Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil mostra balanço das ações desenvolvidas na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa

Publicado

em

Ascom/PCAC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, fez balanço das ações desenvolvidas na especializada durante os seis primeiros meses de 2021 com execução de mais de 30 operações realizadas nesse período.

O trabalho investigativo da Polícia Judiciária resultou na instauração de 73 inquéritos policiais e 78 inquéritos policiais relatados ao poder judiciário. 48 pessoas foram indiciadas pela participação ou cometimento de crimes contra a vida.

A especializada também representou junto ao poder judiciário por 48 mandados de prisão e de busca e apreensão. A DHPP mantém, de forma regular, equipe de plantão para pronto emprego em locais de cometimento de crimes contra a vida resultando na coleta de elementos comprobatórios que subsidiam e dão rumo à investigação criminal.

Durante esse período, 59 mandados foram cumpridos, desses, 32 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão além de 28 representações foram executadas pela quebra de sigilo, além de 28 representações por medidas cautelares diversas a prisão.

O trabalho investigativo desenvolve técnicas que proporcionam uma desenvoltura na elucidação de crimes e identificação de sua autoria, fator esse que congregam a união das forças de segurança no combate a criminalidade e na baixa de índices de violência.

Outro fator de suma importância para elucidação de crimes é a troca de informação entre as especializadas e na realização de cruzamento de informações investigativas das regionais que traçam o perfil do infrator levando ao êxito de sua prisão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍCIA

Após romper tornozeleira, foragido é preso com drogas e arma de fogo em Rio Branco

Publicado

em

Por

Nas primeiras horas desta terça-feira, 28, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu, em flagrante, em uma residência localizada no bairro Taquari, J. S. A., de 39 anos, pelo crime de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

A prisão ocorreu em cumprimento a 03 (três) mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão em desfavor de J. S. A. que é considerado foragido da justiça do Acre e foi preso pelo cometimento dos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, e contra ele constava um mandado de prisão da Vara de Execução Penal, pois o flagranteado havia rompido o equipamento de monitoramento eletrônico em março de 2021.

Na residência foi encontrada em um dos cômodos, uma arma de fogo (revolver .38) municiado, 191 trouxinhas de cocaína, R$ 400,00 (quatrocentos reais) em espécie, além de petrechos para embalo de entorpecente como: balança de precisão, linhas, plásticos e vestígio de entorpecentes.

A Polícia Civil agradece ao Poder Judiciário e ao Ministério Público pela celeridade no procedimento, o que possibilitou o sucesso da investigação. A operação Policial aplicou prejuízo ao crime de aproximadamente de R$ 7.960,00 (Sete mil novecentos e sessenta reais) e teve por objetivo a retirada de entorpecentes das ruas e o asfixiamento do crime.

[Ascom/PCAC]

Continue lendo

POLÍCIA

Polícia Civil realiza palestra em Escola Pública sobre o tema “Assédio Sexual” em Rio Branco

Publicado

em

Por

A Polícia Civil do Acre por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NUCRIA) realizou na última segunda-feira, 27, palestra sobre o tema: Assédio Sexual para alunos da Escola Presbiteriana João Calvino, localizada na Avenida Ceará, região central.

A Palestra foi atendida pelo Coordenador do NUCRIA, Alberto Dalacosta, a pedido da própria escola por meio ofício a instituição.  A Palestra teve como publico alvo os alunos dos períodos matutino e vespertino totalizando 13 salas, com início as 07:30hs e término as 16:50hs.

No evento estavam presentes o corpo docente da escola: Diretora da Escola Fátima Ferreira, Diretor Administrativo Lucas Ramon, Coordenadora de Ensino Rosana Paiva, Assistente Social Maisa Melo e Psicóloga Naira Fernandes.

As palestras foram proferidas pelas EPc’s Francisca Wanylle Lopes da Frota Alencar Melo e Cristina Amélia Mubarac de Souza, levando aos alunos adolescentes conhecimento para identificar situações de abuso sexual, de como se comportar e levar a conhecimento da Justiça, também foram tiradas, a pedido dos próprios alunos, dúvidas e explicações sobre tipos de abuso sexual.

Oportunidade em que foi esclarecido aos adolescentes que, o abuso sexual acarreta danos severos e duradouro numa criança e adolescente, repercutindo diretamente em sua vida adulta, e danificando sua linha natural de desenvolvimento como criança e adolescente.

Também foi explicado da importância dos familiares da Escola no papel de combate ao abuso sexual em face da criança e do adolescente, onde o assunto não deve ser esquecido ou dado como de menor importância, onde a palavra da vítima tem valor e deve ser acolhida.

Durante o evento, uma aluna se dirigiu a psicóloga da escola, e de forma reservada, revelou que foi vitima de abuso sexual, narrando a aluna para a psicóloga todo o abusou que sofreu, episódio que será levado para apuração no NUCRIA.

Em data a ser confirmada, o NUCRIA também irá conversar com o corpo docente da escola para saberem como se comportar e agir numa situação que o aluno relata que foi vítima de abuso sexual.

E, dado a repercussão positiva do evento, e a receptividade e interesse dos adolescentes pelo tema, o NUCRIA criará um calendário de palestras aos alunos das escolas da capital para informar sobre o Abuso Sexual, como identificar e se comportar.

[Ascom/PCAC]

Continue lendo

POLÍCIA

Policiais lotados na Casa Militar concluem cursos ofertados pela Sejusp

Publicado

em

Por

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Curso Operacional Integrado (COI), finalizou na última sexta-feira, 24, no Clube de Tiro de Caça e Pesca (CTC) capacitações para a Casa Militar/segurança do governador, visando o aperfeiçoamento e especialização dos policiais que fazem a segurança do chefe do Executivo estadual, seu vice-governador e primeira dama do Estado do Acre.

De acordo com a coordenação do COI, os 43 policiais foram certificados com a capacitação de APH em Combate–Protocolo Marc1, Sobrevivência Policial e noções básicas de proteção de autoridade. O curso foi desenvolvido no Centro Integrado de Pesquisa em Segurança Pública e Clube de Tiro do Acre.

De janeiro a junho deste ano, a Sejusp já capacitou 967 operadores de segurança pública com a aplicação de inúmeros cursos, dentre os quais de sobrevivência policial, APH em Combate-Protocolo-MARC 1, abordagem policial, armamento, munição, tiro e Workshop audiovisual.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas