Connect with us

ACRE

Município de Capixaba, no Acre, recebe 30 Melhorias Sanitárias Domiciliares

Publicado

em

Foram investidos R$ 800 mil em três convênios para as obras de melhorias que atenderão 150 habitantes

Por Funasa

Com o intuito de atender as necessidades básicas de saneamento para a população, nos dias 13 e 14/5, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou a entrega de 30 Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) no município Capixaba, no Acre. Ao todo, foram investidos R$ 800 mil em três convênios entre a Superintendência Estadual da Funasa no Acre (Suest/AC) e a prefeitura municipal.

A inauguração contou com a presença do engenheiro e chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Carlos Brunno Ferreira; do prefeito, Manoel Maia e da vereadora, Leidiane Dornelas. Além de colaboradores da prefeitura.

Para prefeito Manoel Maia, ter a colaboração da Funasa faz com que o município se aproxime, cada vez mais, da reestruturação e modernidade em relação ao saneamento. “Com a parceria entre os órgãos podemos conquistar mais recursos para proporcionar a melhora da qualidade de vida do cidadão capixabense. A nossa expectativa é que, não só os banheiros possam ajudar a modernizar a vida desses moradores, mas melhorar também com outras ações de saneamento básico”, enfatiza.

Os MSD são constituídos por módulos sanitários completos com caixa d’água, conjunto sanitário, fossa séptica e pia, conforme o espaço disponível no terreno. O intuito é fornecer água, higiene e destino adequado dos esgotos domiciliares, contribuindo para um melhor acesso a saneamento aos moradores e reduzindo os índices de doenças provocadas pela falta ou inadequação das condições de saneamento.

“A Suest analisou e aprovou o projeto, no qual foi licitado e executado pela convenente. As melhorias sanitárias domiciliares são necessárias para a proteção da saúde das famílias e a promoção de hábitos higiênicos, melhorando a qualidade de vida das comunidades rurais menos favorecidas”, ressalta o superintendente da Suest/AC, José Ronaldo Bayma, sobre a importância da ação para os moradores.

As obras foram 100% executadas, conforme o relatório de visita técnica referente a inspeção realizada no dia 10/5, pelo engenheiro André Vasconcelos, da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp). Os 150 moradores do município, até a entrega das melhorias, utilizavam fossas negras, que consistem em um buraco no solo onde são destinados os dejetos. Mas, por não ser impermeável, o conteúdo infiltra e contamina o solo e lençol freático, trazendo prejuízo para a saúde da população e para o meio ambiente. “As condições sanitárias eram precárias, sem nenhum tipo de tratamento de esgoto”, afirma Leydiane Ferreira, chefe da Diesp.

Maria de Nazaré, moradora do município há 13 anos, conta que a MSD proporcionará acesso a um banheiro de qualidade e por consequência, privacidade aos moradores, já que anteriormente utilizavam uma estrutura de madeira. “Nos sentimos gratos com a entrega, pois, melhoramos as nossas condições e passamos a ter maior privacidade e segurança. Antes, usávamos o sanitário com uma estrutura acabada de madeira”, expõe.

Já a aposentada Edwiges Ferreira, de 74 anos, relata que não possuía banheiro em sua residência e era necessário fazer suas necessidades em local inapropriado. “Eu ia até um igarapé, mata adentro, e fazia as necessidades no mato mesmo. Agora, além de uma melhor condição, vai ajudar bastante na locomoção, porque agora tenho um banheiro em minha casa”.

Mais 17 unidades de MSD, com conclusão prevista para julho deste ano, serão entregues para a 85 moradores de Capixaba, por meio dos convênios 0018/16 e 0026/17, que estão com 80% de execução.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas