Connect with us

GOSPEL

Em livro, jornalista aborda pesquisas com o Chá Hoasca e relata Sessão da UDV

Publicado

em

Por UDV/ Imagem: Reprodução

Foi lançado dia 13 de maio o livro “Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (Fósforo Editora), do jornalista e escritor Marcelo Leite. Com mais de quatro décadas de atividade profissional, Marcelo Leite assina uma coluna em formato de blog no jornal Folha de S. Paulo e é um dos principais jornalistas especializado em ciência e meio ambiente do Brasil. O livro de 266 páginas apresenta as pesquisas feitas, especialmente do ano 2000 para cá, a fim de investigar os efeitos do Chá Hoasca, da ibogaína, da psilocibina, do MDMA e do LSD sobre a saúde humana e o potencial que eles têm para tratar de males como alcoolismo, estresse pós-traumático, dependência de drogas e depressão.

Na maior parte da obra, o autor aborda as pesquisas que estão sendo conduzidas por brasileiros, e o capítulo sobre as pesquisas a respeito do Chá Hoasca é o maior do livro. Um dos cientistas cujo trabalho é tratado nesta parte é o psiquiatra Luis Fernando Tófoli, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e que foi sócio da União do Vegetal entre 2003 e 2013, tendo inclusive participado da direção do Demec (Departamento Médico e Científico da UDV). Entre outros assuntos, Tófolli fala da pesquisa que fez, junto com o psiquiatra e Conselheiro Francisco Assis de Souza Lima (Núcleo Samaúma – Araçariguama-SP), também colaborador do Demec, para investigar a saúde mental dos sócios do Centro entre os anos de 1994 e 2007.

Publicada numa obra alemã, essa pesquisa mostrou que, estatisticamente, a saúde mental dos sócios da UDV encontra-se na mesma média da população brasileira em geral, e até um pouco melhor. O livro também dedica duas páginas para descrever os estudos a respeito do chá, nos quais a União do Vegetal colaborou com pesquisadores acadêmicos, inclusive de fora do Brasil: o Projeto Hoasca, de 1993, e o estudo com jovens, já no século 21.

Sessão

Como parte de sua investigação para o livro, o jornalista pediu para participar de uma Sessão de Vegetal na UDV. Sua solicitação foi aceita, e em fevereiro de 2020 ele participou de uma Sessão destinada à pessoas que bebem o Vegetal pela primeira vez na UDV, realizada no Núcleo Menino Galante (Mairiporã-SP). O texto do livro reserva oito páginas para relatar sua visita ao Núcleo e sua experiência da burracheira. O autor descreve em detalhes o ambiente do Núcleo, a sensação de ter sido bem recebido pela irmandade, o ritual da Sessão, o comportamento do Mestre Dirigente da Sessão (Mauricio Bernis) e das demais pessoas que estavam com ele na oportunidade.

Marcelo Leite apresenta uma boa descrição do que pode perceber da burracheira. “Era impossível adormecer, pois tinha a mente em grande atividade, ainda que não em pensamentos verbais, analíticos, narrativos. Às vezes sim, mas em geral era um fluxo em que predominavam sentimentos e imagens misturados com palavras.” “Estranha mesmo essa força”, ele conclui.

No processo de levantamento das informações para escrever o livro, o jornalista também entrevistou, em novembro de 2019, o presidente da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Tadeo Feijão.

Pesquisas

Embora as pesquisas a respeito da Hoasca estejam ocorrendo há décadas, ainda são bem pouco conhecidas pelo público mais geral. Só mais recentemente as notícias sobre os seus benefícios para a saúde passaram a ganhar mais espaço na mídia, e um dos principais responsáveis é o próprio Marcelo Leite, que também mantém um blog sobre o tema, intitulado Virada Psicodélica (www.viradapsicodélica.blogfolha.uol.com.br).

Neste sentido, o livro é uma bem-vinda iniciativa para apresentar o que há de mais recente nos estudos com o chá para uma audiência bem ampla, e sob um ponto de vista estritamente científico.

“Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” já está à venda nas livrarias e em sites. O preço recomendado é de R$ 69,90.

Está à venda também no site da Fósforo Editora.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSPEL

Pastor de Rio Branco faz live perto de meia noite e atrai centenas de pessoas a procura de oração: “O povo tá doente”, diz

Publicado

em

Por

O pastor pentecostal Paulo Barbosa dos Santos, conhecido, também, pela voz aguda, razão do apelido de “Voz de Trovão”, virou espécie de celebridade das redes sociais desde o início da pandemia por suas lives. Centenas de pessoas são seguidoras de suas mensagens e orações. Na noite desta segunda-feira ele bateu um recorde: 100 pessoas aceitaram Jesus Cristo como salvador.


Questionado pelo Acrenews Gospel sobre como atraiu tanto seguidor para suas aparições nas redes sociais, ele tem a resposta seca: “O povo está doente, amado, precisando de Jesus Cristo”. Ele diz que o “inimigo”, atribuição dada a Satanás, “está trabalhando forte sabendo que Jesus está voltando vai investir pesado contra as pessoas”, razão pela qual quem tem o dom de pregar a palavra precisa urgentemente usar o recurso que tiver para levar o evangelho as pessoas.


Para acessar a live do pastor Paulo e ouvir suas pregações e profecias é ficar atento a partir das 22 h. O endereço no Facebook é Paulo Barbosa dos Santos.

Continue lendo

GOSPEL

Testemunhas de Jeová escrevem sobre como enfrentar o novo ano: “Seja mais feliz”

Publicado

em

Por

Planos para 2022: Seja mais feliz
Com a chegada de mais um ano, muitos já começam a traçar planos e metas. Ao fazer um balanço das suas vidas, acabam sentindo a necessidade de algumas mudanças. Essa pandemia prolongada deixou um déficit em diversas áreas — especialmente no campo emocional. Diante do cenário mundial repleto de perdas, ser mais feliz parece algo bem distante… principalmente quando não se tem o controle da situação.

O artigo Como ser feliz será de grande ajuda para quem almeja encontrar a felicidade duradoura. Ele está disponível no site JW.ORG e poderá ser baixado gratuitamente, assim como outros conteúdos. O artigo mostra que a verdadeira felicidade depende de uma série de fatores, destacando:

• encontrar contentamento;
• evitar a inveja;
• cultivar amor pelas pessoas;
• e desenvolver resiliência.

Pesquisas indicam que meditar nos aspectos positivos da vida e mostrar gratidão promovem uma maior sensação de bem-estar; demonstrar amor e bondade resultam em paz. Certa vez, um grande sábio disse: ‘A felicidade vem de dar e não de receber.’ Nesse clima de incertezas quanto ao futuro, é importante saber enfrentar os problemas e dar a volta por cima sempre!

As informações do site JW.ORG são cuidadosamente pesquisadas e direcionadas a pessoas de todas as idades, formações e culturas. Atualmente, o site está disponível em 1.044 idiomas.

Veja outras sugestões práticas sobre saúde:

• Fique satisfeito com o que tem e seja generoso
• Vídeo: Deixe a tristeza de lado

Continue lendo

GOSPEL

Pastor Reginaldo Ferreira escreve nesta segunda, 17, sobre a “bendita esperança” em Cristo Jesus

Publicado

em

Por

A BENDITA ESPERANÇA

Bem-aventurados os que a tem!

Se você não a tem, alcance-a, admitindo Cristo Jesus como Senhor em sua vida!

Há quatro grandes verdades essenciais do cristianismo, que formam as colunas da bendita esperança do crente.

1. JESUS MORREU EM NOSSO LUGAR – 2 Coríntios 5:15 E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Tamanho altruísmo, só deve ser respondido com um viver em santa gratidão.

2. JESUS RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS E TRIUNFOU SOBRE A MORTE – 1 Pedro 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Temos esperança e podemos cantar alegremente.

3.  JESUS VOLTOU AO CÉU – Marcos 16:19 Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus.

Jesus nos mantém seguros.

Ele enviou o Espírito Santo, o Consolador, para está para sempre conosco, assentou-se a destra do Pai e intercede por nós.

Que fato maravilhoso. Aleluia!

4. JESUS VAI VOLTAR  – 1 Tessalonicenses 4:16 Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

1 Tessalonicenses 4:17 Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

1 Tessalonicenses 4:18 Consolem-se uns aos outros com essas palavras.

Jesus vai voltar, voltará gloriosamente para buscar sua igreja. Haverá ressurreição e glorificação.

“Maranata, Maranata!”

Essas verdades enchem nosso peito de doçura e abrem para nós uma eterna fonte de paz, alegria e consolação.

Pr Reginaldo Ferreira

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia