Connect with us

ACRE

O Juiz de Direito e Poeta José Augusto Fontes vai se aposentar da magistratura, mas vai se dedicar a literatura

Publicado

em

O poeta-magistrado José Augusto, titular do 1º Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco, anunciou aposentadoria ao completar 26 anos de atuação. A comunicação oficial de que estaria pendurando a toga foi realizada por meio de uma carta emocionante, agradecendo a todos os colegas, servidores, estagiários, membros do Ministério Público e advogados.

Com 61 anos, o juiz e escritor, aprovado em primeiro lugar no concurso de 1996, concorrendo com centenas de outros candidatos, existindo apenas três aprovados na época, afirmou ter o sentimento de dever cumprido.

“Quero expressar meus agradecimentos aos servidores, assessores, estagiários, magistrados, membros do Ministério Público e advogados que comigo estiveram em serviço durante esses vinte e seis anos de magistratura, nas diversas comarcas, nas muitas varas e unidades em que atuei”, escreveu José Augusto. 

Dos colegas, a resposta foi de muito carinho e até de homenagens, entre eles a da titular da Vara de Execução Fiscal da Comarca de Rio Branco, juíza Mirla Regina, que respondeu à missiva do escritor-magistrado com uma “Carta a um Vascaíno”, celebrando a experiência do colega, narrando a paixão pelo futebol e pelo time do coração.

“Depois de tantas partidas, nosso amigo José Augusto deixa o “campo” da magistratura. Diversas vezes eu substituí o Zé no Juizado Criminal, onde ganhei dele o apelido de Vascaína”, afirmou a magistrada.

Oficialmente, ele requereu à presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, o início da aposentadoria, um dia depois de sua posse, ocorrida no dia 16 de julho de 1996.

O documento emociona ao fazer uma ponte entre a literatura e a Justiça e reforçar o compromisso do magistrado. 

“Nós trabalhamos também para nossa realização profissional e para cumprir nosso compromisso com a busca por Justiça. Trabalhamos em equipe (e por isso eu não me canso de agradecer aos servidores das unidades por onde passei, pela valiosa atuação de todos eles para a obtenção de nosso interesse comum de bem prestar a jurisdição)”, escreve José Augusto.

O juiz é formado em Letras e em Direito e possui pós-graduação em diversas áreas. Antes de ser empossado como juiz, ele era defensor público do estado, aprovado em segundo lugar no concurso público.

Na magistratura, ele iniciou a carreira como juiz substituto na comarca de Xapuri, em 1996, foi juiz da Vara Criminal de Plácido de Castro, e em diversas varas criminais e civis do estado, além de ter assumido a Vara de Execuções Penais (VEP) de Rio Branco, entre 2000 e 2001. Na capital acreana, ele assumiu ainda o Juizado Especial Criminal, que depois se transformou no 1° Juizado Criminal, atuando na unidade até os dias atuais, além de integrar e presidir as duas Turmas Recursais em diversos biênios.

José Augusto ainda atuou como juiz eleitoral em várias zonas eleitorais e juiz de propaganda, integrando o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) em diversas oportunidades.

Clique aqui para ler o requerimento de aposentadoria.

[Ascom]

ACRE

Procissão encerra o Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

A procissão do Novenário de Nossa Senhora da Glória, um dos maiores eventos religiosos de toda a região Norte, marca o encerramento do evento religioso nesta segunda-feira, 15.

A tradicional festividade, que acontece em Cruzeiro do Sul, não era realizada há dois anos, consequência da pandemia de covid-19.

“Esse é o momento de renovar a nossa fé. Depois de dois anos de pandemia, as famílias voltam a se encontrar. É lindo ver filhos, mães e pais se reunindo para louvar a Nossa Senhora da Glória”, disse o governador Gladson Cameli.

O chefe do Executivo participou da procissão, onde encontrou amigos e colegas, e o bispo do município, Dom Flávio Giovanale.

Para a celebração, em homenagem à padroeira de Cruzeiro e outros municípios do Acre, a expectativa era de cerca de 30 mil fiéis.

Emocionada, a irmã Socorro Almeida, do convento Irmãs Franciscanas, de Cruzeiro do Sul, deu o seu relato sobre o retorno da atividade:

“Essa volta significa muito para a nossa religiosidade. Hoje é a conclusão desse lindo espetáculo de fé, isto é, o povo reunido ao lado da Mãe”, contou.

Durante todos os dias do evento, que se iniciou no dia 5 de agosto, ocorreram atividades e arraiais no Centro de Cruzeiro do Sul, em homenagem à santa.

“Essa é festa da ressurreição de Nossa Senhora, de quando ela se elevou a santa. Os fiéis que caminharam aqui hoje provaram que o corpo é templo do Espírito Santo”, afirmou o bispo Dom Flávio Giovaneli.

Continue lendo

ACRE

Piracema de mandi chega em Boca do Acre e rio lota de pescadores profissionais e amadores

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

A famosa piracema do mandi, peixe de couro da água doce que migra para cabeceira dos rios da Amazônia nessa época do ano, acaba de chegar em Boca do Acre. No final de semana o Rio Acre ficou ‘pinhado’ de pescadores, entre os quais profissionais e amadores. Se sobrar, dizem peixeiros de Rio Branco, daqui uns 20 dias os cardumes chegam em Rio Branco.

Continue lendo

ACRE

Neste domingo, Rio Branco bateu recorde de calor em 2022

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Que o domingo (14) foi bastante quente no Acre, todo mundo já sabe. O que não se sabe é que um recorde foi alcançado. Os termômetros apontaram a maior temperatura do ano na capital acreana, Rio Branco: 35,5°C. A marca foi alcançada na região do Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro.

De acordo com o pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, o calor deve continuar até a próxima quinta-feira (18) quando uma forte onda de frio polar chegará ao estado, derrubando bruscamente a temperatura.

“Ela acentuará a temperatura, caracterizando uma típica friagem da Amazônia Ocidental, cujas temperaturas mínimas deverão oscilar entre 10 e 13ºC, no leste e no sul do estado”, disse em postagem feita hoje (15).

O “Mago do Tempo” também fez um alerta sobre a ocorrência, a possibilidade de temporais. “Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de temporais entre quinta-feira e sexta-feira, com chuvas fortes, raios e ventos, cujas rajadas poderão passar de 50km/h, em alguns pontos”, concluiu.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas