Connect with us

GOSPEL

Os 63 anos da Catedral Nossa Senhora de Nazaré são lembrados pelas Páginas Históricas do Acre

Publicado

em

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré é um dos principais pontos históricos e turísticos da cidade de Rio Branco, Capital do Estado do Acre. A pedra fundamental para sua construção foi lançada em 25 de julho de 1948, por Dom Júlio Mattioli, primeiro Bispo do Acre. No entanto, suas instalações principais só ficaram prontas, de modo a receber as cerimônias, no ano de 1958.

Com o projeto arquitetônico de autores italianos e sob orientação do mestre de obras João Luiz da Silva, a Catedral, construída em estilo romano-basilical, possui em seu interior três naves separadas com 36 vitrais coloridos na parte superior e 11 na inferior com cenas da Via Crucis; a abóbada em arco, sustentada por 26 colunas, é pintada em carmesim e branco. Na nave principal, encontram-se quatro altares e a cátedra do Bispo. No alto, sobre a mesa de celebração, a imagem de Cristo crucificado. A parte exterior é formada por frontões, cruz e adro. No interior da Catedral encontra-se o mausoléu que guarda os restos mortais de Dom Giocondo Maria Grotti e Dom Júlio Mattioli, segundo a Biblioteca do IBGE/AC.

Outro aspecto histórico relevante dessa fotografia antiga da Catedral Nossa Senhora de Nazaré é o carrinho da Kisabor, a primeira empresa de sorvete e picolé de Rio Branco, localizada na rua Rio Grande do Sul. Ao lado direito da fábrica existia um Chapéu de Palha, que servia aos fregueses nas mesas as guloseimas produzidas pela fábrica. Como atrativo maior, nos finais de semana funcionava um serviço de alto-falante, onde a população que acorria ao local para se divertir, podia pedir músicas. Alguns que veem essa fotografia afirmam que esse senhor alto de boné é o Sansão do Século XX, que fazia apresentações públicas de sua força e habilidades físicas.

Nos dias atuais já existe mais a Kisabor, mas a Catedral continua intacta e até ganhou novas roupagens. Ao seu redor, ao invés dessa praça a céu aberto, abarrotou-se de moradias e sedes de empresas. Ao seu lado direito também foi construída a Casa do Bispo, onde, além de moradia da maior autoridade local da igreja, serve como escritório da prelazia.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas