Connect with us

PRINCIPAL

Profissionais participam durante a semana de Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador

Publicado

em

Foto: Odair Leal/Sesacre

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza durante toda esta semana, o 3º Curso Básico em Vigilância em Saúde do Trabalhador (CBVisat), em Rio Branco.

Objetivo é a capacitação maciça de agentes. Foto: Odair Leal/Sesacre

O objetivo é capacitar profissionais que atuam no Cerest, servidores públicos das vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental, Atenção Básica, conselhos e representantes sindicais para as práticas de vigilância em saúde do trabalhador, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Estado passa a monitorar e intervir nos ambientes de trabalho e evitar acidentes. Isso colabora para que os trabalhadores não superlotem os serviços públicos de saúde. O Acre é destaque nacional na formação em vigilância da saúde do trabalhador”, afirmou o assessor técnico da Saúde do Trabalhador, Silvio Moura.

Participaram profissionais que atuam no Cerest, servidores públicos das vigilâncias sanitárias, epidemiológica e ambiental, atenção básica, conselhos e representantes sindicais. Foto: Odair Leal/Sesacre

O curso é ministrado por dois multiplicadores acreanos, habilitados pela parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o ministrante José Antônio Clodovil, o curso é primordial para que os Cerests e os núcleos de vigilância em saúde do trabalhador funcionem corretamente.

“A capacitação é destinada aos profissionais que executam a Política de Saúde do Trabalhador de um modo geral. A perspectiva é que tenhamos uma boa formação e que a consolidemos, para que o trabalhador acreano possa ter dignidade quando exercer sua função laboral, onde quer que esteja”, explicou José Antônio.

Gerente do Cerest em Rio Branco, Sandreya Maia: “Inspeções de forma adequada”. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A expectativa é de aprender sobre as intervenções no processo de trabalho, pois até o processo de trabalho é um determinante para a doença. Tem o transtorno mental, a lesão por esforço repetitivo [LER], pneumoconiose, câncer ocupacional, que são doenças relacionadas ao trabalho. Então, a nossa expectativa é fazer, também, as inspeções de forma adequada”, disse a gerente do Cerest, em Rio Branco, Sandreya Maia.

Por Cássia Veras, Agência de Notícias do Acre

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas