.

“Aproveitei o festival para trazer os filhos, e hoje vou assistir ao príncipe do teclados, o Zezo”, contou, na noite deste sábado, 13.

“Eu trabalhava no seringal e consegui o meu carrinho de vendas e esse espaço na feira. O novo centro de eventos também é muito bom, grande, mais pessoas podem trabalhar na feira”, é o relato de José Monteiro, 56.

Continue lendo

INTERIOR

Estado e Prefeitura de Cruzeiro do Sul lançam programa para garantir melhorias a estradas vicinais no Vale do Juruá

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira, 12, o Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), participou de solenidade do Sindicato Rural do município de Cruzeiro do Sul, onde foi lançado o Programa de Ramais, que visa atender mais de 480 km de estradas vicinais no Vale do Juruá. O evento ocorreu na Comunidade Santa Luzia.

O presidente do Deracre, Petronio Antunes, enfatizou que o lançamento do programa no Vale do Juruá deve garantir mais trafegabilidade e acesso para mais de 1000 pessoas na região.

“Estamos participando desse evento e garantindo mais obras de melhoramento nos ramais, para que as pessoas tenham mais acesso, e o Estado tem priorizado a população que mora na zona rural”, destacou.

Antunes ressaltou que o Consórcio Adinn & Atlas & Versátil deve avançar com serviços de conservação, terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, construção de pontes e reabertura de ramais.

“O Estado está investindo mais de R$ 15 milhões em serviços, que devem ser executados em 480 km de ramais para atender quem mais precisa, que é o homem do campo, aquele que mora na zona rural e precisa escoar sua produção”, disse.

Continue lendo

INTERIOR

Estado e Prefeitura de Mâncio Lima entregam nova Ponte do Ramal do Viola e garantem acesso de mais de 300 produtores rurais

Publicado

em

Por

O Estado do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima, concluiu a obra de recuperação da Ponte do Viola sobre o Igarapé Branco, no município.  A nova ponte tem 32 metros de comprimento por 5 metros de largura e garante o tráfego de 300 produtores rurais, no Ramal dos Caetanos.

“É com imensa alegria que entregamos a Ponte do Viola, uma reivindicação da população que foi atendida pelo Estado e executada em parceria com o Município, para levar mais acesso aos produtores rurais da região”, enfatizou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.

A obra de reforma garantiu a troca do pavimento antigo, que deu lugar a uma nova ponte.

“Trabalhamos em parceria com a prefeitura dia e noite para garantir o acesso dessas famílias que tanto precisam escoar sua produção, ter acesso a serviços básicos, como saúde, educação e emprego”, destacou o gerente do Deracre em Cruzeiro do Sul, José Mauri Barboza.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas