Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa de Gaúcho, pela FM 93, completa 20 anos, tchê!

Publicado

em

A colônia de gaúchos no Acre comemora neste primeiro de abril os 20 anos de um programa de rádio que além deles, é ouvido também por centenas de acreanos, o Programa de Gaúcho. Sempre exibida na Gazeta FM 93,3, a atração é um desfile das tradições de um povo que chegou aqui no início de tudo, quando o Acre virou Brasil por meio de uma guerra conduzida exatamente por um riograndense, o coronel José Plácido de Castro.


Em 2001, o programa foi criado pelo desembargador Pedro Ranzi com a colaboração de outros gaúchos “patrões”, entre eles Juarez Lauther, Tales Bordignon e Hugo Umberti. Ranzi, que chegou ao Acre em 1969. “Na verdade, sou mais acreano do que gaúcho, pois moro neste Estado – que muito bem me acolheu -, há 43 anos”, diz ele.


Durante uma viagem ao Rio Grande do Sul, em janeiro de 2000, Pedro Ranzi teve a idéia de “transportar” as tradições gaúchas pelas ondas do rádio no Acre. “Quando estive em Passo Fundo, sintonizei a rádio Planalto FM, e ouvi um programa local com músicas regionais. Em seguida, visitei a emissora de rádio e vi que poderia fazer algo parecido no Acre. No ano seguinte, coloquei em prática esse projeto, mas não imaginava que fosse fazer tanto sucesso”, explicou Ranzi.


O desembargador disse ao Acrenews que, desde o início, a proposta era que “Programa de Gaúcho” tivesse um caráter institucional, como forma de promover o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) – Plácido de Castro. Por isso, consta do Estatuto do CTG que a entidade não desenvolverá qualquer atividade político-partidária, racial, filosófica ou religiosa. Até os objetivos tem sido alcançados, segundo Ranzi.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas