Connect with us

ACRE

MPAC recebe lideranças e planeja ações contra intolerância religiosa

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, recebeu, na tarde desta terça-feira (24), a líder espiritual Marajoana de Xangô e membros da Tenda de Umbanda Luz da Vida, além de representantes do Instituto Ecumênico do Acre para discutir ações contra a intolerância religiosa.

A comitiva foi recebida pela coordenadora do Caop de Defesa dos Direitos Humanos, procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo. Na ocasião, o grupo entregou um documento pedindo providências ao MPAC após a divulgação de um vídeo em que um pastor evangélico de São Paulo critica a realização de um encontro entre representantes de diferentes religiões em uma igreja e ataca a líder espiritual Marajoana e as religiões de terreiro.

A líder umbandista relatou que vem sofrendo ameaças pela internet após a divulgação do vídeo e expôs o receio de um aumento do preconceito e de possíveis ataques contra os terreiros e seguidores da religião no Acre, diante das manifestações de ódio disseminadas nas redes sociais. Em resposta ao pedido, Kátia Rejane informou que já existe um procedimento aberto na Promotoria Especializada dos Direitos Humanos para apurar o caso e o MP acreano planeja adotar outras providências.

“Vamos encaminhar as outras informações recebidas hoje e também buscar uma cooperação com o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública Estadual para discutir a melhor maneira de encaminharmos essa denúncia. Para que ao final possamos fazer a comunicação devida de que o Ministério Público não tolera nenhuma forma de discriminação e faremos o possível no que depender da nossa atuação”, frisou a coordenadora do Caop de Direitos Humanos e Cidadania.

Os participantes do encontro discutiram também sobre a realização de campanhas educativas e outras ações de conscientização e combate à intolerância religiosa. Marajoana pediu o fim dos discursos pautados na ignorância e salientou que é preciso difundir o respeito à religião do outro. “Estamos em busca de respeito. Estamos cansados de dizer que estamos tolerados. Não precisamos mais ser tolerados e sim respeitados”, afirmou.

Membra do Instituto Ecumênico Fé e Política e espírita do portal Francisco Cândido Xavier, Maria José Gomes Dantas salientou que essa não foi a primeira investida contra as religiões, principalmente as de terreiro, que segundo ela são sempre mais perseguidas dentro de um conceito errôneo na sociedade. Ela destacou a importância do apoio de instituições como o MPAC.

“É fundamental o apoio não só do MP, que já trabalha nisso, mas aglutinando outros setores que possam trazer um impacto maior para a sociedade, porque é muito importante que hoje tenhamos essa expressão das instituições públicas que passam a ser a voz daqueles que estão sendo oprimidos”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

Procissão encerra o Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

A procissão do Novenário de Nossa Senhora da Glória, um dos maiores eventos religiosos de toda a região Norte, marca o encerramento do evento religioso nesta segunda-feira, 15.

A tradicional festividade, que acontece em Cruzeiro do Sul, não era realizada há dois anos, consequência da pandemia de covid-19.

“Esse é o momento de renovar a nossa fé. Depois de dois anos de pandemia, as famílias voltam a se encontrar. É lindo ver filhos, mães e pais se reunindo para louvar a Nossa Senhora da Glória”, disse o governador Gladson Cameli.

O chefe do Executivo participou da procissão, onde encontrou amigos e colegas, e o bispo do município, Dom Flávio Giovanale.

Para a celebração, em homenagem à padroeira de Cruzeiro e outros municípios do Acre, a expectativa era de cerca de 30 mil fiéis.

Emocionada, a irmã Socorro Almeida, do convento Irmãs Franciscanas, de Cruzeiro do Sul, deu o seu relato sobre o retorno da atividade:

“Essa volta significa muito para a nossa religiosidade. Hoje é a conclusão desse lindo espetáculo de fé, isto é, o povo reunido ao lado da Mãe”, contou.

Durante todos os dias do evento, que se iniciou no dia 5 de agosto, ocorreram atividades e arraiais no Centro de Cruzeiro do Sul, em homenagem à santa.

“Essa é festa da ressurreição de Nossa Senhora, de quando ela se elevou a santa. Os fiéis que caminharam aqui hoje provaram que o corpo é templo do Espírito Santo”, afirmou o bispo Dom Flávio Giovaneli.

Continue lendo

ACRE

Piracema de mandi chega em Boca do Acre e rio lota de pescadores profissionais e amadores

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

A famosa piracema do mandi, peixe de couro da água doce que migra para cabeceira dos rios da Amazônia nessa época do ano, acaba de chegar em Boca do Acre. No final de semana o Rio Acre ficou ‘pinhado’ de pescadores, entre os quais profissionais e amadores. Se sobrar, dizem peixeiros de Rio Branco, daqui uns 20 dias os cardumes chegam em Rio Branco.

Continue lendo

ACRE

Neste domingo, Rio Branco bateu recorde de calor em 2022

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Que o domingo (14) foi bastante quente no Acre, todo mundo já sabe. O que não se sabe é que um recorde foi alcançado. Os termômetros apontaram a maior temperatura do ano na capital acreana, Rio Branco: 35,5°C. A marca foi alcançada na região do Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro.

De acordo com o pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, o calor deve continuar até a próxima quinta-feira (18) quando uma forte onda de frio polar chegará ao estado, derrubando bruscamente a temperatura.

“Ela acentuará a temperatura, caracterizando uma típica friagem da Amazônia Ocidental, cujas temperaturas mínimas deverão oscilar entre 10 e 13ºC, no leste e no sul do estado”, disse em postagem feita hoje (15).

O “Mago do Tempo” também fez um alerta sobre a ocorrência, a possibilidade de temporais. “Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de temporais entre quinta-feira e sexta-feira, com chuvas fortes, raios e ventos, cujas rajadas poderão passar de 50km/h, em alguns pontos”, concluiu.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas