Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Projeto cultural homenageia mulheres através das Abayomis

Publicado

em

Heranças ancestrais, tradições culturais, unidas no encontro de duas sociedades, marcando decisivamente seus destinos. Dessa intensa troca entre Brasil e África nasceram ricas e diversas manifestações, que podem ser vistas e vividas em todas as regiões brasileiras. O Acre, como uma mistura de muitos povos, desde os originários até os diversos migrantes que para cá vieram nos ciclos da borracha, também expressa uma grande diversidade cultural, marcada profundamente pela influência negra. Começando pelas culturas ayahuasqueiras, em que os rituais urbanos têm origem na capital acreana, trazidas por um negro nordestino, passando pela Capoeira, fortemente representada por diversos grupos e coletivos, e incluindo muitos saberes e fazeres que pulsam as chamadas culturas afro-brasileiras, decisivas para a formação das identidades culturais acreanas.

Caminhando por essa diversidade cultural, a professora e pesquisadora Ariady Andrade tem pautado sua produção artística, entre artesanatos, indumentárias rituais, danças e cantos afro-brasileiros, levando esses saberes para as pessoas e, ao mesmo tempo, recebendo novos aprendizados nas comunidades onde atua. As Abayomis, sem dúvida, são uma marca nessa trajetória, desde 2006, se aprofundando em suas histórias e técnicas, fazendo leituras e releituras, que geram novos projetos e produções.

A Exposição Abayomis – Homenagem às Mulheres Acreanas é mais uma ação da artesã, valorizando as identidades culturais locais. Com o financiamento da Lei Paulo Gustavo, este importante mecanismo de fortalecimento da cultura, que trouxe recursos do governo federal para a cultura acreana, trará 10 novas Abayomis, em um recorte das identidades locais, retratando as Ayahuasqueiras, Indígenas, Benzedeiras, Seringueiras, Lavadeiras, entre outras. O edital foi disponibilizado pela Fundação Elias Mansour. O lançamento acontecerá no dia 02 de agosto, às 17h, no Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte.

“O projeto inclui pesquisa histórica para produção das bonecas, balizando os figurinos e adereços, produção de conteúdos, produção de 10 Abayomis temáticas e realização da 3ª Exposição de Abayomis – Mulheres Acreanas, em um espaço público. Haverá interação com o público, que mergulhará no universo das mulheres acreanas através das bonecas. Pretendo ofertar à comunidade rio-branquense, em sua diversidade, um projeto inovador, com base nos saberes e fazeres inerentes à cultura afrobrasileira, tão presente em nosso estado e município, e parte das nossas identidades culturais. As Abayomis, além de serem encantadoras, se colocam como elemento de afirmação das raízes da cultura acreana”, comenta Ariady Andrade.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas