Connect with us

POLÍTICA

Presidida pelo ex-governador do Acre, Jorge Viana, Apex passa a ser investigada por falta de transparência nos gastos

Publicado

em

Segundo o ministro Walton Alencar, falta transparência nos gastos e na escolha do projeto do Pavilhão do Brasil, montado na Expo 2025, em Osaka

Por CNN

Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, nesta quarta-feira (4), a abertura de auditoria sobre a regularidade dos procedimentos e das despesas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Expo 2025, realizada em Osaka, no Japão.

O ministro Walton Alencar, autor do pedido, relatou durante sessão plenária que visitou o chamado “Pavilhão do Brasil” no evento, idealizado pela atriz e diretora artística Bia Lessa. No entanto, segundo ele, causou preocupação o fato de esse não ter sido o projeto inicialmente selecionado pela ApexBrasil por meio de concurso público.

“Por razões que desconheço, mas que merecem ser devidamente apresentadas, a atual gestão da ApexBrasil decidiu não dar prosseguimento ao projeto classificado em primeiro lugar, tampouco convocou os demais participantes do certame, respeitando a ordem de classificação”, apontou o ministro.

Segundo ele, a ausência de informações acerca dessa e de outras contratações inerentes à Expo 2025, no sítio eletrônico da ApexBrasil ganham maior relevância em razão de a auditoria interna da entidade estar vinculada diretamente à Presidência, “o que, por evidente, representa uma perda da independência para a fiscalização da entidade e o total conflito de interesses”.

“Não há transparência ativa quanto aos valores e aos critérios de seleção, tanto do projeto artístico escolhido, como das empresas responsáveis pela execução das obras, cujo custo estimado é de centenas de milhões de reais”, completou.

Expo 2025

Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” — “Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas” –, a Expo 2025 Osaka foi preparada para receber representantes de 158 países e estima receber cerca de 28 milhões de visitantes. A Exposição começou no dia 13 de abril e finalizará em 18 de outubro de 2025.

O Pavilhão do Brasil conta com um espaço expositivo de 373m² dividido em 5 atos. A soma das representações é um apelo à preservação da natureza, à diversidade e à conclamação de todos em torno do bem comum para a humanidade.

Outro lado

Em nota, a ApexBrasil se manifestou sobre a abertura da investigação.

Veja o que diz a agência:

Avaliação da área técnica da Agência indicou então que, além do custo elevado, o cronograma tornava inviável a entrega da obra a tempo, o que colocaria em risco a participação brasileira na Expo Universal.

Diante desse cenário, o governo japonês se ofereceu para construir o pavilhão em um novo modelo, prática que também foi adotada em relação a diversos outros países, o que resultou em solução mais eficiente e com custos significativamente reduzidos.

A curadoria do novo projeto ficou sob a responsabilidade da cenógrafa Bia Lessa, artista experiente e de renome internacional, que também assinou o pavilhão brasileiro na Expo de Hannover, em 2000. Seu trabalho em Osaka tem recebido ampla repercussão positiva: mais de 250 mil pessoas já visitaram o espaço brasileiro.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas