Connect with us

POLÍTICA

Mesmo contra lockdown de 14 dias, Gladson chamou prefeitos para ‘dividir o fardo’ da decisão’

Publicado

em

RORAIMA ROCHA

DIVIDINDO A RESPONSABILIDADE

Agora o moído vai ser grande. Com a recomendação do Ministério Público do Estado para que o Governo endureça as regras do lockdown por 14 dias, Gladson mais uma vez está no meio do fogo cruzado. Ele já disse que é contra a medida, mas fez um movimento correto, vai consultar os prefeitos e ouvir a opinião deles. É bom que o governador corra pois o prazo para resposta se esgotará em 48 horas.

FISCAIS

Se tem coisa que governantes e gestores públicos em geral temem são os Ministérios Públicos Estadual e Federal. Quando eles aparecem, normalmente é problema. Mas cumprem um papel que é fundamental, de defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade.

SEGUNDA DOSE

Mais 22 mil doses de vacina contra a Covid-19 desembarcaram no Acre nesta quinta-feira, 1. Desse montante, mil serão destinadas para imunização de profissionais da Segurança Pública, uma promessa que o governador Gladson Cameli fez às categorias e que pelo visto irá cumprir. Ao contrário do prefeito de Epitaciolândia, delegado Sérgio Lopes (PSDB), que vacinou policiais “na tora”, Cameli fez o pedido ao Ministério da Saúde, que autorizou a antecipação.

MAIS OXIGÊNIO

Além dos imunizantes, o Governo do Estado ampliou de seis para doze o número de usinas de oxigênio nas unidades de Saúde do Estado. Ninguém pode apontar o dedo na cara do secretário Alysson Bestene e dizer que está assistindo a tudo e dando milho aos pombos. Ele está trabalhando!

CAÇA-LIKE

A comunicação da Prefeitura não economizou no apelo, botou até o prefeito Tião Bocalom para carregar geladeira ao anunciar que, em parceria com a Energisa, 72 refrigeradores foram entregues para famílias vítimas da alagação. O velho Boca amanhã vai acordar todo escambichado.

SERVIÇO FUNDAMENTAL

Talvez um dos trabalhos mais bonitos que o Estado faz é por meio da Defensoria Pública, como está escrito em nossa Constituição: prestar assistência jurídica integral e gratuita a todas as pessoas que mais precisam. Mas além desse dever principal, o órgão promove cidadania em outras frentes.

EMENDA PARLAMENTAR

A defensora pública-geral do Estado, Drª Simone Santiago, recebeu a senadora Maílza Gomes (Progressistas) na sede da DPE, e esta levou uma boa notícia, R$ 300 mil para o projeto Defensores do Futuro, que realiza um trabalho social com crianças e jovens buscando aproximar a instituição das comunidades, além de oferecer serviços sociais, atendimento psicológico e jurídico a estudantes da rede pública de ensino. Ponto para a Senadora e para a DPE, mas quem ganha é a sociedade.

NOME FORTE

Um passarinho me soprou que o advogado e pecuarista Eduardo Ribeiro poderá mesmo ser candidato em 2022. O grupo político do pedetista só não decidiu ainda se será para deputado estadual ou federal. Uma coisa é certa: ele é extremamente competitivo. Ribeiro é preparado tecnicamente, tem experiência administrativa, é muito bem relacionado e nas eleições de 2020 mostrou que sabe fazer campanha. Anotem!

NA PONTA DA DISPUTA

Aliás, PDT e Progressistas devem ter duas das chapas mais fortes para a Assembleia Legislativa no ano que vem. Ambos partidos vêm fazendo o dever de casa na base, e são comandados por líderes que conhecem o métier quando o assunto é formação de chapa.

DIPLOMACIA EM FRANGALHOS

Esta semana, logo após a demissão do chanceler brasileiro Ernesto Araújo, escrevi uma nota para esta coluna comentando sobre o frangalho que se encontra a diplomacia do país. Na entrevista de hoje, 1, para o jornalista Reinaldo Azevedo, o ex-presidente Lula comentava sobre a nova indicação para o Itamaraty e disse algo que resume bem como o Brasil é visto além de nossas fronteiras, “Já mandei recado pro Joe Biden (presidente dos EUA), pro Emmanuel Macron (França), pra Merkel (Alemanha) e pro Xi Jinping (China). Essa crise é uma guerra contra a humanidade e a única solução é a vacina. Esses governantes precisam se reunir. Lamentavelmente ninguém quer conversar com o Bolsonaro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo poderá se filiar no Progressistas, partido do governador

Publicado

em

Por

Itamar de Sá era considerado um dos mais fortes quadros do PT no Juruá.  Foi prefeito de Marechal Thaumaturgo por três mandatos e depois fixou residência em Cruzeiro do Sul. Nos governos de Tião Viana (PT), Itamar era o assessor especial do palácio na região, homem forte do governo petista, era encarregado de resolver os problemas no Juruá.

A nomeação do novo diretor do hospital da cidade, José Niallen, que é do grupo de Itamar, reforça as suspeitas e a indignação de apoiadores do atual governo que se sentem esquecidos após a batalha eleitoral de 2018. Cargos e nomeações na cidade são de pessoas que eram apoiadoras da FPA.

Os bastidores políticos de Marechal Thaumaturgo estão fervilhando com o que dizem ser “notória aproximação” de Itamar com o PP.

 O deputado Nicolau Júnior, cunhado do governador Gladson Cameli (PP), seria o responsável por essa articulação, que pode trazer além do ex-prefeito, todo seu grupo político de Thaumaturgo. Um reforço na corrida pela reeleição do presidente da ALEAC em 2022.

Aliás, na boca do povo, Nicolau Júnior é o vice-governador de fato na região do Juruá.

Com informações Acre In Foco.

Continue lendo

POLÍTICA

Prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, e deputada Vanda Milani anunciam construção de escola modelo

A Prefeitura de Brasileia realizou nesta quinta-feira, 16, atividade na Agrovila do quilômetro 26, para anunciar a construção da Escola Modelo Concí Alves de Melo

Publicado

em

Por

A construção do novo prédio será viabilizada através de emenda parlamentar da deputada federal Vanda Milani (SD), onde contará com estrutura física ampla para atender a demanda da comunidade escolar e equipe gestora.

A solenidade de lançamento aconteceu com a presença da prefeita Fernanda Hassem, deputada federal Vanda Milani, secretário estadual de Meio Ambiente, Israel Milani, presidente da Câmara de Brasileia, Arlete Amaral e vereadores Elenilson Cruz, Rogério Pontes, Leonir Castro, Marinete Mesquita,  Jurandir Queiróz, secretários e equipe municipal, gestor  da Escola Concí Alves de Melo, Francimar Bezerra, presidente do STR, Francisca Bezerra,  coordenadora do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE) no Alto Acre, Hígia Thaise Melo, presidente da Coopergrãos, Jaira Silva, representante da Agro Vila km 26, Carlos Alberto Fernandes, conhecido como Domdom, pais, alunos, gestores das escolas e equipe municipal.

A prefeita Fernanda Hassem agradeceu a deputada Vanda Milani pelos recursos destinados à Brasileia, que já ultrapassam R$ 12 milhões.

“Em nome da população de Brasileia, e da nossa equipe, quero agradecer a deputada federal Vanda Milani, que tem esse olhar para a nossa cidade. Desde que assumiu o mandato, ela tem atendido prontamente os nossos projetos”, afirmou a prefeita.

A deputada federal Vanda Milani (SD) se colocou à disposição para continuar ajudando Brasileia.

“Nós temos destinado importantes recursos para o município de Brasileia, onde serão investidos na melhoria de vida da população, construção de praças, quadras esportivas, escolas, aquisição de diversos maquinários e na área de saúde. O povo de Brasileia pode ter certeza que eu tenho olhado para cá com muito carinho e que podem contar sempre com essa deputada”, disse.

O gestor da Escola Concí Alves de Melo, Francimar Bezerra, comemorou o sonho de construir uma nova escola para atender os estudantes com mais qualidade.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, segundo a prefeita Fernanda Hassem, pela sua disposição e compromisso com a nossa escola. Quero também agradecer a deputada federal Vanda Milani, por colocar essa emenda para construção da Escola Concí. Será um ambiente com salas adequadas para atender os nossos estudantes”, ressaltou.

Continue lendo

POLÍTICA

No IBGE, prefeito de Jerry Correia cobra atualização populacional de Assis Brasil

Publicado

em

Por

Em recente estimativa populacional divulgada pelo IBGE, Assis Brasil apareceu com 7.649 habitante, número, que a atual gestão contesta. Segundo o Jerry Correia, prefeito da cidade, a estimativa é que a cidade tenha quatro mil habitantes a mais. Para cobrar essa atualização populacional, o gestor esteve na tarde desta quinta-feira,16, na sede do IBGE, em Rio Branco, para solicitar a revisão populacional para a cidade da tríplice fronteira.

“Estamos aqui mais para colher informações, como mapas atualizados de nosso território. O cerne da questão está na má definição dos limites territoriais. Isso nós vamos discutir com os municípios vizinhos e a comissão especial da Assembleia Legislativa”, disse o prefeito.

Jerry, observou ainda que em apenas duas áreas que são atendidas pelo município, mas estão fora dos limites territoriais, vivem cerca de 3 mil pessoas que são contabilizadas pelo IBGE para os dois municípios vizinhos, que são Brasiléia e Sena Madureira. Sem o número de habitantes homologado pelo IBGE,

Assis Brasil perde percentuais dos repasses do governo federal. Os vereadores Wendel Marques e Jura Pacheco também participaram da reunião.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia