Connect with us

GOSPEL

Em livro, jornalista aborda pesquisas com o Chá Hoasca e relata Sessão da UDV

Publicado

em

Por UDV/ Imagem: Reprodução

Foi lançado dia 13 de maio o livro “Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (Fósforo Editora), do jornalista e escritor Marcelo Leite. Com mais de quatro décadas de atividade profissional, Marcelo Leite assina uma coluna em formato de blog no jornal Folha de S. Paulo e é um dos principais jornalistas especializado em ciência e meio ambiente do Brasil. O livro de 266 páginas apresenta as pesquisas feitas, especialmente do ano 2000 para cá, a fim de investigar os efeitos do Chá Hoasca, da ibogaína, da psilocibina, do MDMA e do LSD sobre a saúde humana e o potencial que eles têm para tratar de males como alcoolismo, estresse pós-traumático, dependência de drogas e depressão.

Na maior parte da obra, o autor aborda as pesquisas que estão sendo conduzidas por brasileiros, e o capítulo sobre as pesquisas a respeito do Chá Hoasca é o maior do livro. Um dos cientistas cujo trabalho é tratado nesta parte é o psiquiatra Luis Fernando Tófoli, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e que foi sócio da União do Vegetal entre 2003 e 2013, tendo inclusive participado da direção do Demec (Departamento Médico e Científico da UDV). Entre outros assuntos, Tófolli fala da pesquisa que fez, junto com o psiquiatra e Conselheiro Francisco Assis de Souza Lima (Núcleo Samaúma – Araçariguama-SP), também colaborador do Demec, para investigar a saúde mental dos sócios do Centro entre os anos de 1994 e 2007.

Publicada numa obra alemã, essa pesquisa mostrou que, estatisticamente, a saúde mental dos sócios da UDV encontra-se na mesma média da população brasileira em geral, e até um pouco melhor. O livro também dedica duas páginas para descrever os estudos a respeito do chá, nos quais a União do Vegetal colaborou com pesquisadores acadêmicos, inclusive de fora do Brasil: o Projeto Hoasca, de 1993, e o estudo com jovens, já no século 21.

Sessão

Como parte de sua investigação para o livro, o jornalista pediu para participar de uma Sessão de Vegetal na UDV. Sua solicitação foi aceita, e em fevereiro de 2020 ele participou de uma Sessão destinada à pessoas que bebem o Vegetal pela primeira vez na UDV, realizada no Núcleo Menino Galante (Mairiporã-SP). O texto do livro reserva oito páginas para relatar sua visita ao Núcleo e sua experiência da burracheira. O autor descreve em detalhes o ambiente do Núcleo, a sensação de ter sido bem recebido pela irmandade, o ritual da Sessão, o comportamento do Mestre Dirigente da Sessão (Mauricio Bernis) e das demais pessoas que estavam com ele na oportunidade.

Marcelo Leite apresenta uma boa descrição do que pode perceber da burracheira. “Era impossível adormecer, pois tinha a mente em grande atividade, ainda que não em pensamentos verbais, analíticos, narrativos. Às vezes sim, mas em geral era um fluxo em que predominavam sentimentos e imagens misturados com palavras.” “Estranha mesmo essa força”, ele conclui.

No processo de levantamento das informações para escrever o livro, o jornalista também entrevistou, em novembro de 2019, o presidente da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Tadeo Feijão.

Pesquisas

Embora as pesquisas a respeito da Hoasca estejam ocorrendo há décadas, ainda são bem pouco conhecidas pelo público mais geral. Só mais recentemente as notícias sobre os seus benefícios para a saúde passaram a ganhar mais espaço na mídia, e um dos principais responsáveis é o próprio Marcelo Leite, que também mantém um blog sobre o tema, intitulado Virada Psicodélica (www.viradapsicodélica.blogfolha.uol.com.br).

Neste sentido, o livro é uma bem-vinda iniciativa para apresentar o que há de mais recente nos estudos com o chá para uma audiência bem ampla, e sob um ponto de vista estritamente científico.

“Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” já está à venda nas livrarias e em sites. O preço recomendado é de R$ 69,90.

Está à venda também no site da Fósforo Editora.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GOSPEL

Presidente da Ameacre, pastor Eldo Gama elogia postura do Ministério Público de proibir campanha em púlpito de igreja

Publicado

em

Por

O pastor Eldo Gama, presidente da Igreja Batista Filadélfia no Acre, e também presidente da Ameacre (Associação dos ministros do evangelho do Acre) achou coerente a posição do Ministério Público em coibir as igrejas evangélicas, como qualquer outra instituição de cunho religioso usar sua plataforma de ensino, no caso, os púlpitos dos templos para o uso indevido de propaganda política, proibindo seus líderes religiosos em usar o espaço para a fala de candidatos políticos no período eleitoral.

“Essa é uma maneira até mesmo de frear o ímpeto de muitos candidatos que chegam às igrejas com segundas intenções”, disse Gama. E o mesmo ainda ratificou: “As igrejas devem ter receio de cometer alguma infração perante ao MP como ao TRE, portanto, nada mais justo do que estes órgãos competentes estabelecerem as normas cabíveis para que as igrejas e os próprios candidatos não venham ser futuramente penalizados”.

Continue lendo

GOSPEL

Convite: Pentecostal do Montanhês realiza o 1° Culto dos Jovens com vários palestrantes

Publicado

em

Por

A Igreja Pentecostal Jesus é o Caminho localizada no bairro Montanhês realiza no domingo (28) de agosto o 1° Culto dos Jovens. O evento terá quatro pregadores e contará ainda com a banda gospel Ágape que animará os presentes. A sede da igreja fica localizada na Rua Esperança, N°40, bairro Montanhês, em Rio Branco.

O evento vem sendo organizado pelo Levita Weverton Silva e sua esposa, Nayara Rodrigues. A Igreja Pentecostal do Montanhês é dirigida pelo Pastor José Seixas e sua esposa, Júlia Almeida.  A entrada é gratuita e aberta ao público.

Continue lendo

GOSPEL

Evangélicos ‘lotam’ chapas de partidos nas eleições deste ano no Acre; perto de metade afirma ser membro de alguma Igreja

Publicado

em

Por

Foto: Antônia Lucia, Mailza Gomes, Cadmiel Bonfim e Gilberto Cabral

Evandro Cordeiro

Os partidos que montaram chapa para disputar as eleições desse ano no Acre conseguiram preencher suas chapas com muitos representantes de igrejas evangélicas. O que diminuiu foi o número de pastores, em relação a disputas eleitorais nos últimos dez anos. “Os pastores têm funções muito nobres do ponto de vista espiritual. Não devem mesmo entrar nisso”, diz o experiente pastor Raimundo Tadeu. Para ele qualquer membro pode ir à luta política, menos os líderes, levantados por Deus para aquela missão específica.

Jesuíta Arruda e Suelen Carlos

A lista de candidatos crentes é tão extensa que o melhor seria não citar nenhum, mas há um grupo tão conhecido que é impossível não lembrar. Talvez Gilberto Cabral, candidato a federal pelo PP, e a própria Senadora Mailza Gomes, também do PP, possam puxar essa lista. Cabral é pastor, mas não está à frente de nenhum ministério. Ele é um símbolo da transição da pregação do evangelho do púlpito para os órgãos de comunicação. Foi ele que, há 20 anos inaugurou programas gospels na televisão. A eles seguem o sargento PM e deputado estadual Cadmiel Bonfim (PSDB), que vai para a reeleição, Juracy Nogueira, um ex-vereador de Rio Branco que tenta voltar a política disputando a eleição para deputado estadual pelo Patriotas. Arlenilson Cunha, do PL, Eber Machado, Eudemir Gomes e Antônia Lúcia, pelo Republicano, além de Suelen e Jesuíta Arruda pelo PSD, estão numa lista onde aparecem, ainda, a “Sapato de fogo” missionária Otacília, do PL.

Eudemir Gomes, Arlenilson Cunha e Juracy Nogueira

Único representante do candomblé

Edy Bastos

O professor, radialista e músico Edy Bastos é o único representante das religiões de matriz africana nas eleições desse ano, pelo menos assumido. Do PCdoB, ele é ogan do tambor e faz questão de espalhar seu axé por onde passa.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas