Connect with us

POLÍTICA

Gladson e empresários celebram pacto pela retomada do crescimento no pós-pandemia

Governador diz que caminhará irmanado com a iniciativa privada para promover mecanismos que possam alavancar a economia e gerar novos empregos e renda; defesa da abertura da estrada para Pucallpa está na pauta governamental para a região

Publicado

em

Agência AC | Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governador Gladson Cameli defendeu nesta quarta-feira, 25, um pacto pela construção da estrada até o Oceano Pacífico pelo Vale do Juruá, via Pucallpa, cidade peruana que está a 200 quilômetros de Cruzeiro do Sul. O chamado pela união de esforços entre a iniciativa pública e a privada acontece no 1° Seminário de Associações Comerciais do Juruá, no auditório do Senac de Cruzeiro do Sul (a 640 quilômetros de Rio Branco), com a participação de representantes de todas as associações comerciais dos municípios acreanos e a classe empresarial.

Gladson defendeu um pacto pela construção da estrada até o Oceano Pacífico pelo Vale do Juruá, via Pucallpa, cidade peruana que está a 200 quilômetros de Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

“Precisamos adotar uma consciência de geração de empregos, por meio de um pacto com todos os segmentos da iniciativa privada, que possa sair daqui já. Defendo a Estrada do Pacífico saindo por aqui e me coloco à disposição para o que for preciso. Agora, é preciso que me deem a fórmula do remédio que deve ser usado por parte do governo”, afirmou Cameli para um auditório de prefeitos, vereadores e comerciantes dos cinco municípios do Vale do Juruá.

Seminário reúne toda a classe empresarial do Acre em torno de uma pauta comum para a retomada do crescimento econômico pós-pandemia. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

O objetivo do seminário, que é organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre) e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), é reunir toda a classe empresarial do Acre em torno de uma pauta comum para a retomada do crescimento econômico pós-pandemia.

“É preciso que o governo do Estado nos ajude intermediando um diálogo com a classe política, seja no governo federal, seja no Congresso Nacional, com a bancada acreana em Brasília e na Assembleia Legislativa, para que possamos aumentar os empregos nas diversas áreas da infraestrutura e de serviços”,  ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano Ribeiro.

Evento é considerado de alto nível pelas instituições representadas. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

O evento é considerado de alto nível pelas instituições representadas. Uma delas é George Pinheiro, presidente da CACB, entidade formada por mais de 2,3 mil associações comerciais e com 216 anos de existência no Brasil.

“Foi aqui no Acre que comecei minha trajetória por um comércio e uma indústria fortes. E, apesar de sermos um estado privilegiado em que temos um governador compromissado com sua população, em dia com a folha de pagamento, essa é  uma condição rara hoje no restante do país, principalmente por conta da pandemia”, asseverou Pinheiro.

George Pinheiro (direita) é presidente da CACB, entidade formada por mais de 2,3 mil associações comerciais e com 216 anos de existência no Brasil Foto: Marcos Vicentti/Secom.

A defesa da abertura da rodovia para o Peru, permitindo que o Brasil tenha acesso aos portos peruanos pelo Acre, na opinião de todos os participantes, devem nortear a pauta dos poderes Executivo e Legislativo a partir de agora, como arma para o desenvolvimento regional.

Um deles é o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. “Conseguimos que 90% da população de 12 anos para cima fosse vacinada. Temos sofrido ainda entraves remanescentes das quatro enchentes consecutivas e hoje vocês não têm ideia de quão difícil é, para o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Francisco Pianko, levar insumos para o comércio e para a construção civil no seu município. São situações que podem ser eliminadas com políticas sérias a serem formatadas aqui, neste seminário”, afirmou Lima.

Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, acredita que barreira dos isolamento podem ser quebradas a partir de discussões no seminário, com políticas sérias. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

O 1° Seminário de Associações Comerciais do Juruá se estende até esta quinta-feira, 26, com palestras e composições de projetos e protocolos que vão possibilitar uma agenda pelo crescimento econômico e social do Acre.

Participam também do encontro o presidente da Federacre, Rubenir Guerra; o prefeito de Tarauacá, no Vale do Envira, Kiefer Cavalcante; e o prefeito de São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina, Rafael Caleffi; além de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, entidade também organizadora do evento.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Gladson Cameli solicita à Sesacre e Sefaz pagamento do Auxílio Temporário aos servidores da Saúde e Segurança Pública do Acre

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli, pediu para que a Secretaria Estadual Saúde do Acre (Sesacre) e a Secretaria de Estado de Fazenda do Acre (Sefaz) o retorno do pagamento do adicional de insalubridade, destinado aos servidores da Saúde, e o Novo Auxílio Temporário de Emergência em Saúde (ATS), para os servidores da Saúde e da Segurança Pública.

Com o retorno do pagamento do auxílio, mais de 10 mil servidores terão direito a receber o recurso.

A informação foi confirmada pela secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira, 18, no Palácio Rio Branco, para falar das medidas do Estado no enfrentamento da terceira onda do COVID-19.

O Adicional de Insalubridade e Auxílio Temporário de Emergência é destinado para servidores da Saúde, da Fundação Hospital Estadual do Acre, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto de Administração Penitenciária e do Instituto Socioeducativo, bem como do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor e da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres e deve ser investido mais de 4 milhões de reais mensais para o pagamento destes profissionais.

Continue lendo

POLÍTICA

Deputado da ALEAC é empossado secretário-geral da UNALE

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O deputado da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), José Luis Tchê (PDT) foi empossado nesta semana como membro da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Tchê assumiu a cadeira de secretário-geral. A solenidade aconteceu na sede da entidade em Brasília, com transmissão online e ao vivo pelos canais oficiais da Unale.

A mesa diretora de entidade será composta ainda pelo deputado Lidio Lopes (MS) como presidente, a deputada Ivana Bastos (BA), como tesoureira-geral, deputado Diogo Moraes (PE), como vice-presidente da Região Nordeste, deputada Tia Ju (RJ), como vice-presidente da Região Sudeste, deputado Gabriel Picanço (RR), como vice-presidente da Região Norte, deputado João Batista (MT), como vice-presidente da Região Centro-Oeste e deputado Ernani Polo (RS), como vice-presidente Região Sul, entre outros parlamentares que ocuparão os demais cargos da diretoria executiva.

“Mais um vez fico grato por ocupar uma importante cadeira na diretoria da entidade, serei secretário-geral no mandato de 2022. Agradeço a nossa ex-presidente, por todos os serviços prestados enquanto esteve à frente da nossa união. Que possamos juntos fazer as melhores escolhas, sempre em prol da população. Que Deus nos abençoe e seguimos firmes”, disse Tchê.

Continue lendo

POLÍTICA

Ao possibilitar contratação de técnicos para deslanchar gestão, Bocalom comemora e agradece a todos pela aprovação de reforma

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), está empolgado com a aprovação da reforma administrativa. Ele disse ao AcreNews que o projeto abre possibilidades, sobretudo para a contratação de mão de obra especializada, que garantirá o sucesso de sua gestão.

Animado, Bocalom acordou na madrugada desta sexta-feira, 21, às 4 da manhã, como faz todo dia, mas desta vez para escrever uma carta em agradecimento a toda a equipe envolvida na construção e aprovação da reforma. Além dos técnicos da prefeitura, que trabalharam para criar um projeto com muita responsabilidade, o prefeito agradeceu aos dez vereadores que entenderam a mensagem dele e votaram pela aprovação.

A reforma, segundo o prefeito, não é para atender política, mas garantir o andamento técnico da prefeitura, com quadro defasado de servidores. Em um ano de mandato, ele não tinha conseguido ainda contratar, por exemplo, um arquiteto, para cuidar da paisagem da capital. Com a reforma este e outros profissionais poderão ser convidados para transformar Rio Branco.

VEJA A MENSAGEM QUE O PREFEITO ENVIOU A EQUIPE ESTA MADRUGADA

Bom dia a todos grandes guerreiros de uma gestão transparente e eficiente!

Esta vitória na aprovação do projeto de reforma Administrativa é de todas as equipes, Neiva, Dr Jorge, Dr Josinei, Dr James, Valtim, Elder(destaco aqui a experiência viva no trato com o legislativo) e por que não dizer, do trabalho de nossos vereadores liderados pelo Raimundo Castro, cujos nomes estão na foto acima do painel de votação.

Não esqueçamos da participação fundamental de nosso presidente Cap N Lima, que não aparece no painel por ser o presidente que só vota em momentos especiais.

Obrigado! Obrigado!

Obrigado!

A arrancada para nosso grande sucesso, foi dada, mostrando que temos um apoio efetivo na Câmara Municipal, o que nos trará mais tranquilidade para executarmos nossos trabalhos.

Fraterno abraço a cada um!

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia