ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Civil do Acre recebe sessão solene em homenagem ao Dia do Policial Civil Estadual
Em alusão ao Dia do Policial Civil Estadual, celebrado anualmente em 19 de julho, a Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) realizou uma sessão solene na manhã desta sexta-feira, 5. O evento contou com a presença da cúpula da Polícia Civil, representantes dos sindicatos dos delegados, agentes de polícia, peritos e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A iniciativa foi do deputado Clodoaldo Rodrigues, que apresentou o requerimento em reconhecimento à importância e ao trabalho árduo desempenhado pelos policiais civis do Estado. “Hoje é um dia de reconhecimento e agradecimento aos nossos policiais civis, que enfrentam desafios diários com coragem e determinação, sempre em prol da sociedade”, destacou Rodrigues.
A solenidade reuniu diversas autoridades, membros da Polícia Civil, representantes do governo estadual e familiares dos homenageados. Em seu discurso, o delegado-geral Henrique Maciel enalteceu a dedicação de todos os membros da Polícia Civil: “Hoje, homenageamos todos aqueles que compõem a nossa honrosa Polícia Civil: delegados, investigadores, escrivães, peritos criminais, papiloscopistas, médicos legistas, auxiliares de necrópsia e toda a nossa valorosa equipe de apoio. Cada um de vocês desempenha um papel essencial na construção de uma sociedade mais segura e justa. O valor de cada um é imensurável e deve ser sempre reconhecido e celebrado”.
Maciel também ressaltou os investimentos do Governo do Estado, liderado pelo governador Gladson Cameli, em equipamentos, treinamento e infraestrutura. “Nosso governador não mede esforços para investir em equipamentos, treinamento e infraestrutura, incluindo o núcleo da Polícia Técnica-Científica recentemente entregue na região do Alto Acre, a reforma de delegacias na capital e no interior, como a DEAM, DEFLA e DECAV, que são referências na região norte do Brasil. Outras unidades, como a do bairro Cadeia Velha, também estão passando por reformas”.
Além dos investimentos em infraestrutura e equipamentos, com a aquisição de cerca de 300 pistolas e coletes balísticos, o delegado-geral mencionou a implementação de programas de apoio psicológico e emocional: “Estamos implementando programas de apoio psicológico e emocional, entendendo que o bem-estar mental é fundamental para o desempenho profissional e a qualidade de vida”, informou Maciel.