Connect with us

POLÍTICA

PT se organiza para tomar OAB com genro de Jorge Viana como candidato

Publicado

em

De olho em 2022, a Executiva Nacional e Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu a dedo em cada estado um representante para coordenar um plano ambicioso da legenda: viabilizar candidaturas e conquistar o maior número possível de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todo país. Adentrar no campo institucional do Conselho Federal da OAB e das Seções nos estados é o primeiro passo da agremiação para retomar a força política e chegar às eleições do ano que vem com forte aparato para emplacar governadores, deputados, senadores e o ex-presidente Lula.

De acordo com o Jornal do Commercio, de Porto Alegre, a ação é coordenada por José Dirceu no âmbito nacional. Já a articulação no Acre é feita por um nome de peso na política local, o ex-senador Jorge Viana. E para executar a principal demanda petista deste ano no estado, Viana não foi longe e designou o próprio genro, o advogado Rodrigo Aiache (na foto acima, de terno e gravata) para disputar a Presidência da Seccional acreana (OAB-AC) no pleito de novembro.

Aiache com Jorge Viana e Marcus Alexandre Foto: reprodução/Instagram

A reportagem consultou algumas fontes da Executiva Estadual e Municipal da legenda no Acre, que pediram para não ser identificadas, para confirmar a informação. Segundo elas, o planejamento começou a ser traçado por Dirceu ainda em 2019 e há várias frentes fortemente ativas na candidatura de Aiache para concretizar o objetivo no Acre. Mas as principais delas são a política e a comunicacional, com o fornecimento de todo o aparato partidário necessário para dar sustentação à campanha eleitoral do causídico. A eleição está prevista para ser realizada no próximo dia 19 no estado.

“É uma ideia do José Dirceu. Após as derrotas em 2018 nas gerais, ele começou a articular junto à Executiva Nacional e conseguiu aprovação. O objetivo é fortalecer o partido, ganhando as Seccionais a gente mostra força e chega com um pouco de vantagem. No curto prazo, o plano são as OABs nos estados, e no longo prazo a meta é o Conselho Federal, até 2024. É um projeto bem desenhado e articulado junto às principais lideranças de cada estado, os mais respeitados e com maior história política dentro do partido em cada regional é que tocam o planejamento”, cita uma fonte.

José Dirceu, o coordenador do plano para aparelhar a OAB Foto: reprodução

Além do apoio do PT nos bastidores, é notória a participação de ex-secretários de Viana na execução do planejamento realizado. Exemplo disso, conforme os relatos feitos à reportagem, seria a cobertura massiva de portais de notícias de pequena repercussão no estado.

“Quase todo partido está ciente disso, mas publicamente não tratamos do processo interno da OAB”, finalizou.

Com informações O Acre Agora.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas