GOSPEL
Pastor da maior igreja do município mais isolado do Acre mostra a saga para ministrar a Santa Ceia em uma localidade ainda mais extremada
O pastor e psicólogo Joaquim Severino é conhecido no meio evangélico como um dos obreiros mais destemidos e a razão é seu principal ato de bravura: topar presidir a igreja Assembléia de Deus em um dos municípios mais isolados do Acre, Marechal Thaumaturgo. Situado acima de Cruzeiro do Sul, as margens do Rio Juruá, o município só admite dois meios de acesso, água e ar. Sua sede é à margem esquerda do Rio Juruá, diante da foz do Rio Amônia.
O tempo de viagem entre Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo depende do tipo de embarcação e da estação do ano. No período de estiagem, chega a durar dois dias. Em Marechal, com seus cerca de 20 mil habitantes, outra dificuldade é imposta a seus munícipes, o acesso as comunidades rurais. Este se dar também por embarcações pelos rios e igarapés. Vale lembrar o seguinte: além de Marechal Thaumaturgo, outros três municípios do Acre existem em condições semelhantes: Santa Rosa do Purus, Porto Walter e Jordão, todos perto da fronteira com o Peru.
É nesse cenário pouco animador, em Marechal Thaumaturgo, que o pastor Joaquim Severino conduz uma igreja cujo Senhor atrai a fé de pelo menos 30% dos seus residentes, segundo dados extraoficiais. Ele servia em Rio Branco, no conforto do acesso, como promissos obreiro em departamentos como o de mocidade e do ensino eclesiástico, entre outras, boa sua boa formação. Como currículo nem sempre é mais importante diante do chamado de Deus, Severino não questionou ao ser convidado para dirigir essa igreja, na distância e nas dificuldades em que esta sobrevive. Em 2020, com apoio da esposa Sandra Maria, que é ministra de louvor, assumiu o campo do município. Tem visto o crescimento da igreja, segundo o próprio testemunha.
No último final de semana ele foi a uma comunidade chamada Oriente, duas horas abaixo da cidade, por embarcação, para ministrar naquela congregação regional a Santa Ceia. Por uma rede social o pastor mostrou os passos da viagem, até a realização do culto, sobre o qual houve derramamento do Espírito de Deus. No Instagram, o pastor consegui nos últimos dias pelo menos 30 mil visualizações, ao mostrar outras atividades na obra de Deus no município.
A seguir, fotos e vídeo da viagem: