Connect with us

ACRE

Gladson e outros governadores pedem ajuda à ONU para combater o Covid-19

Publicado

em

A tarde desta sexta-feira, 16, foi marcada por mais uma reunião do Fórum Nacional de Governadores, desta vez com a secretária-geral adjunta das Nações Unidas (ONU), Amina J. Mohammed, para um reforço do pedido de ajuda internacional em medicamentos e vacinas contra a Covid-19 para o Brasil no momento em que o país ainda vive o pior momento da pandemia. 

O governador Gladson Cameli participou do encontro virtual, onde foi entregue uma carta a secretária da ONU com um pedido de ajuda humanitária ao Brasil. 

Segundo o governador do Piauí e presidente do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias, a dificuldade no país para avançar na vacinação contra a Covid-19 e o índice elevado de mortes provocadas pela doença tem tornado o Brasil no epicentro da pandemia no mundo, sendo o país de maior risco na propagação de variantes do novo coronavírus. Além disso, apresenta colapso na rede hospitalar, com falta de oxigênio, medicamentos e insumos em muitas regiões de saúde.

Na carta entregue a ONU, os governadores pedem garantia de envio de 9,1 milhões de doses de imunizantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Cita 11 milhões de doses da vacina Astrazeneca que deveriam ter sido entregues em janeiro e pedem previsão para entrega de 11 milhões de doses desta mesma vacina pelo Instituto Serum da Índia.

Consta também na carta um pedido de permissão ao governo estadunidense para o Brasil comprar ou receber como empréstimo, para posterior devolução em vacinas, de 10 milhões de doses da Astrazeneca (EUA). Requer ainda a antecipação de IFAs (insumo farmacêutico ativo) em entrega extra para este mês de abril, suficientes para produção de 15 milhões de doses de imunizantes pelo Instituto Butantan, evitando falta de vacina para segunda dose neste mês no Brasil.

A secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, destacou que a Organização já ajuda o país, mas com as atenções do mundo voltadas ao Brasil devido a pandemia, isso deve se intensificar. 

“A ONU também está fortemente comprometida com a solidariedade e aumento da cooperação internacional para garantir uma distribuição justa e eficaz das vacinas em todo o mundo, inclusive no Brasil. De modo geral, alcançamos os principais países fabricantes de vacinas para descobrir ações que possam ser feitas para apoiar esse acesso equitativo e justo”, destacou Amina. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Detran define programação da Semana Nacional de Trânsito 2021

Publicado

em

Por

Agência AC

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante esses dias, ações serão desenvolvidas em todo o país com o objetivo de conscientizar os atores envolvidos no trânsito, na tentativa de diminuir o número de acidentes.

Em 2021, o Detran retoma as ações educativas presenciais. Foto: Arquivo Detran

De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece em 5º lugar no ranking de países recordistas em mortes no trânsito. Além disso, a OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, ao passo que evidencia que esse grupo possui quase a metade dos veículos do planeta. Ou seja, é bem mais arriscado dirigir um veículo nesses países, principalmente se for uma motocicleta.

“As ações executadas pelo Detran durante a Semana Nacional de Trânsito continuam focadas nos eixos engenharia, fiscalização e educação, mas o objetivo fundamental é despertar nos condutores atitudes conscientes. Vamos promover debates e reflexões acerca da responsabilidade de cada um no trânsito”, explica Taynara Martins, presidente do Detran/AC.

Além disso, a Semana Nacional de Trânsito segue as recomendações previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Os acidentes de trânsito constituem a 9ª maior causa de mortes no mundo, com cerca de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

PROGRAMAÇÃO

18/09 (sábado), 8h – Carreata em parceria com autoescolas (saída do Arena da Floresta);

19/09 (domingo), 8h – Cicleata (saída do Lago do Amor);

20/09 (segunda-feira), 8h – Solenidade de abertura da SNT, com autoridades e apresentação de esquete teatral e palestras voltadas para o tema (Auditório da OAB);

21/09 (terça-feira), 8h – Atividade da Educação de Trânsito em Sena Madureira: teatro nas escolas, blitz educativa nas vias principais;

Blitz Educativa na capital no Semáforo da Agroboi na Avenida Ceará;

22/09 (quarta-feira), 8h – Atendimento da Educação de Trânsito em Sena Madureira, levando teatro nas escolas e blitz educativa nas vias principais;

Blitz Educativa na capital (Semáforo Avenida Antônio da Rocha Viana X Dias Martins);

23/09 (quinta-feira), 8h – Escola Unidunitê e Instituto Águias do Saber (teatro infantil);

Blitz educativa (Semáforo da Avenida Getúlio Vargas, em frente a Biblioteca Pública);

24/09 (sexta-feira), 8h – Escola Águias do Saber e Escola SESC (teatro infantil);

25/09 (sábado), 8h – Encerramento com uma Motocicleata até a Arena da Floresta.

Continue lendo

ACRE

Alerta de temporais no Acre nas próximas horas e nesta quinta-feira

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Câmera ao vivo – Roberto Feres

Um boletim de urgência foi publicado, a pouco, pelo pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, alertando para a possibilidade de temporais no Acre ainda nessa quarta-feira (15) e nesta quinta-feira (16).

“O tempo fica extremamente instável nesta quarta-feira e na quinta-feira, no Acre, em Rondônia, no Amazonas (sudeste, sul e sudoeste), em Mato Grosso (oeste e noroeste), na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva). A causa deste mau tempo que se aproxima é o encontro de pulsos úmidos do oceano Atlântico com uma fraca frente fria, originária da Antártica”, informou.

No prognóstico do pesquisador, “ventos de leste (úmidos) e de sudeste (polares e secos) poderão provocar fortes temporais nas próximas horas, a começar por Rondônia e leste e sul do Acre e, na sequência, também, o vale do Juruá, no oeste acreano, onde, as chuvas mais intensas deverão ocorrer na quinta-feira”.

“Portanto, as condições atmosféricas estarão favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, raios, ventanias, cujas rajadas, em alguns pontos, poderão passar de 70km/h, e queda pontual de granizo”, acrescentou.

O pesquisador aproveitou para lembrar que “tais temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade num bairro e noutro, próximo, sequer chover. As condições de mau tempo, entretanto, estarão favoráveis a temporais em qualquer município do estado e das regiões vizinhas”.

“O calor intenso dos últimos dias, portanto, dará uma pequena trégua, mas não haverá frio nem, tampouco, friagem. Nesta quinta-feira, a temperatura máxima, em Rio Branco, Brasileia e outras cidades próximas, assim como em alguns municípios do centro e do oeste do Acre, deverá ficar abaixo de 28ºC”, comentou.

Por fim, Friale tornou a fazer um alerta aos acreanos. “Alertamos a população e as autoridades para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população do Acre e das regiões vizinhas, como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações e inundação de ruas, além do perigo potencial dos raios, entre esta quarta-feira e a quinta-feira”, conclui.

Continue lendo

ACRE

Rio Branco bate novo recorde: a noite mais quente do ano foi registrada ontem

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

A noite desta terça-feira (14) foi a mais quente do ano em Rio Branco. A informação foi repassada pelo pesquisador e meteorologista, Davi Friale, por meio do seu portal O Tempo Aqui. Com registro de 23,5ºC, a capital acreana bateu um novo recorde.

Fazendo um pequeno balanço da situação meteorológica, Friale citou que no quadro geral, no Acre, o tempo bom e seco, com sol e nuvens, mas bastante ventilado, predominou, mais uma vez durante todo o dia de ontem. “Ocorreram chuvas rápidas e pontuais em alguns municípios do estado”, completou.

Ele falou ainda sobre o novo recorde de calor alcançado nesta terça-feira. “A noite mais quente foi registrada ontem. No dia 14 de setembro, superou o recorde anterior de 23,1ºC, do dia 24 de agosto. Antes, o recorde era 23,0ºC, ocorrido em janeiro”, disse e completou: “Já no Estado destaque para os 37,8ºC, em Assis Brasil (SENAMHI), e 36,1ºC, no Parque Estadual do Chandless”.

PREVISÃO DO TEMPO

O tempo fica instável, com chuvas e possibilidade de temporais, vai predominar no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso (oeste e noroeste), na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva), nesta quarta-feira (15).

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;

 Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 29 e 31ºC;

Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

 Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia