Connect with us

POLÍTICA

Mailza lidera com 34,9% e abre 7,4 pontos sobre Alan Rick, aponta Data Control

Publicado

em

A governadora Mailza Assis (Progressistas) lidera a disputa pelo Governo do Acre com 34,9% das intenções de voto, segundo pesquisa estimulada do Instituto Data Control divulgada nesta segunda-feira (24). O senador Alan Rick (Republicanos) aparece em segundo lugar, com 27,5%, uma diferença de 7,4 pontos percentuais.

De acordo com levantamento divulgado pelo ac24horas, em reportagem de Marcos Venicios, o ex-prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PSDB) ocupa a terceira colocação, com 15,3%. O médico Thor Dantas (PSB) tem 2%, Eudo Raffael (PCB), 0,9%, e Dr. Luizinho (Agir), 0,6%.

Os eleitores que disseram não votar em nenhum dos candidatos ou anular o voto representam 7,1%. Outros 11,8% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos candidatos, Mailza também aparece na liderança. A governadora é citada por 22,2%, contra 12,5% de Alan Rick. A diferença entre os dois chega a 9,7 pontos percentuais nesse cenário.

Bocalom aparece com 4,2% das citações espontâneas e Thor Dantas, com 0,8%. O percentual dos que não souberam ou não responderam chega a 55,1%.

O Data Control também perguntou aos entrevistados se a escolha declarada já está definida ou se ainda pode mudar. Entre os eleitores de Mailza, 66,3% afirmaram que o voto é definitivo, enquanto 31,6% disseram que ainda podem mudar de candidato.

No eleitorado de Alan Rick, 57% consideram a escolha definitiva e 41,3% admitem a possibilidade de mudança. Os números indicam uma diferença de 9,3 pontos percentuais entre os dois candidatos no grau de consolidação do voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 22 de agosto com eleitores de 20 municípios do Acre. A margem de erro informada é de 2,43 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número AC-03129/2026 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00741/2026.

Fonte: ac24horas, reportagem de Marcos Venicios.

Continue lendo