Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Recorte de antigo jornal revela achado de machadinha de cobre de uso de guerreiros Incas em seringal do Juruá

Achado foi revelado pelo empresário Francisco Messias, de Cruzeiro do Sul, e seria prova de que Incas desceram a montanha e estiveram na floresta onde se hoje assenta o território acreano, no Vale do Juruá

Publicado

em

Por Tião Maia, para o AcreNews

Membros do Império Inca, o qual, em quíchua – a língua original daquele povo, quer dizer algo com “quatro partes juntas”, estiveram na selva amazônica, notadamente na região do Alto Juruá, na fronteira com o Peru, onde hoje estão assentadas terras do interior acreano. É o que se depreende de uma publicação feita nesta terça-feira (8), em suas redes sociais, pelo empresário Francisco Messias, de Cruzeiro do Sul, revelando um antigo noticiário de um jornal dos anos 30, atestando o encontro de um artefato de cobre de uso atribuído a guerreiros Incas.

Trata-se de uma machadinha, encontrada no seringal Sobral, cujo dono, um certo Tertuliano Telles de Menezes, doou o achado para um amigo e cujo paradeiro é totalmente desconhecido. O Inca foi o maior império da América pré-colombiana, cujo centro administrativo, político e militar ficava na cidade de Cusco, cujo nome, também tradução do quíchua para o português quer dizer algo como centro, umbigo. Para os Incas, a capital do império no qual eles viviam, era o umbigo, o centro do mundo.

A civilização Inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572, com a chegada do conquistador Francisco Pizarro, através do Oceano Pacífico. Na música “Eu Te Amo”, o compositor brasileiro Chico Buarque, faz referência a um fato atribuído a Pizarro: ao ver os corpulentos índios Incas despidos na praia, os homens comandados pelo conquistador, com medo, quiseram recuar e fugir, mas Pizzaro, então, ordenou que todas as Naus e navios fossem incendiados para que não houvesse chances de fuga de seus homens. “Ah, se ao te conhecer / Dei pra sonhar / fiz tantos desvarios/ Rompi com o mundo/queimei meus navios / Me diz pra onde é que inda posso ir”, canta Chico Buarque num verso em que o feito de Pizarro é lembrado, segundo revelou o pai do compositor, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, numa celebre entrevista, sobre o filho poeta e compositor.

Segundo o historiador, numa noite qualquer, Chico Buarque, com sinais de embriaguez, o telefonou querendo saber, na História, quem havia queimado seus navios. O velho historiador teria dito que fora Pizarro, o homem que encontrou os Incas. 

Conta a História que, de 1438 a 1533, os Incas incorporaram grande parte do oeste da América do Sul, centrado na Cordilheira dos Andes, utilizando a conquista e a assimilação pacífica, entre outros métodos. Em sua maior parte, o império juntou o território do Peru, oeste do Equador, oeste e centro-sul da Bolívia, noroeste da Argentina, uma grande parte do que hoje é o Chile e a ponta mais sudoeste da Colômbia em um estado comparável aos impérios históricos da Eurásia.

O recorte de jornal em que o encontro é noticiado

Muitas formas locais de adoração persistiram no império, a maioria delas concernente às sagradas Huacas locais, mas a liderança Inca encorajou a adoração de Inti – sua deidade solar – e impôs sua soberania sobre outros cultos como o de Pachamama. Os incas consideravam seu rei, o Sapa Inca, o “filho do sol”.

O Império Inca foi único por não ter muitas das características associadas às civilizações no Velho Mundo. O antropólogo Gordon McEwan escreveu que os Incas foram capazes de construir “um dos maiores Estados imperiais da história humana” sem o uso da roda, de animais de tração, conhecimento de ferro ou aço ou mesmo um sistema de escrita”. As características notáveis do Império Inca incluem a sua monumental arquitetura, especialmente cantaria, sua extensa rede de estradas que atingia todos os cantos do império, seus tecidos sofisticados, seu uso de cordas atadas (quipu) para a manutenção de registros e comunicação, suas inovações agrícolas em um ambiente difícil e sua organização e gestão imperial.

O Império Inca funcionou em grande parte sem dinheiro e sem mercados. Em vez disso, a troca de bens e serviços era baseada na reciprocidade entre indivíduos, grupos e governantes incas. Os “impostos” consistiam em uma obrigação trabalhista de uma pessoa para com o império. Os governantes incas (que teoricamente possuíam todos os meios de produção) retribuíam concedendo acesso à terra e bens e fornecendo comida e bebida em festas comemorativas para seus súditos.

O Império Inca foi o último capítulo de milhares de anos das civilizações andinas. A civilização andina foi uma das cinco civilizações do mundo consideradas pelos estudiosos como “intocada”, ou seja, indígena e não derivada de outras civilizações.

O Império Inca foi precedido por dois impérios de grande escala nos Andes: o Tiwanaku (c. 300–1100), baseado em volta do Lago Titicaca e Tiauanaco-Huari (c. 600–1100) centrado perto da cidade de Ayacucho. Os huari ocuparam a área de Cuzco por cerca de 400 anos. Assim, muitas das características do Império Inca derivaram de culturas andinas multiétnicas e expansivas de eras anteriores.

O povo inca era uma tribo pastoral na região de Cusco por volta do século XII. A história oral peruana conta a história da origem de três cavernas. A caverna central em Tampu T’uqu (Tambo Tocco) foi nomeada Qhapaq T’uqu (“nicho principal”, também escrito Capac Tocco). As outras cavernas foram Maras T’uqu (Maras Tocco) e Sutiq T’uqu (Sutic Tocco). Quatro irmãos e quatro irmãs saíram da caverna do meio. Eles foram: Ayar Manco, Ayar Cachi, Ayar Awqa (Ayar Auca) e Ayar Uchu; e Mama Ocllo, Mama Raua, Mama Huaco e Mama Qura (Mama Cora). Das cavernas laterais vieram as pessoas que seriam os ancestrais de todos os clãs incas.

Ayar Manco carregava um bastão mágico feito do melhor ouro. Onde esse cajado pousasse, as pessoas viveriam. Eles viajaram por muito tempo. No caminho, Ayar Cachi se gabou de sua força e poder. Seus irmãos o enganaram para que voltasse à caverna para pegar uma lhama sagrada. Quando ele entrou na caverna, eles o prenderam para se livrar dele.

Ayar Uchu decidiu ficar no topo da caverna para observar o povo Inca. No minuto em que ele proclamou isso, ele se transformou em pedra. Eles construíram um santuário ao redor da pedra e ela se tornou um objeto sagrado. Ayar Auca se cansou de tudo isso e decidiu viajar sozinho. Apenas ele e suas quatro irmãs permaneceram.

Finalmente, eles chegaram a Cusco. O cajado afundou no chão. Antes de chegarem, Mama Ocllo já havia dado à luz um filho de Ayar Manco, Sinchi Roca. Os povos que já moravam em Cusco lutaram muito para manter suas terras, mas Mama Huaca era uma boa lutadora. Quando o inimigo atacou, ela jogou suas bolas (várias pedras amarradas que giraram no ar quando atiradas) em um soldado (gualla) e o matou instantaneamente. Os outros povos ficaram com medo e fugiram.

Depois disso, Ayar Manco ficou conhecido como Manco Cápac, o fundador dos incas. Diz-se que ele e suas irmãs construíram as primeiras casas incas no vale com suas próprias mãos. Quando chegou a hora, Manco Cápac se transformou em pedra como seus irmãos antes dele. Seu filho, Sinchi Roca, tornou-se o segundo imperador inca.

Sob a liderança de Manco Cápac, os Incas formaram a pequena cidade-Estado do Reino de Cusco. Em 1438, eles começaram uma expansão de longo alcance sob o comando do Sapa Inca (líder supremo) Pachacuti-Cusi Yupanqui, cujo nome significa “abanador da terra”. O nome de Pachacuti foi dado a ele depois que ele conquistou a tribo dos chancas (atual apurímac). Durante seu reinado, ele e seu filho Tupac Yupanqui colocaram grande parte do atual território do Peru sob controle inca.

Pachacuti reorganizou o reino de Cusco no Tahuantinsuyu, que consistia em um governo central com os incas à frente e quatro governos provinciais com líderes fortes: Chinchasuyu (NW), Antisuyu (NE), Kuntisuyu (SW) e Qullasuyu (SE). Acredita-se que Pachacuti tenha construído Machu Picchu, seja como uma casa de família ou um retiro de verão, embora possa ter sido uma estação agrícola.

Pachacuti enviou espiões às regiões que queria em seu império e eles traziam relatórios sobre organização política, poderio militar e riqueza. Ele então enviou mensagens a seus líderes exaltando os benefícios de ingressar em seu império, oferecendo-lhes presentes de produtos de luxo, como tecidos de alta qualidade, e prometendo que seriam materialmente mais ricos na condição de seus súditos.

A maioria aceitou o governo Inca como um fato consumado e concordou pacificamente. A recusa em aceitar o domínio Inca resultou em conquista militar. Após a conquista, os governantes locais eram executados. Os filhos do governante foram trazidos a Cusco para aprender sobre os sistemas de administração Inca e depois voltar para governar suas terras nativas. Isso permitia doutriná-los na nobreza Inca e, com sorte, casar suas filhas em famílias em vários cantos do império.

Tradicionalmente, o filho do governante Inca liderava o exército. O filho de Pachacuti, Túpac Inca Yupanqui, começou conquistas ao norte em 1463 e continuou como governante após a morte de Pachacuti em 1471. A conquista mais importante de Túpac Inca foi o Reino de Chimú, o único rival relevante dos incas na costa peruana. O império de Túpac Inca então passou a se estender ao norte até o Equador e a Colômbia dos dias atuais.

O filho de Túpac Inca, Huayna Cápac, acrescentou uma pequena porção de terra ao norte do atual Equador. Em seu auge, o Império Inca incluiu o Peru, oeste e centro-sul da Bolívia, o sudoeste do Equador e grande parte do que hoje é o Chile, ao norte do rio Maule. A historiografia tradicional afirma que o avanço para o sul foi interrompido após a Batalha do Maule, onde encontraram resistência determinada dos mapuches.

O avanço do império na Bacia Amazônica perto do rio Chinchipe foi interrompido pelos shuaras em 1527. O império se estendeu da Argentina até a Colômbia. No entanto, a maior parte da porção sul do império Inca, a porção denominada Qullasuyu, estava localizada no Altiplano.

Os conquistadores espanhóis liderados por Francisco Pizarro e seus irmãos exploraram o sul do que hoje é o Panamá, chegando ao território inca em 1526. Era claro que haviam chegado a uma terra rica com perspectivas de grandes tesouros e, após outra expedição em 1529, Pizarro viajou para a Espanha e recebeu a aprovação real para conquistar a região e ser seu vice-rei. Essa aprovação foi recebida conforme detalhado na seguinte citação: “Em julho de 1529, a Rainha da Espanha assinou uma carta que permitia a Pizarro conquistar os incas. Pizarro foi nomeado governador e capitão de todas as conquistas no Peru, ou Nova Castela, como os espanhóis agora chamavam a terra.”

Quando os conquistadores retornaram ao Peru em 1532, uma guerra de sucessão entre os filhos de Sapa Inca Huayna Capac, Huáscar e Atahualpa, e a agitação entre os territórios recém-conquistados enfraqueceram o império. Talvez mais importante, doenças como a varíola, a gripe, o tifo e o sarampo também se espalharam pela América Central através dos europeus.

As forças lideradas por Pizarro consistiam em 168 homens, um canhão e 27 cavalos. Os conquistadores portavam lanças, arcabuzes, armaduras de aço e espadas longas. Em contraste, os incas usavam armas feitas de madeira, pedra, cobre e bronze, enquanto usavam uma armadura de fibra de alpaca, o que os colocava em desvantagem tecnológica significativa – nenhuma de suas armas poderia perfurar a armadura de aço espanhola. Além disso, devido à ausência de cavalos nas Américas, os incas não desenvolveu táticas para lutar contra a cavalaria. No entanto, os incas ainda eram guerreiros eficazes, sendo capazes de lutar com sucesso contra os mapuches, que mais tarde derrotariam estrategicamente os espanhóis à medida que eles se expandiam mais ao sul.

O primeiro confronto entre incas e espanhóis foi a Batalha de Puná, perto da atual Guayaquil, no Equador, na costa do Pacífico; Pizarro então fundou a cidade de Piura em julho de 1532. Hernando de Soto foi enviado ao interior para explorar o interior e voltou com um convite para conhecer o inca Atahualpa, que havia derrotado seu irmão na guerra civil e repousava em Cajamarca com seu exército de 80 mil soldados, que no momento estavam armados apenas com ferramentas de caça (facas e lassos para caçar lhamas).

Pizarro e alguns de seus homens, principalmente um frade chamado Vincente de Valverde, encontraram-se com o Inca, que trouxera apenas um pequeno séquito. O imperador inca ofereceu-lhes chicha cerimonial em uma taça de ouro, que os espanhóis rejeitaram. O intérprete espanhol, Frei Vicente, leu o “requerimiento” que exigia que ele e seu império aceitassem o governo do rei Carlos I da Espanha e se convertessem ao cristianismo. Atahualpa descartou a mensagem e pediu que eles fossem embora. Depois disso, os espanhóis começaram seu ataque contra os incas, em sua maioria desarmados, e capturaram Atahualpa como refém.

Atahualpa ofereceu aos espanhóis ouro suficiente para encher a sala em que estava preso e o dobro dessa quantidade em prata. Os incas cumpriram este resgate, mas Pizarro os enganou, recusando-se a libertar o imperador. Durante a prisão de Atahualpa, Huáscar foi assassinado em outro lugar. Os espanhóis sustentaram que isso ocorreu por ordem de Atahualpa; isto foi usado como uma das acusações contra Atahualpa quando os espanhóis finalmente o executaram, em agosto de 1533.

Embora a “derrota” frequentemente implique uma perda indesejada na batalha, grande parte da elite inca “na verdade deu as boas-vindas aos invasores espanhóis como libertadores e de boa vontade se acomodou com eles para compartilhar o domínio dos fazendeiros e mineiros andinos”.

Os espanhóis instalaram o irmão de Atahualpa, Manco Capac II, no poder; por algum tempo, Manco cooperou com os espanhóis enquanto eles lutavam para conter a resistência no norte. Enquanto isso, um sócio de Pizarro, Diego de Almagro, tentou reivindicar Cusco. Manco tentou usar essa rivalidade intra-espanhola em seu benefício, recapturando Cusco em 1536, mas os espanhóis retomaram a cidade depois. Manco Inca então recuou para as montanhas de Vilcabamba e estabeleceu o pequeno Estado Neo-Inca, onde ele e seus sucessores governaram por mais 36 anos, às vezes atacando os espanhóis ou incitando revoltas contra eles. Em 1572, a última fortaleza Inca foi conquistada e o último governante, Túpac Amaru, filho de Manco, foi capturado e executado.[27] Isso acabou com a resistência à conquista espanhola sob a autoridade política do Estado Inca.

Após a queda do Império Inca, muitos aspectos da cultura inca foram sistematicamente destruídos, incluindo seu sofisticado sistema de cultivo, conhecido como modelo de agricultura de arquipélago vertical.[28] As autoridades coloniais espanholas usaram o sistema de trabalho inca da mita, um tipo de corveia, para fins coloniais, às vezes brutalmente. Um membro de cada família era forçado a trabalhar nas minas de ouro e prata, a principal das quais era a titânica mina de prata em Potosí. Quando um membro da família morria, o que geralmente acontecia dentro de um ou dois anos, a família era obrigada a enviar um substituto.

Os efeitos da varíola no império foram ainda mais devastadores. Começando na Colômbia, a varíola se espalhou rapidamente antes que os invasores espanhóis chegassem ao império. A propagação provavelmente foi auxiliada pelo eficiente sistema de estradas incas. A varíola foi apenas a primeira epidemia.[29] Outras doenças, incluindo um provável surto de tifo em 1546, gripe e varíola juntas em 1558, varíola novamente em 1589, difteria em 1614 e sarampo em 1618, todas devastaram o povo inca.

O número de pessoas que habitam Tawantinsuyu em seu pico é incerto, com estimativas variando de 4 a 37 milhões. A maioria das estimativas populacionais estão na faixa de 6 a 14 milhões. Apesar de os incas manterem excelentes registros censitários usando seus quipos, o conhecimento de como lê-los foi perdido, pois quase todos caíram em desuso e se desintegraram com o tempo ou foram destruídos pelos espanhóis.

Cusco provavelmente não era organizado como wamani, ou província. Em vez disso, provavelmente era algo semelhante a um distrito federal moderno, como Washington, DC ou a Cidade do México. A cidade ficava no centro dos quatro suyu e servia como centro preeminente da política e da religião. Enquanto Cusco era essencialmente governada pelos Sapa Inca, seus parentes e as linhagens reais panaqa, cada suyu era governado por um Apu, um termo de estima usado para homens de status elevado e para montanhas veneradas. Tanto Cusco como um distrito e quanto os quatro suyu como regiões administrativas eram agrupados nas divisões hanan (superior) e hurin (inferior). Como os incas não tinham registros escritos, é impossível listar exaustivamente o wamani constituinte. No entanto, os registros coloniais nos permitem reconstruir uma lista parcial. Provavelmente havia mais de 86 wamani, com mais de 48 nas terras altas e mais de 38 na costa

O encontro do artefato de cobre de uso atribuído a militares e guerreiros Incas em pena selva amazônica, num seringal do que um dia seria o interior do Acre, na região do Juruá, é uma pista de que, em algum tempo da história, eles desceram a montanha e percorriam a floresta, muito antes da chegada dos portugueses à Amazônia.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas