Connect with us

SAÚDE

Em parceria com o Ministério da Saúde, Governo do Acre entrega medicamentos para famílias alagadas

Publicado

em

Rio Branco, capital do Acre, enfrenta uma das maiores enchentes já registradas em sua história, com o rio mantendo-se acima dos 17 metros. Diante da situação crítica, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou uma ação para promover a saúde das pessoas afetadas pela situação de emergência.

Na terça-feira, 5, foi feita uma entrega de um kit de insumos e medicamentos recebidos do Ministério da Saúde (MS) para o Município de Rio Branco. A distribuição foi efetuada no Parque de Exposições, com o objetivo de oferecer suporte médico essencial às vítimas da enchente.

Cada um dos kits de calamidade entregues contém 32 diferentes tipos de medicamentos, 16 insumos e um total de 4.500 itens, incluindo seringas, gazes, máscaras e luvas. Esses materiais têm a capacidade de atender até 1.500 pessoas, fornecendo os recursos necessários para os cuidados de saúde básicos durante o período crítico.

Secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou a importância desses medicamentos e insumos, especialmente durante a fase de recuo das águas, quando as pessoas retornam para suas casas. “As doenças vêm quando o nível das águas baixa. Nessa situação, como Estado, precisamos prover o mínimo das condições de atendimento à população. Fizemos essa entrega a Rio Branco, que foi um dos municípios mais atingidos pelas águas”, destacou.

Rafaela Brito, diretora de Assistência de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa). Foto: Odair Leal/Sesacre

Rafaela Brito, diretora de Assistência de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), agradeceu o apoio do Estado e do Ministério da Saúde, destacando que todas as ações estão sendo coordenadas para proporcionar o melhor atendimento possível às famílias desabrigadas. “Estamos trabalhando para evitar que as pessoas desabrigadas adoeçam após a cheia”, ressaltou.

Luiz Belino é ponto focal da Vigidesastres Nacional da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

Luiz Belino, ponto focal da Vigidesastres Nacional da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, frisou a importância dos comunicados técnicos ao longo do processo: “Reforçamos a necessidade das notificações e das informações epidemiológicas oportunas, para que a gente possa continuar esse trabalho. E nos colocamos à disposição”.

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro. Foto: Odair Leal/Sesacre

Ainda, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, expressou a solidariedade do Ministério Público às pessoas afetadas pela enchente. Ele ressaltou a importância da colaboração de todos os envolvidos, do Estado e Município, para minimizar o sofrimento das pessoas. “Estamos todos imbuídos desse bom propósito de cooperar e buscar minimizar os problemas que já aconteceram e que ainda virão a acontecer”, disse.

Kits calamidade

O Ministério da Saúde já enviou 13 kits de medicamentos e insumos estratégicos para prestar assistência ao povo acreano vítima das enchentes. Até o momento, 19 dos 22 municípios acreanos estão em situação de emergência, decretada pelo governador do Estado.

Foto: Odair Leal/Sesacre
Foto: Odair Leal/Sesacre
Foto: Odair Leal/Sesacre
Foto: Odair Leal/Sesacre
Foto: Odair Leal/Sesacre
Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas