GOSPEL
Pesquisadores descobrem que cantar hino cristão reverte efeitos de doenças cardíacas
Resultados foram publicados na revista médica online medRxiv.
Um estudo recente conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin revelou que cantar o hino “Amazing Grace” pode ter efeitos positivos significativos na saúde cardiovascular, especialmente em idosos com doenças cardíacas. A pesquisa envolveu 65 participantes na faixa dos 60 anos, que cantaram quatro músicas diferentes: “Amazing Grace”, “Hey Jude” dos Beatles, “Jolene” de Dolly Parton e a música folk “This Land Is Your Land”.
De acordo com o Daily Mail, os resultados, publicados na revista médica online medRxiv, mostraram que “Amazing Grace” foi a canção que mais melhorou a função endotelial, um indicador da saúde dos vasos sanguíneos ao redor do coração. Especificamente, 22% dos voluntários experimentaram uma melhora no fluxo sanguíneo ao cantar o hino.
Os pesquisadores sugeriram que os efeitos positivos podem ser atribuídos ao esforço físico e emocional necessário para cantar “Amazing Grace”, uma das canções mais queridas nos Estados Unidos. Eles também compararam as demandas fisiológicas do canto ao ato de caminhar em um ritmo moderadamente rápido, ressaltando que o hino proporcionou o maior impacto entre as músicas testadas.